Qual é o melhor momento para lançar novos produtos? Confira!

10/11/2018 às 18:34 Loja Virtual

Qual é o melhor momento para lançar novos produtos? Confira!

Lançar um produto novo gera uma expectativa muito grande nos empreendedores.

Por mais pesquisa e testes que sejam feitos, a dúvida prevalece: será que o produto será ou não bem recebido pelos clientes.

E um dos motivos que fazem muitas vezes com que um bom produto acabe fracassando nas vendas é a falta de planejamento que resulta na escolha de um péssimo momento para lançamento, o que pode derrubar qualquer estratégia.

É preciso montar um planejamento estratégia, realizar estudos, se aprofundar no conhecimento de seu mercado.

E para isso é preciso se atentar a alguns fatores primordiais que podem lhe ajudar não só a achar o melhor momento para lançar seus produtos como também garantir que sua marca mantenha uma boa reputação no mercado.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

É importante frisar que mesmo que o seu negócio seja de um nicho específico, cada produto é um produto.

Mesmo que sejam da mesma linha, sempre vão existir pontos que podem ser cruciais para virar um sucesso ou um fracasso de vendas.

Nesse texto, vamos lhe explicar como avaliar e decidir o melhor momento para lançar seus produtos.

Cada uma das dicas abaixo irá lhe ajudar a facilitar a sua tomada de decisão.

Liste as principais características do seu novo produto

O primeiro passo para garantir o sucesso de um produto e saber a hora certa de lança-lo é conhecer profundamente o que você irá vender.

Cada produto tem características próprias que os diferenciam dos demais e é nisso que temos que focar. Entre uma destas características podemos citar, por exemplo, a sazonalidade do produto.

E quanto falamos em sazonalidade podemos identificar em certos produtos um período que tende a atrair mais vendas.

Se o seu produto tem uma loja virtual de roupas e prepara uma nova coleção inspirada no empoderamento feminino, por exemplo, você pode ter uma chance maior de vender entre março e junho, quando existem três datas importantes relacionadas.

Essas datas são o Dia Internacional das Mulheres em 8 de Março, o Dia das Mães no segundo domingo de maio e o Dia dos Namorados em 12 de junho.

Portanto, uma coleção nova de roupas que focam no tempo empoderamento feminino tendem a vender mais no período destas datas, aproveitando os picos de venda e a promoção sobre o tema.

Outra característica de muitos produtos é o tempo de validade deles. Um produto tem um tempo de vida e é preciso saber qual é o tempo do seu.

Seu novo produto cairá em desuso em quanto tempo? Será que vale a pena investir no produto num curto, médio e longo prazo?

Neste ponto, veja se vale a pena lançar um produto que tenha um tempo médio de vida de 1,2 anos em uma data que não desperte a utilidade do mesmo.

Por exemplo, no fim de ano, por conta do 13° salário, muitos consumidores aproveitam e compram eletrodomésticos, eletrônicos e móveis para suas casas.

Isso pode fazer com que você crie um senso de urgência sobre os produtos pelo baixo preço, fazendo com que os consumidores deixem de lado outros pontos importantes como a durabilidade e a resistência do produto.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site.

Conheça a fundo o mercado que você atua

É preciso conhecer o mercado onde você está inserido.

Não só, vendo o que seus concorrentes estão vendendo atualmente, mas utilizando dados mais antigos tanto de outras empresas como de clientes do segmento.

A ideia é que você consiga entender se existe um público específico amplo para o produto, quem são os potenciais clientes, qual é a fonte de renda do público, estudar se o momento econômico favorece a venda de seu produto, entender o comportamento e os motivos que podem levar o cliente a comprarem seu novo produto.

Ficar atento as tendências de mercado, conferindo e aproveitando de oportunidades tecnológicas e econômicas podem ajudar na descoberta do momento ideal para o lançamento de novos produtos.

Quais são os diferenciais competitivos do seu novo produto?

Após conhecer e entender melhor as características de seu produto e do seu mercado, é hora de listar quais são os diferenciais competitivos que o lançamento de um produto pode gerar para sua empresa.

É necessário pensar o que pode destacar o seu produto dos demais concorrentes.

Analise e ache diferenciais como preço mais acessível, possibilidade de frete grátis, recursos que outros produtos semelhantes não possuam, qualidade do produto, entre outros.

Faça uma estratégia de contenção financeira

O ponto crucial para o lançamento de um produto são as condições financeiras de sua empresa no momento.

A ideia é que você consiga se planejar para controlar gastos e se prevenir contra um número baixo de vendas, para evitar grandes prejuízos para sua empresa.

E um dos pontos dessa estratégia devem ser o de escolher o melhor momento do mercado, da economia e para sua empresa lançar o novo produto.

Leve em conta todos o custo para promoção do produto e veja quando sua empresa estará preparada para lançar o produto com todas as condições possíveis.

Isso irá ajudar a sua empresa a se resguardar contra tendências desfavoráveis e a forte concorrência de mercado.

A intenção de montar uma estratégia de contenção financeira pode ser essencial para manter o controle das finanças e aumentar as chances de sucesso no lançamento de seu novo produto.

Tomar todo esse cuidado pode ser o ponto chave para que sua empresa não seja surpreendida negativamente, aumentando as chances do sucesso de lançamento de um novo produto ou de uma nova coleção, etc.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: