Realidade virtual no marketing digital: saiba como usar

25/10/2019 às 09:14 Marketing

Realidade virtual no marketing digital: saiba como usar

A realidade virtual é uma tendência que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Com diversas formas de imergir nesse universo, não tem demorado para que as empresas aprendam a usar essa nova tecnologia a seu favor.

E o segmento de marketing com certeza não iria ficar fora dessa tendência. Por isso hoje vamos falar sobre como usar a realidade virtual no marketing digital. Com todas essas dicas, você vai perceber que essa nova tendência tem muito mais a ver com o seu trabalho do que imagina. Confira!

O que é realidade virtual?

Antes de mais nada, é importante definirmos o que cada um desses conceitos quer dizer para entendermos como os dois podem se conversar. Comecemos então com a realidade virtual.

Em resumo, podemos dizer que realidade virtual é o uso de tecnologia para criar um ambiente simulado. A diferença entre essa e os outros tipos de interfaces, é que o usuário está de fato inserido naquele mundo, como nos jogos de videogame com os já famosos óculos de realidade virtual.

Podemos então dizer que, em vez de visualizar uma tela na frente deles, os usuários estão imersos e são capazes de interagir com os mundos 3D.

O objetivo desse tipo de tecnologia é simular o maior número de sentidos possível, como visão, audição, tato e até o olfato muitas vezes. O computador é transformado em um intermediário entre o mundo real e o virtual.

Apesar de ser algo bastante inovador, essa ainda é uma tecnologia cara, o que faz com que tenha algumas limitações muitas vezes.

Já conhece o nosso serviço de Cloud Gerenciado? Os planos do Cloud Privado estão apartir de R$250,00 e os diferenciais são o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso.

O que é marketing digital?

Marketing digital é um termo que você provavelmente já está mais habituado.  Ele pode ser definido como estratégias de marketing que usam a internet para serem efetuadas.

As empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, redes sociaos, e-mail e outros tipos de ferramentas para se conectar com os clientes atuais e também para captar públicos em potencial.

Trata-se de um segmento muito amplo do próprio marketing e que pode ser focado em diversos tipos de estratégia, desde as mais simples que abrangem a internet como um todo até as de nicho, que visam captar um público específico através de canais e ferramentas determinadas para cada ação.

Como usar realidade virtual no marketing digital?

Agora que você já entendeu completamente os conceitos de realidade virtual e de marketing digital, podemos finalmente falar sobre como eles se conversam e como os dois podem ser uma ótima alternativa para negócios. As 5 principais maneiras são:

  • Na criação de buzz
  • Para oferecer uma amostra do seu produto
  • No setor de turismo
  • Para mobiliar a casa
  • No varejo

Vamos falar mais profundamente sobre cada um deles e mostrar como essa tecnologia pode estar revolucionando a forma de se fazer marketing digital.

Na criação de buzz

O buzz marketing visa a propagação de uma ideia ou de uma propaganda através de uma pessoa falando para outra, como um burburinho. Muitas empresas já fizeram isso através dos vídeos virais, por exemplo.

Criar uma experiência de realidade virtual nova, inesperada ou divertida pode resultar em um burburinho significativo para uma marca, se executado corretamente, é claro.

A realidade virtual é um fenômeno relativamente novo para a maioria das pessoas, o que significa que uma experiência bem projetada pode gerar momentos marcantes para elas, o que faz com que isso se espalhe “por conta própria”.

Como as pessoas preferem uma marca que as mantenha felizes e satisfeitas, esse tipo de exposição pode ser benéfico a longo prazo para uma empresa.

Leia também: Vantagens do Cloud Privado

Para oferecer uma amostra do seu produto

Quem é apenas um cliente em potencial sempre gosta de experimentar produtos antes de comprá-los. Essa estratégia de oferecer amostras funciona muito bem como estratégia de vendas e não é de hoje.

Porém, as experiências de compras aumentadas são uma das tendências em ascensão, principalmente no setor de varejo.

Usando a realidade virtual, clientes em potencial podem modelar e experimentar maquiagem, itens de vestuário e uma ampla variedade de produtos relacionados à casa, sem precisar interagir diretamente com eles.

Essa é uma ótima forma de usar realidade virtual no marketing digital exatamente porque você não precisa investir em itens físicos, já que a experiência pode ser feita totalmente por um aplicativo, por exemplo.

No setor de turismo

Muitas pessoas, quando querem tirar férias, têm dúvidas sobre qual destino escolher. Imagine agora uma empresa que oferece uma experiência de realidade virtual para que os clientes possam sentir um pouco o gosto de cada uma das opções?

Pois é, esse seria um grande diferencial para qualquer agência de turismo. E não se iluda, muitas já estão trabalhando duro para fazerem trabalhos desse tipo.

Essa união que usa realidade virtual no marketing digital tem dado certo em diversos setores e exatamente por isso o de turismo sabe que é uma aposta quase certa.

Além do exemplo que demos aqui, existem muitas outras opções de estratégias. Resta a empresa e a agência de marketing estarem devidamente alinhadas para que elas funcionem da melhor forma.

E aí, entendeu quais são as melhores formas de usar a realidade virtual no marketing digital? É sempre muito importante estar por dentro desse tipo de tendência, mas mais importante ainda é saber que essa realidade é transformada a cada dia.

Portanto, a nossa última dica é que você nunca deixe de se atualizar quando o assunto for realidade virtual ou marketing digital. Essas são duas coisas que estão em constante evolução e que, com certeza, ainda trarão muitas inovações para o mercado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: