Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quer lançar um novo site? Saiba o que você deve considerar

27/10/2019 às 20:41 Marketing

Quer lançar um novo site? Saiba o que você deve considerar

Criar um site é uma tarefa simples, mas que para dar certo depende de alguns fatores. Está pensando em lançar o site do seu negócio ou criar um portal de notícias? Então, fique ligado nos fatores que você precisa considerar para colocar um site no ar e ter sucesso.

Hoje, existem muitas alternativas para criar um site, são várias as empresas para registro de domínio, hospedagem, construção de site, etc.

Por isso, dentre tantas opções é preciso estar ligado no que você realmente precisa para lançar o seu site na web.

Separamos o lançamento de um site em quatro partes, e em cada uma delas, explicamos os fatores e damos dicas para facilitar todo o processo, desde a concepção da ideia ao lançamento do site. Confira abaixo:

Qual é o objetivo do seu site?

Nesse artigo, vamos deixar de lado o e-commerce, vamos focar na criação de sites institucionais, portais de notícias e blogs, ok? Todos as outras partes dependem desta para lançar um site na internet.

É preciso responder essa pergunta para escolher as melhores opções de domínio, hospedagem, construtor de site, etc.

Então, pense: Qual é o objetivo do seu site? Vamos listar alguns objetivos comuns para sites abaixo, para lhe ajudar a responder essa pergunta:

  • Site institucional – Para compilar e apresentar ao público as informações básicas da sua empresa na internet.
  • Blog/Portal de Notícias – Criar um blog ou um portal de notícias para alimentar com conteúdo sobre determinado assunto.
  • Site educativo – Focado em distribuir conteúdos educativos como materiais ricos e cursos para educar o seu mercado.
  • Portal informativo – Além de informações básicas da sua empresa, o site também contará com um blog para divulgar as novidades do seu negócio para o público.

E aí, conseguiu se decidir? Definir o objetivo do seu site é importantíssimo para, posteriormente, contratar os recursos certos e montar uma estratégia de marketing digital efetiva para o seu negócio.

Depois de definir o objetivo principal do seu site, você deve montar o esqueleto da sua página.

Divida o seu site em páginas e determine o que cada uma precisa ter para corresponder as necessidades do seu projeto.

Esse passo é importantíssimo para definir recursos na hora da criação do seu site.

Ele precisará de galerias, terá animações, muitas imagens? É preciso responder a isso tudo e dar início ao planejamento do seu site.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Registrar o domínio

Para muitos, registrar o domínio é a primeira coisa que se deve fazer para lançar um site. E sim, eu sei, que às vezes se demoramos muito, acabamos perdendo a chance de registrar o nosso site com o domínio tão sonhado, mas calma, vou explicar o nosso ponto de vista.

É lógico que demorar para registrar o domínio é um erro. Se você deixar para registrar o domínio depois de ter o site pronto, por exemplo, pode acontecer o que falamos acima. Estamos colocando aqui o registro de domínio como o segundo passo para o lançamento de um site.

Logo, você pode cria-lo depois de definir os objetivos da sua página. E com o objetivo e o esqueleto do site definido, você terá muito mais facilidade para registrar um domínio para a sua página.

Se alguém ainda não sabe, o domínio é URL do seu site, ou seja, o endereço eletrônico pelo qual as pessoas podem achar o seu site na web. Além de definir o nome, outro ponto importante do registro de domínio é escolher a categoria do domínio.

As mais comuns são a terminação .com ou .com.br (versão brasileira). Agora, dependendo do objetivo do seu site, existem outras categorias que podem representa-lo melhor, como por exemplo, .blog.br/ .edu/ .net, entre outros.

No caso do domínio escolhido já tiver sido registrado, você deve optar por uma versão alternativa ou entrar em contato com o proprietário do domínio para tentar uma compra.

Baixe já o ebook Tudo sobre SEO para WordPress.

Hospedagem

A hospedagem é como se fosse a “casa” do seu site na internet. É no servidor de hospedagem que ficarão armazenados todos os arquivos da sua página.

Existem diversos de hospedagem, como mostraremos abaixo, e para escolher um deles é preciso considerar o objetivo do seu site. Confira:

  • Hospedagem compartilhada: esse tipo de hospedagem indicada para sites de médio e pequeno porte, que não possuem tantos arquivos e não tem um grande volume de tráfego. Como o nome já explicita, a hospedagem compartilhada é constituída por um servidor que é dividido em várias partes, onde cada site usa certa parte dos recursos.
  • Hospedagem Cloud: nesse caso, o servidor hospeda os arquivos do seu site na nuvem, isso traz mais segurança e escalabilidade, permitindo que você só pague pelos recursos que consumiu.
  • Hospedagem dedicada: esse tipo de hospedagem é recomendado para sites com muito tráfego e grande quantidade de arquivos. O servidor é dedicado, ou seja, todos os seus recursos estão operando apenas no seu site.
  • Hospedagem WordPress: esse tipo de hospedagem é indicado para empreendedores que buscam gerenciar o seu site pelo WordPress, principal CMS do mercado.

Construtor de Sites

Além de poder contar com um desenvolvedor web para criar o seu site, atualmente você pode diversas ferramentas na web para criar um site profissional em poucos minutos, sem necessitar ter conhecimento em programação.

Existem dois tipos principais de construtores de site do mercado, veja abaixo:

  • CMS (plataformas de gerenciamento de conteúdo): Os CMSs são plataformas intuitivas para criar um site. O CMS mais famoso do mercado é o WordPress. Nele, é possível criar um site através de templates prontos editáveis. Além disso, você pode utilizar vários plugins para adicionar mais recursos a sua página.
  • Criador de Sites: a maioria das empresas de registro de domínio já possuem seus próprios criadores de sites. Essas ferramentas também a criação de um site profissional em poucos minutos. A diferença é que, geralmente, as opções de personalização são poucas em relação aos CMSs.

E aí, já decidiu como e quando vai lançar o seu site na internet? Não perca mais tempo e vá rumo ao sucesso!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: