Quero vender online e agora?

16/02/2018 às 10:25 Loja Virtual

Quero vender online e agora?

Desktop, tablet ou celular. Independentemente do dispositivo, basta dar uma boa olhada a sua volta para ver a quantidade de pessoas conectadas na internet. Para se ter uma ideia, mais de 100 milhões de brasileiros já tem acesso a rede. Segundo uma recente pesquisa, mais de 53 milhões de pessoas fizeram compras online em 2017, o que significa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Para você que acabou de inaugurar sua loja virtual, esse artigo vai te dar algumas dicas de como vender online usando as ferramentas certas.

Saiba o que você vai vender

O planejamento é o primeiro passo lógico de toda empresa que quer vender pela internet. Você deve ter em mente quais produtos você vai oferecer e caso sejam de fabricação própria, você precisa de um espaço físico para guardar seu estoque. Se o objetivo for a revenda de produtos, você precisa ter uma relação de possíveis fornecedores com todos os preços, prazos e localidades de cada um. Além disso, o seu preço precisa ser condizente com a realidade do mercado. Para isso, faça uma minuciosa análise da concorrência para ter uma noção de quanto cobrar. Leia também nosso post sobre Passos para montar sua Loja Virtual

Entenda o seu público-alvo

Faça uma avaliação de qual será seu público-alvo e quais empresas serão seus possíveis concorrentes. Você deve decidir se sua loja vai vender somente para sua cidade ou para outros estados também. Não se esqueça de planejar o custo da entrega com o frete e saiba chegar até seus possíveis clientes. A dica aqui é usar as redes sociais para isso. O Facebook, por exemplo, é uma excelente forma de atração para sua loja online, desde que a estratégia de vendas seja bem trabalhada.

Planejamento financeiro  

Outra dica de como vender online. Não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro, projetando seus gastos e receitas. Nada pode ser esquecido como a manutenção do site da loja, a parte de tecnologia, a compra de matéria-prima ou dos produtos para revender, o marketing, etc. Um planejamento financeiro bem pensado é um dos segredos para o sucesso de uma loja virtual. Imprevistos acontecem, sempre! Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa Loja Virtual

Prepare seu estoque

Você precisa esquematizar como irá administrar todo o estoque de sua loja online. Pense como será o fluxo de produção da sua empresa em duas vertentes: você vai produzir uma quantidade inicial e estocá-la ou a produção vai acontecer sob encomenda? Cabe a você descobrir qual forma será mais interessante para eu negócio. Afinal de contas, nenhum empreendedor quer ver seus produtos mofando na prateleira ou deixar o cliente esperando várias semanas para receber os produtos.

Pense nas entregas dos produtos

Depois de tudo pronto para começar a vender online, um detalhe importante não pode ficar de fora. Como será feita a entrega de todos os pedidos realizados para seus clientes? Se você ainda não pensou nisso, as opções mais usadas são: correios ou transportadoras.

A primeira opção é a mais aconselhada para o pequeno e médio empreendedor que vende poucas quantidades por semana ou no mês. Os correios oferecem um serviço exclusivo para lojistas virtuais com valores diferentes para cada destino de entrega. Decida com clareza quais regiões sua empresa é capaz de atender e deixe isso claro para seus clientes.

Disponibilize várias formas de pagamento

Não existe nada mais chato para o cliente ter somente uma opção de pagamento. Todas as pessoas que querem vender online precisam disponibilizar pelo menos três formas de pagamento para seus clientes. As formas mais comuns são: boleto bancário, cartão de crédito com possibilidade de parcelamento sem juros ou depósito em conta bancária.

A forma mais usada por cerca de 75% das pessoas que compram pela internet é através do cartão de crédito, principalmente se a compra for parcelada sem juros. Esse pode ser um atrativo e tanto para seus clientes. Para quem deseja pagar à vista, você ainda pode oferecer um desconto no pagamento via boleto bancário ou depósito em conta. Aprimore mais seus conhecimentos em Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

Tenha um sistema moderno para vender

Da teoria para a prática: onde você vai colocar seus produtos para vender? Suponha que você resolveu criar um blog ou um perfil nas redes sociais para ajudar na divulgação de sua loja. Uma boa dica é publicar uma foto do seu produto e caso o cliente se interesse pela compra, você pode enviar uma solicitação de pagamento diretamente para o e-mail dele. Existem algumas empresas que disponibilizam esse serviço e fazer uma parceria é uma ótima pedida.

Outra opção é a venda direta pelo próprio site de sua loja virtual. Basta instalar o botão de pagamento da empresa parceira contratada em sua página e pronto. Além de vender seus produtos, você pode oferecer diversos serviços por assinatura e receber doações. Se você busca por uma solução mais profissional, você ainda tem a opção de montar um site de sua própria loja virtual. Para isso, você vai precisar de um sistema que permita cadastrar os produtos e automatizar o recebimento dos pedidos.

Crie um blog

Essa é outra forma de vender online. Criar um blog que ofereça conteúdo de qualidade para os internautas também é uma ótima forma de aumentar as vendas. Uma boa dica é postar pequenos vídeos sobre seus produtos, falando sobre suas qualidades e como eles podem ser uteis para os consumidores no dia a dia. Todo conteúdo que agregue valor para o cliente e que sane possíveis dúvidas é sempre bem-vindo no mundo dos negócios online. Vale ressaltar que seu blog deve criar a máxima interatividade com seu cliente, combinado?

Ainda tem dúvidas sobre como vender online? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar e não medimos esforços para atende-lo da melhor forma possível. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: