Quer vender cursos online? Veja 4 dicas para ter sucesso

05/03/2019 às 19:18 Marketing

Quer vender cursos online? Veja 4 dicas para ter sucesso

A venda de cursos online está em alta no momento. Boa parte dos profissionais freelancers já fizeram, pelo menos, um curso online para ganhar mais qualificação.

Muitos sites oferecem suporte para os profissionais uparem seus cursos e com isso, é preciso entender como ganhar a concorrência é adquirir mais alunos.

O crescimento por cursos online se deve bastante ao aumento da oferta, mas também ao aumento da procura.

Com o dia a dia corrido e o pouco tempo para ingressar num curso presencial em instituições, muitas vezes longe de casa, os jovens estão optando por fazer alguns cursos online para comporem seus currículos.

Existem muitas plataformas como a Udemy Udacity, SambaTech, Hotmart, entre outras que possibilitam e auxiliam na criação e divulgação de cursos online. Porém, como muitos desses serviços são marketplaces, a concorrência dentro da própria plataforma já é bastante grande.

Quem trabalha ministrando cursos na área de marketing digital, por exemplo, com certeza, terá vários concorrentes que estejam ofertando cursos sobre os mesmos temas e o mesmo foco.

E é aí que entra o objetivo deste texto: vamos lhe dar dicas de como se destacar e atrair mais alunos para que ao olhar no site, eles escolham comprar o seu curso. Confira nossas dicas abaixo:

Enumere as vantagens que podem ser obtidas com a realização do curso

Os alunos escolhem os cursos não só pela qualidade e pelo preço, eles escolhem por conta das vantagens que o curso pode lhes trazer.

Por isso, é essencial criar descrições e títulos de aulas que deem uma noção do que o aluno poderá aprender a fazer, caso escolha realizar o curso.

E claro, para reforçar as vantagens, busque ir a fundo. Faça uma lista do que o aluno poderá fazer após o curso e como esse conhecimento adquirido pode lhe garantir benefícios, como por exemplo, maior chance de obter trabalhos, economia de tempo com o domínio de softwares, etc.

Além disso, enfatize que continuar sempre aprendendo é uma missão para qualquer profissional do mercado atualmente, independente da área.

Tente sempre relacionar as vantagens dos seus cursos com as principais tendências do mercado, mostrando que seus alunos podem não só ganhar conhecimento, mas se preparar para o mercado do futuro.

Essa é uma dica essencial tanto para quem está começando no mercado quanto para quem já conseguiu os primeiros alunos.

Destaque suas próprias habilidades

Outro fator que fará o aluno escolher o seu curso em detrimento de outros é o conhecimento do professor.

Quanto maior for o seu reconhecimento no mercado, maiores são as chances dos alunos se interessarem em fazer o seu curso.

A dica aqui é para que você comece um blog próprio e crie conteúdo para as áreas dos seus cursos. Você pode fazer vários blogs posts sobre os assuntos que domina, dando dicas, fazendo pequenos tutoriais, etc.

Isso mostrará para os alunos que você domina os temas e que você tem didática para passar o seu conhecimento para eles.

Também é uma boa que você crie alguns materiais ricos. Aposte em ebooks, cursos gratuitos com alguns vídeos no Youtube, webinars, para que você possa ir a fundo em alguns temas e consiga aumentar o seu reconhecimento no mercado.

E por fim, explore isto, busque fazer campanhas de e-mail marketing, de mídia paga, seja ativo nas redes sociais e sempre tenha boas fotos de destaque e uma boa descrição nas plataformas onde você vende os seus cursos.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Utilize provas sociais para conquistar mais alunos

Essa é uma dica de ouro para quem já conseguiu formar os primeiros alunos. As pessoas são influenciadas por outras pessoas, não é à toa que o “boca a boca” funciona tanto.

Bom, isso acontece também na internet. Quanto mais recomendações o seu curso tiver, melhor ele será visto por usuários que acessam as plataformas de cursos.

A dica principal aqui é pedir depoimentos de ex-alunos, de preferência gravado em vídeo, falando sobre o que acharam do curso, e principalmente, o que conseguirem após termina-lo.

Tente buscar usuários que através do seu curso tenham se estabelecido num trabalho ou aberto seu próprio negócio, após botarem os conhecimentos do seu curso em prática.

Outra dica que podemos lhe dar e deixar visível nas plataformas, o número de alunos que já fizeram o seu curso.

Isso também pode ser um motivador para que outras pessoas escolham realizar o seu curso.

Desperte um senso de urgência

Muitas pessoas podem até ter interesse em fazer o seu curso, mas acabam não fechando simplesmente por que para elas parece que o “seu curso estará sempre disponível”, ou seja, ela pode fazer a qualquer hora.

Esse é um “fenômeno” que acontece, de forma semelhante, nas lojas virtuais quando o cliente deixa as coisas no carrinho e sai da página.

E para evitar que isso aconteça com você, é preciso que você não só crie um destaque em cima do seu curso, mas também desperte um senso de urgência no usuário.

É importante então alimentar algumas expectativas nos seus potenciais alunos. Uma dica é garantir o desconto irresistível no seu curso até a data X ou oferecer o desconto para os 5 primeiros que fecharem.

Você também pode ofertar por tempo limitado, condições de pagamento mais facilitadas.

Outro meio de despertar um senso de urgência no usuário é demonstrar que o seu curso não está sempre disponível.

E para fazer isso, será preciso mostrar que ele tem a chance de fazer o seu curso até a data X, e caso ele não feche, ele terá que aguardar X meses até que você abra uma nova edição do curso.

Essas são algumas maneiras de gerar um senso de urgência que podem garantir que mais pessoas parem de procrastinar e realizem o seu curso.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: