Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quando e porque realizar testes de velocidade nos seus sites PHP?

24/10/2017 às 11:58 Ajuda

Quando e porque realizar testes de velocidade nos seus sites PHP?

Todo programador iniciante ou já experiente sabe como é difícil manter sempre a todo vapor as suas aplicações, sites mais básicos, blogs WordPress, aplicações mais complexas, o que realmente importa é manter sempre alta performance e a segurança dos seus arquivos.

Hoje contamos com várias ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa, mas saber a hora certa de realizar as manutenções é sempre o ponto mais importante na hora de gerenciar bem o seu tempo sem comprometer seus cronogramas.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como definir as prioridades de testes no seu projeto e qual o critério para definir esse tempo, além de explicar alguns dos motivos que fazem dessa tarefa algo importante se você quer manter o cliente sempre satisfeito e falando bem do seu serviço para os outros, essa é sempre a melhor maneira de conseguir novos clientes para seus planos de Hospedagem de Site.

O projeto é simples ou complexo?

Após essa resposta você já tem uma ideia de como realizar as manutenções, as tecnologias voltadas ao desenvolvimento web estão sempre em constante desenvolvimento, os navegadores estão a cada dia implementando novas verificações e cuidando da segurança dos usuários.

Para estar sempre a frente dos concorrentes e agradar os visitantes dos sites que você desenvolve é sempre bom estar em dia com alguns detalhes, alguns deles são fundamentais para manter as visitas conectadas e atrair sempre novos cliques.

Sites mais básicos tendem a ter poucos recursos consumindo processamento ou memória, planos de hospedagem mais básicos conseguem atender bem essa demanda, mas ainda sim precisam ser de qualidade, nesses casos, você pode a cada 2 ou 3 meses seguir uma lista de verificações.

Testes de Velocidade?

Sim, faça testes de velocidade no como no Pingdom, GTMetrix e WebPageTest com isso você consegue analisar o tempo de resposta do seu site e se ele está rápido o suficiente para agradar os visitantes e ferramentas de busca.

Se não existe nenhuma conexão com banco de dados as coisas ficam mais fáceis, caso contrário, é sempre bom criar uma rotina mensal para esses procedimentos.

Além dos testes de velocidade, é sempre bom checar se o seu banco de dados ainda está tão rápido quanto no início do projeto, realize testes de performance, faça os benchmarks nativos do MySQL,  se os resultados são satisfatórios e realize limpezas de informações que já não são mais úteis, isso ajuda na hora de realizar consultas e entregar resultados em menos tempo.

E sobre o WordPress?

Sistemas de blog como o WordPress tendem a ter uma rotina de testes um pouco maior, você tem templates, plugins, base de dados, então é sempre bom realizar tudo isso mensalmente, ou talvez em intervalos um pouco maiores se for um blog de pouco movimento.

O importante é saber priorizar seus clientes de acordo com o tipo de site, quantidade de visitas, plataforma, quando você mantém tudo isso em ordem, com toda certeza será um ponto decisivo na hora de persuadir o cliente com novos serviços ou melhorias, além de garantir estar na Melhor hospedagem de site, ele não vai querer sair de onde tem qualidade e segurança para tentar a sorte em outro desenvolvedor.

Porque se preocupar com tudo isso?

Se você tem clientes que dependem do pleno funcionamento do seu site para poder vender ou captar clientes, sabe o quanto isso acaba influenciando no quanto ele vai exigir de você na qualidade do serviço prestado, seja pelo desenvolvimento de templates, configurações, e ajustes como falamos acima, como velocidade e otimizações para as buscas.

Então se isso tudo acaba sendo um diferencial entre você e um concorrente, está mais do que claro o porquê você precisa seguir uma boa rotina de verificações sempre que possível.

O valor agregado ao serviço será muito maior aos olhos de um cliente satisfeito, criando um vínculo de fidelidade que deixará o seu trabalho mais fácil e até mesmo em caso de problemas, isso torna o cliente mais compreensivo, na hora do aperto existe sempre os que dizem que vão mudar de profissional, mas quando você cria esse clima de confiança acaba tendo uma vantagem na hora desses contratempos.

Um segundo ponto é que quanto mais você se previne menos chances de problemas você tem, blogs WordPress tendem a ser alvo de invasões, ataques de pessoas mal intencionadas.

Se a sua rotina de verificações não inclui a segurança, as chances de ter uma instalação com futuros problemas é muito grande, e com isso os seus problemas com o cliente também são maiores, então vale a pena estar sempre em dia com o seu checklist e ter a certeza de que está no caminho certo.

Conclusão

Para manter a ordem nos seus negócios e com seus clientes, vale a pena seguir um cronograma de testes, você dedica parte do seu tempo para verificar se tudo está funcionando como deveria e não corre o risco de ter problemas graves ou perder clientes, é uma troca justa, não acha?

Quando você trabalha como freelancer, conquistar clientes é uma tarefa difícil e que precisa de muita dedicação para dar bons resultados, realizar tarefas que ajudam a manter essa roda girando é essencial para que você aumente o ticket médio dos seus projetos e manter uma carteira de clientes sempre ativa.

E com a satisfação desses clientes, o marketing boca a boca acaba funcionando como o seu carro chefe na hora de captar mais projetos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: