Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Qual é a importância do Data Driven Marketing para Lojas Virtuais?

23/10/2018 às 09:09 Loja Virtual

Qual é a importância do Data Driven Marketing para Lojas Virtuais?

Ter uma loja virtual de sucesso na web não é uma tarefa simples. Na era digital, apesar do mercado de e-commerce estar em pleno crescimento em vários segmentos, mesmo assim é preciso entender quais são as melhores estratégias que podem levar um negócio desse tipo ao crescimento.

Nesse contexto, contar com a ajudar do data driven marketing (marketing dirigido por dados, em português) é essencial.

A análise de informações que possam ajudar a entender o comportamento dos clientes é muito importante para uma tomada de decisão assertiva.

Especialistas em marketing notam que os dados possuem um potencial extraordinário e quem consegue coletar ou ter acesso a eles tem um poder exponencial em mãos.

Por esse motivo, as landing pages (páginas de conversão) são muito utilizadas, não só para converter leads, mas também para obter informações deles.

Por que usar dados para vender mais é tão importante?  

Tudo isso começou quando surgiu o conceito de persona e de ICP (perfil de cliente ideal, em português). Estas duas definições substituíram o conceito de público-alvo, amplamente utilizado pelo marketing tradicional.

Antigamente para definir um público-alvo, eram usadas pesquisas que visavam obter informações pessoais e demográficas de clientes para tentar traçar perfis genéricos de pessoas que se interessariam pelos produtos e serviços de uma empresa.

E era assim que se construía um comercial de TV e de rádio, baseando todo o conteúdo nessas informações. Com a chegada do marketing digital, o conceito de persona e ICP trazem consigo definições mais específicas da audiência.

O ICP, por exemplo, leva em consideração todos os dados possíveis para determinar um perfil de cliente ideal para cada negócio. Já a persona é uma representação desse cliente, mas com muito mais profundidade.

Trabalhando com data driven marketing, a empresa consegue reter muito mais dados que possam demonstrar quais são as reais necessidades, os desafios e os sonhos de seus clientes. Com isso, é possível gerar insights valiosos para garantir mais oportunidades de negócios.

Data Driven Marketing na prática

O uso de novas tecnologias e o processo de automação de marketing vem se afirmando no mercado atual. Criar um volume de dados analisáveis deixou de ser uma tendência e virou uma praxe entre os profissionais de marketing.

Trabalhar com dados é extremamente necessário para quem deseja ter estabilidade no e-commerce. Garantir que seja possível atingir o cliente em cheio em todas as campanhas desenvolvidas por sua loja virtual é essencial para a prosperidade do seu negócio.

Com uma concorrência cada vez mais voraz, é preciso criar diferenciais competitivos para ter uma boa fatia de clientes no seu mercado. Ter uma porcentagem de participação no seu mercado é o que fará sua loja virtual se tornar competitiva.

Quando o marketing é orientado pelos dados, o consumidor tende a ter suas demandas atendidas por que sua equipe de marketing consegue entender o que ele deseja e por que ele necessita daquilo.

Dessa maneira, é possível alcançar a satisfação no que mais importa nos dias atuais: a experiência do cliente. Gerar insights é altamente possível através de uma coleta e tabulação de dados eficiente.

Ter dados como base de ações de marketing é uma maneira excelente de tomar decisões mais acertadas e gerar mais possibilidades de negócios. Isso pode ser a saída para tornar sua loja virtual mais atrativa.

Quem trabalha com marketing de conteúdo e inbound marketing, por exemplo, deve ir muito além de apenas acumular informações sobre clientes e saber usá-las.

O data driven marketing exemplifica os dados, dando a eles a real importância de mensuração e análise, o que os torna ferramentas poderosas.

Através deles é possível desenvolver estratégias de marketing mais assertivas e que sejam facilmente mensuradas e monitoradas em tempo real. Para isso, é preciso coletar dados que vão muito além de uma landing page.

O data driven marketing também tem como objetivo coletar dados mais simples como informações pessoais e demográficas dos usuários, até ter acesso a dados mais importante como o histórico de compra e de interação dos clientes em sua própria loja virtual e nas redes sociais, por exemplo.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Quais são as principais vantagens do Data Driven Marketing para uma loja virtual?

Depois de entender como os dados são importantes para um negócio é preciso organizar os principais motivos para a valorização e a utilização do data driven marketing, então vamos lá! Confira abaixo:

Campanhas personalizadas

O data driven marketing é uma ferramenta excelente para determinar a hora certa de falar com seus clientes. É preciso utilizar os dados para trabalhar campanhas para o seu perfil de clientes.

Nesse meio, é possível aproveitar datas comemorativas e outras datas que podem ser exploradas, dependendo do segmento do negócio.

Ter um entendimento profundo sobre o cliente é essencial para criar uma campanha personalizada que possa atingir em cheio e positivamente aqueles que, de fato, compram seus produtos.

Gera uma melhor experiência para os clientes

Um dos principais objetivos do data driven marketing é otimizar a experiência dos clientes. Pense da seguinte maneira: sua loja virtual quer vender mais e seus clientes querem ser surpreendidos positivamente.

Esse trabalho com dados pode ajudar a elevar os resultados em pesquisas de satisfação, diminuindo as reclamações em sites do gênero como o Reclame Aqui.

Todos esses números são importantes para gerar autoridade e estabelecer uma confiança dos consumidores na sua loja.

Por isso, investir tempo e dinheiro no uso de ferramentas de data driven marketing pode fazer sua loja virtual reduzir custos de divulgação e ampliar seus resultados com um planejamento de vendas estratégico mais assertivo.

Gostou? Confira mais em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: