Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

RAID 0, 1, 5, 6 e 10, quais as diferenças? Qual é o melhor para você?

07/02/2020 às 14:15 Ajuda

RAID 0, 1, 5, 6 e 10, quais as diferenças? Qual é o melhor para você?

O RAID é uma ferramenta essencial para aumentar o nível de segurança e melhorar o desempenho de PCs e servidores. Porém, existem diversos níveis de RAID, como por exemplo, RAID 0, 1, 5, 6 e 10.

Por isso, fizemos este artigo para lhe ajudar a entender as diferenças entre RAID e te ajudar a escolher a melhor opção para você.

O que é RAID?

A sigla RAID significa Redundant Array of Independent Disks, que em português significa, Conjunto Redudante de Discos Independentes. Parece difícil, mas tem uma forma simples de explicar o que é RAID.

Essa ferramenta funciona da seguinte forma: o RAID se baseia na montagem de arranjos, ou seja, quando dois ou mais hard drives ou memórias SSDs trabalham em conjunto para benefício de computadores e servidores.

O objetivo do RAID é unir diversos drives para melhorar o desempenho e reforçar a segurança de servidores. Cada nível de RAID possui suas próprias características, com seus pré-requisitos definidos e foca na resolução de diferentes problemas.

Com a junção de todos os níveis, é possível otimizar o sistema melhorando fatores como o tempo de resposta e o funcionamento de outras aplicações no servidor.

Veja abaixo quais são as diferenças entre os principais tipos de RAID:

RAID 0

A função do RAID 0 é potencializar o desempenho de um servidor, tornando-o mais rápido para armazenar e acessar informações.

Basicamente, essa ferramenta distribui os dados no servidor e grava as informações parte por parte em diversos hard drivers simultaneamente.

Assim, a gravação dos dados utiliza todos os drivers do RAID. O RAID 0 tem como principal vantagem, a maximização de desempenho do servidor.

Por outro lado, dentre os níveis de RAID, este é considerado o menos seguro, mesmo sendo o mais rápido.

Com isso, é preciso torcer para que seu sistema não apresente nenhuma falha. Isso porque, se qualquer um dos drivers tiver problemas, todos os dados armazenados no servidor estarão comprometidos.

Teste 30 dias de Hospedagem.

RAID 1

O RAID é mais econômico no número de drivers, ele utiliza somente dois. A função desse sistema é escrever dados simultaneamente e criar cópias das informações e de aplicativos em tempo real.

As desvantagens do RAID 1 dizem respeito à capacidade de armazenamento do servidor, que fica limitada a 50% do espaço total.

O uso de drivers de diferentes capacidades também pode diminuir ainda mais o nível de armazenamento do sistema.

Em contrapartida, uma das vantagens do RAID 1 é o aumento no nível de segurança dos dados armazenados.

Diferente do RAID 0, mesmo que um dos drivers apresente problemas, os dados são mantidos em segurança pelo outro driver. Isso possibilita a troca do driver sem dificuldades ou mesmo a realização de um backup seguro dos dados.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

RAID 5

O RAID 5 é uma atualização do RAID 0 e do RAID 1. Esse Sistema utiliza, pelo menos, três drivers, criando uma camada para proteger os dados.

Dessa maneira, caso um dos drivers do sistema falhem, os outros continuam funcionando e nenhuma informação é perdida.

Isso acontece por conta da paridade, que consegue fazer a reconstrução de dados sem nenhuma perda.

Ao deixar um espaço para segurança, é preciso lembrar que a capacidade de armazenamento diminui, e o mais aconselhável nesse caso é usar o maior número de drivers possíveis para diminuir o espaço de cada disco.

RAID 6

O RAID 6 tem características semelhantes ao RAID 5, a diferença é que o nível de segurança é maior. Nesse tipo de sistema, até dois drivers podem falhar, sem ocasionar uma perda de dados do sistema.

Porém, o RAID 6 limitará ainda mais o espaço usado para a paridade, utilizando o dobro da capacidade usada no RAID 5, por exemplo.

Da mesma forma como acontece no RAID 5, quanto maior é o número de drivers, menor é o espaço de paridade.

Se temos 10 drivers, por exemplos, dois servem para a redundância e o restante pode ser usado integralmente para armazenamento.

Para conseguir manter um bom desempenho, esse sistema deve utilizar, pelo menos, quatro drivers.

RAID 10

O RAID é uma comunicação de dois grupos de espelhamentos agrupados em uma matriz. Em outras palavras, o sistema cria combinações e utiliza, pelo menos, quatro drivers.

A principal vantagem é que, com isso, o sistema turbina o seu nível de segurança e desempenho.

Além de maximizar a potência do desempenho e da segurança, o RAID 10 não atinge os dados, mesmo se um dos drivers apresentar falhas.

A principal desvantagem desse sistema é que ele utiliza muitos drivers para garantir a segurança de dados, o que acaba elevando bastante o seu custo.

Qual é o melhor RAID para você?

Cada tipo de arranjo atua de maneira diferente, possuindo suas vantagens e desvantagens. Então, para escolher o melhor RAID para você, será preciso saber quais são as principais necessidades do seu servidor.

É preciso pensar ponto a ponto, analisar a capacidade de armazenamento, o desempenho do sistema e o seu nível de segurança para escolher o melhor RAID. O custo do investimento também deve ser considerado.

Geralmente, o RAID 10 é indicado para grandes empresas, enquanto os demais tipos de RAID tem um melhor custo-benefício para o uso pessoal e o uso comercial em pequena escala, sendo indicado para pequenas e médias empresas.

Como vimos no texto, cada RAID tem suas próprias características e são focados em diferentes objetivos. O ideal é que você estude a necessidade da sua empresa para entender qual é o melhor RAID para o seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: