Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Qual é a importancia do Funil de vendas para sua Loja Virtual?

Qual é a importancia do Funil de vendas para sua Loja Virtual?

05/11/2017 às 15:15Loja VirtualAjuda

O conceito do funil de vendas está presente em toda a estratégia de marketing digital. Esse processo elabora como o cliente transita pela sua empresa, desde o início até a compra de um produto ou serviço.

O funil de vendas é um conjunto de etapas que o consumidor percorre até comprar um produto. O processo consiste em conduzir o cliente para a compra, convertendo mais leads. A jornada do consumidor vai desde a primeira interação com sua empresa até a compra e fidelização do novo cliente.

Em todo plano de marketing digital, diversas são ações são desenvolvidas e aplicações para cada uma das três etapas do funil. A ideia de funil vem justamente do afunilamento. Não é possível tornar todos os que conhecem sua empresa ou tem algum contato com ela, seus clientes. Daí a intenção é filtrar entre todas as interações garantindo uma maior captação maior de clientes.

Cada empresa ao investir em marketing constrói seu próprio funil de vendas, observando suas próprias necessidades, determinando ações específicas para o negócio. Numa loja virtual é muito importante, trabalhar o processo do funil de vendas para conseguir vender mais e monitorar as taxas de conversão, conquistando novos clientes.

O funil de vendas considera três etapas muito importantes para o crescimento de uma empresa, são elas:

Primeira interação

Nessa etapa, também identificada como topo de funil, o cliente ainda não tem certeza do que quer comprar ou do que realmente precisa. Por isso, é importante despertar o interesse dos potenciais clientes na compra de seus produtos, destacando informações de serviços e produtos, lhes mostrando o por que precisam de tal produto, vislumbrando futuras oportunidades de venda.

De início, o objetivo é tentar fisgar esse cliente com um bom conteúdo sobre seu ramo de atuação. Na primeira interação, os clientes estão conhecendo sua empresa e precisam entender seu funcionamento e ter confiança e segurança em sua empresa. A credibilidade ganha nessa fase permite aos clientes ter certeza na hora de comprar um de seus produtos.

Confira também o que é preciso antes de abrir uma loja virtual.

Identificando necessidades

Na segunda etapa, conhecida como meio do funil, é hora de converter esse lead para que ele compre seus produtos no futuro. Nessa fase, o cliente em potencial já tem uma noção do que precisa e está estudando as oportunidades de produtos ou serviços para compra.

É preciso dar ao lead o que ele precisa, fazendo com que seus produtos sejam essenciais para as necessidades do cliente, fazendo-o comprar o que sua empresa vende. O potencial cliente está considerando as vantagens e desvantagens que uma compra pode lhe trazer, então este é o momento convencer o lead de que seus produtos e serviços são os melhores do mercado.

Convencendo a compra

Nesta terceira etapa, conhecida como fundo funil, o cliente está prestes a comprar um produto. É preciso criar argumentos sustentáveis para mostrar aos potenciais clientes de que eles precisam dos seus produtos e devem comprá-los.

É nessa fase que ele realmente define comprar o produto da sua loja ou de uma concorrente. É possível atrair o cliente para a compra em sua loja, divulgando produtos, passando informações necessárias e criando um conteúdo rico e com preço competitivo para conquistar mais clientes.

Quais as vantagens do funil de vendas?

Esse processo facilita a conquista de novos clientes. Os lojistas conseguem se organizar melhor para fazer ações que sejam mais eficientes para converter mais leads. O funil de vendas é bastante importante para conhecer potenciais clientes e traçar um plano para fidelizar novos clientes.

O funil possibilita a sua equipe de marketing entender mais sobre seu público e traçar metas mais claras, para direcionar melhor e conseguir alcançar seus objetivos. Para fidelizar, é preciso produzir conteúdo mais específico para cada etapa do funil, com o intuito de levar o potencial cliente para a próxima etapa do funil.

No topo do funil, é preciso atrair a atenção dos visitantes, o conteúdo deve ser de fácil entendimento e não pode ser muito específico. Nessa etapa, se abordam conteúdos mais gerais do seu ramo de atuação. O mais indicado é criar um blog ou aproveitar as redes sociais para atrair a volta dos visitantes a sua loja virtual.

No meio de funil, o potencial cliente se torna um lead, com isso é preciso criar um conteúdo que contenha mais informações sobre seus produtos ou serviços, com dicas que ajudem os consumidores a solucionarem problemas que eles tenham em seu cotidiano, claro que sempre se referindo ao ramo em que sua empresa atua.

No fundo do funil, os consumidores estão prestes a se tornarem seus clientes. Nessa fase, o mais importante é fazer uma propaganda da sua marca, mas que não seja uma comum publicidade. É preciso apresentar argumentos para gerar mais confiança e credibilidade na sua marca, assim o cliente irá considerar sua empresa na hora de comprar tal produto ou serviço.

É possível mensurar os dados através de diversas ferramentas como o Google Analytics. Determine as métricas e os indicadores de qualidade e tenha uma noção do que você precisa fazer para melhorar e do que está dando certo e deve ter um maior investimento.

Aplicando esse processo é possível conseguir uma maior eficiência e produtividade, reduzir os desperdícios de materiais e de tempo, além de possível um feedback ativo. A importância de fidelizar novos clientes é uma prática indispensável para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa no mercado digital, independente se ela também possui lojas físicas ou não.

O funil de vendas precisa de um acompanhamento contínuo de sua equipe de marketing digital. A gestão do funil de vendas é mais simples do que se imagina, mas é preciso ter atenção para aperfeiçoar suas estratégias, garantindo novos e fiéis clientes. Lembre-se que esse processo é essencial em qualquer estratégia de marketing digital, sendo um dos pontos principais da atuação da sua empresa na web.

Gostou? Conheça nossos serviços de AdWords. Saiba mais sobre os planos de loja virtual da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: