Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual o melhor momento para abrir uma loja online? Entenda!

23/02/2018 às 16:20 Loja Virtual

Qual o melhor momento para abrir uma loja online? Entenda!

Diante de um cenário econômico nada animador desde 2015 no Brasil, em que diversas empresas literalmente faliram, sempre existe um lado positivo, principalmente para quem é um empreendedor. Pode até parecer contraditório, mas o melhor momento para abrir um negócio online é na crise. Várias empresas bem sucedidas foram inauguradas durante os períodos de recessão econômica e ainda permanecem firme e forte no mercado. Se você quer saber porque a crise é o melhor momento para abrir sua loja virtual, leia todo esse artigo e conheça os motivos.

Maior possibilidade de aceitação do mercado

Durante períodos de crise econômica modelos inovadores de empresa que atendem novas demandas e necessidades das pessoas tem uma enorme chance de assumir uma boa fatia do mercado de empresas consideradas ultrapassadas e ineficientes. Um ótimo exemplo disso é a entrada do Uber em 2015 e como ela afetou toda a estrutura já bastante enferrujada dos taxistas que dominavam o setor de transporte particular de passageiros por anos, sem concorrência. Por isso que abrir uma empresa em épocas de crise é uma ótima estratégia para se conquistar o mercado.

Empresas criadas na crise tendem a ser mais eficientes

Em períodos de crise financeira tudo é um pouco mais difícil, as pessoas envolvidas no processo de gestão da empresa devem ter em mente que toda a eficiência e empenho devem ser empregados nesse momento. Elas aprendem a ser extremamente eficientes nas ações de marketing para que possam oferecer um produto ou serviço de qualidade, a um preço acessível e que agreguem valor na vida do cliente.

Não é uma tarefa fácil, pois depende de vários outros para se chegar as vias de fato, além de requerer muito trabalho e esforço. Para isso, você deve contar com toda a tecnologia disponível para conseguir detectar qual é o seu público-alvo específico que está carente daquilo que ainda não existe no mercado ou que está em falta. Depois disso, é só focar nele e oferecer produtos e serviços de excelência. Leia também nosso post sobre Quanto custa montar uma loja virtual?

Facilidade de contratações

Outro bom motivo para abrir sua loja online nessa época. Durante as crises, a disponibilidade de talentos aumenta e muito no mercado. Com várias empresas demitindo profissionais para equilibrar o orçamento, você tem inúmeras opções de escolha para contratar. Nesse caso, a oferta é sempre maior que a demanda, o que pode ser sua grande chance de contratar um profissional experiente e capacitado para fazer parte de sua empresa. O momento de crise é sempre bom para se contratar pessoas, pois o empreendedor tem várias opções perante tanta gente à procura de um emprego.

Custo e despesas tendem a ser menores

Nesse período de crise econômica, o volume de vendas geralmente diminui. É bastante comum ter excesso de oferta por algum tempo e isso coloca pressão para os preços diminuírem. Aumentar o estoque, comprar móveis e até recrutar talentos fica muito mais barato. No varejo, aumenta-se a disponibilidade de pontos para aluguel.

Aquele ponto que fica em um local estratégico e de bastante movimento pode estar disponível para sua loja. Esse é o lado positivo do período de crise econômica: muita coisa fica bem mais em conta e você tem inúmeras opções de compra e possibilidades de negociação. Dessa forma, montar e gerenciar um negócio online fica bem mais barato nessa hora. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Loja Virtual

Fazer financiamentos

Dependendo de como a crise financeira está afetando o mercado e as pessoas, pode até haver uma estagnação da economia com o aumento de juros, que é um dos piores cenários imagináveis. Para que haja um equilíbrio do nível da atividade econômica, o Banco Central normalmente reduz a taxa de juros como ferramenta da estímulo. Se você precisar de fazer um financiamento, essa hora pode ser a mais adequada, pois os juros estão menores.

Vale sempre ressaltar que, durante períodos de crises, alguns investidores procuram outras formas de investimento que não sejam a bolsa de valores para manter a rentabilidade do seu dinheiro. Se a sua ideia for convincente, pode ser bem mais fácil encontrar sócios que tenham um alto valor para agregar na sua empresa. Dependendo de como anda o cenário econômico, as vantagens de se abrir um negócio online pode ser bem maior do que as desvantagens. Aprimore mais seus conhecimentos e leia nosso post sobre Passos para montar sua Loja Virtual

Oferecer os produtos por um preço mais em conta

Outro bom motivo para abrir sua loja online nessa época. Como a maioria das pessoas está naquele momento de cortar gastos, você pode oferecer seus produtos ou serviços por um preço menor do que a concorrência. Como sua empresa acabou de ser inaugurada, esse é um ótimo momento para fazer promoções de lançamentos ou dar descontos amigáveis para conquistar o cliente.

Mesmo que seu lucro inicial seja um pouco menor, ainda assim valerá a pena. Como você comprou os produtos a um preço mais em conta por causa do excesso de oferta, nada mais inteligente do que vende-los um pouco mais barato para o consumidor final. Lembre-se de que o preço nessa época é a principal condição para que o cliente bata o martelo com sua loja. Em épocas de crise como a que o Brasil está passando, onde a economia está se restabelecendo a passos lentos, toda empresa que tiver um diferencial, por menor que seja, conquista o cliente. Agora é só escolher uma eficaz estratégia de marketing e boas vendas com sua nova loja online.

Ainda tem dúvidas sobre qual o melhor momento para abrir uma loja online?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para atender bem todos os nossos clientes. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: