Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Quanto custa pra criar um site?

Quanto custa pra criar um site?

25/08/2017 às 12:17Hospedagem de Sites

Ao pensar em abrir um negócio na internet, a primeira pergunta que vem na mente do empreendedor é “quanto custa criar um site?”. É uma pergunta comum e que possui várias respostas. São vários elementos que deverão ser levados em consideração, como o objetivo do site, o design, recursos oferecidos ao cliente, entre outros. Ao fazer um orçamento, o empresário encontrará diferentes orçamentos, de empresas e profissionais de diferentes capacidades profissionais. Os valores, na verdade, podem variar de R$ 200,00 a R$ 10.000,00!

Para saber quanto custa pra criar um site, é importante saber alguns pontos cruciais para saber se o preço está sendo cobrado justamente. Veja as nossas a seguir para saber mais:

Desenvolvimento do site

Grande parte das empresas que atuam no mercado digital investiram em outras empresas, como agências de Marketing Digital, para construírem seus web sites. Enquanto outras empresas, apostam em profissionais liberais ou até mesmo pessoas que não atuam no ramo de desenvolvimento para criarem seus sites. Sites desenvolvidos por empresas especializadas costumam serem mais caros, pois os custos estarão relacionados ao design profissional, plataforma utilizada, recursos disponibilizados, painel de administração, suporte e garantia. Enquanto um “sobrinho” poderá desenvolver uma solução bem precária e, embora seja mais barato em um primeiro momento, poderá sair mais caro no futuro.

Nesse panorama, o custo pode variar bastante. Alguns elementos que vão determinar o preço de um site a partir de seu desenvolvimento:

- Recursos oferecidos

O site será responsivo, funcionamento perfeitamente tanto em desktops quanto em dispositivos móveis?

Ele possuirá um painel de administração onde será possível publicar conteúdo e realizar as edições com qualidade?

O design será desenvolvido do zero ou será utilizado temas gratuitos e/ou pagos disponibilizados por sites?

A empresa ou o profissional oferece alguma garantia?

Se a maioria das respostas foi sim, certamente o investimento na criação do web site da sua empresa custará mais. Porém, terá recursos e garantia, o que será essencial para o seu bom funcionamento. Contudo, é importante frisar que não basta um site possuir dezenas de recursos e demorar para carregar. O site de sua empresa deverá ser desenvolvido tendo em vista as boas práticas de SEO para obter bons resultados nos resultados de buscas. Obter um bom posicionamento no Google será essencial para uma empresa vender mais, principalmente se ela possuir uma loja virtual.

Site, blog, loja virtual

Outro elemento que vai influenciar no desenvolvimento do site de um site será as funcionalidades apresentadas. Um site institucional, por exemplo, que fala apenas da empresa, seus serviços e produtos oferecidos, sua história etc, custará mais barato do que uma loja virtual, por exemplo.

Veja também nosso post de Passo a Passo para criar um blog

Isso porque um comércio eletrônico possui muito mais funções e recursos a serem oferecidos. Alguns dos elementos normalmente encontrados em uma loja virtual:

- Um painel onde é possível cadastrar e modificar todos os itens presentes na vitrine, como preços, nomes, imagens etc;

- Integração com meios de pagamento conhecidos no mercado, facilitando a experiência de compra do usuário, oferecendo-lhe mais opções de parcelamento;

- Ferramentas exclusivas para divulgar a loja em canais como o Google Adwords e Face Ads, aumentando as vendas.

Se a plataforma for desenvolvida do zero, sairá mais cara, porém com a vantagem de possuir recursos personalizados. Nesse momento, o empresário deverá avaliar decidir de as plataformas disponíveis no mercado atingem as necessidades de sua empresa ou se será necessário desenvolver uma do zero.

A decisão para essa questão contribuirá para o valor do seu site.

Um blog costuma ser mais barato e pode ser criado gratuitamente, caso o empresário possuir algum conhecimento em Wordpress, por exemplo. Mas um blog, hoje, é muito utilizado para compor estratégias de Marketing de Conteúdo, visando gerar leads e, assim, mais vendas para sua empresa. Por isso é importante que a uma empresa especializada realize a criação do blog para sua empresa em cima de uma estratégia de Inbound Markerting.

Quanto mais qualidade, mais caro será

Por último, um tópico muito importante e que deve ser levado em consideração é a qualidade do trabalho entregue. Empresas que possuem casos de sucesso costumam cobrar mais caro por seus trabalhos, por possuir um valor maior atrelado ao produto oferecido.

Sites desenvolvidos por especializadas serão otimizados para os mecanismos de buscas e poderão gerar mais resultados para a sua estratégia. Por exemplo, um site que possui um carregamento rápido, seja otimizado para SEO, seja responsivo e possui uma estratégia de marketing de conteúdo alinhado aos objetivos da empresa certamente custará mais do que comprar um site “pronto” com apenas 6 páginas. Muitas empresas oferecem soluções completas, como gerenciamento das redes sociais, criação de conteúdo de valor para o público-alvo que se deseja atingir e um atendimento personalizado para oferecer o suporte necessário para que o administrador possa gerenciar só recursos do web site.

Como saber o valor exato para criar um site

No final de tudo, todos esses elementos citados no artigo deverão ser levados em consideração. Para saber se o valor que está sendo cobrado é justo, a dica é realizar um orçamento em diferentes empresas para verificar qual será o valor mais em conta para a sua empresa. Mas, para isso, é importante que você saiba exatamente como será o site de sua empresa. Possuirá um blog, uma loja virtual? Redes sociais? Onde é a hospedagem de site? Por quanto tempo? Você deseja um design profissional? Ele será otimizado para os mecanismos de busca?

É importante responder essas questões e estar com as respostas anotadas no momento de realizar o orçamento nas empresas. Pois essas questões serão essenciais para definir o valor justo e, assim, você saberá quanto custa para criar um site com todas os recursos que sua empresa precisa.

Conclusão

Uma empresa que não possui uma presença digital forte, nos dias de hoje, está perdendo muitas oportunidades de negócio. Atualmente, um em cada cinco brasileiros possui acesso à internet. E se sua empresa não possui um web site, certamente está deixando de ganhar dinheiro.

Lembre-se que é importante contar com uma estratégia e que o site é apenas mais um canal de venda para a sua empresa.

Depois de ver quanto custa para criar um site, chegou o momento de procurar uma empresa e/ou profissional para fazer um orçamento.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos te ajudar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: