Qual a melhor maneira de cobrar dos clientes inadimplentes?

25/11/2017 às 21:42 WordPress

Qual a melhor maneira de cobrar dos clientes inadimplentes?

Conheça algumas dicas preciosas de como cobrar dos clientes da sua empresa que estão inadimplentes

Os brasileiros já estão acostumados a lidar com a inadimplência, principalmente em épocas de crise financeira. O maior desafio para as pessoas é a diminuição de suas dívidas ou, pelo menos, uma administração melhor de suas finanças. O fato é que diversas empresas sempre buscam alternativas para evitar o prejuízo e adotam estratégias que podem ser bastante eficientes para resolver o problema da inadimplência dos clientes. Através desse artigo, você vai conhecer algumas dicas valiosas de como cobrar dos clientes que estão devendo para sua loja, adotando medidas simples, mas que podem ser muito eficazes no final.

Tenha um cadastro organizado

A inadimplência pode ser evitada se sua empresa tiver um cadastro organizado de todos os clientes. Ele vai permitir um melhor controle de todos os pagamentos realizados dentro da semana ou do mês. O cadastro pode te ajudar a identificar a pontualidade de pagamento do seus clientes e quais tem mais dificuldade em pagar os boletos em dia. O cadastro permite que você adote algumas estratégias para contornar a situação com os inadimplentes.

Use lembretes

Você deve ter em mente que muitos clientes não deixam de pagar suas dívidas, não por falta de dinheiro, mas por mero esquecimento. Que tal enviar um lembrete para esses clientes que costumam atrasar seus pagamentos? Isso pode ser feito de várias formas como mensagem de texto para celular ou até um e-mail alertando o cliente que o vencimento do boleto está próximo. As mensagens podem ser enviadas até mesmo depois do vencimento da dívida, pois isso pode ajudá-lo a não se esquecer do compromisso que tem com sua empresa. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Cobre

Talvez essa seja uma das melhores maneiras de se cobrar dos clientes inadimplentes. O problema é que muitos comerciantes tem receio de ligar para o cliente cobrando a dívida. Assim como o consumidor, o comerciante tem muitos direitos previstos em lei e a forma de cobrança direta é totalmente legal. A legislação existe como forma de proteger todo tipo de comércio e garantir o crescimento saudável da empresa. Não se hesite e cobre do seu cliente!

Saiba abordar o cliente

Se cobrar a dívida é importante, a forma de como fazer a cobrança é mais ainda. Saber como abordar um cliente que está inadimplente é de suma importância. É primordial que tudo seja feito com muita cordialidade e educação, principalmente quando se trata de um assunto tão delicado. Ao cobrar uma dívida do seu cliente, seja educado e discreto para não magoar o cliente. Pergunte se aconteceu algum imprevisto que o levou a não honrar a dívida com sua empresa ou quando ele pretende pagar a mesma. Abordar o cliente de forma ríspida pode fazê-lo abandonar sua empresa ou fazer propaganda negativa dela. Cobre, mas sem nenhum tipo de constrangimento, combinado? Conheça mais sobre esses e outros assuntos clicando em Como criar um blog

Ofereça vantagens no pagamento em dia

Pode até não parecer, mas essa também é uma da melhores maneira de cobrar dos clientes inadimplentes. Se você oferecer algo em troca para o pagamento em dia, o cliente irá preferir essa opção. Dê incentivos através de descontos ou promoções na próximas compras. Você ainda pode oferecer cartões especiais que acumulam pontos que podem ser trocados por benefícios posteriormente ou até realizar sorteios de prêmios entre os clientes que pagam em dia. Aproveite e leia também nosso post sobre Passo a passo para criar o seu Blog

Ofereça alternativas para o cliente

Você sempre deve compreender a situação do seu cliente. Muitas vezes, eles querem pagar as dívidas, mas nem sempre possuem meios para fazer. Colocar os juros lá nas alturas e condições de parcelamento abusivas, só vai fazer o cliente se enrolar com a dívida ainda mais, dificultando a quitação dos débitos. Se sua empresa fornece meios mais fáceis de pagar, as chances do cliente quitar o débito são grandes e ambos saem ganhando, certo?

Saiba negociar com seu cliente

Essa também é uma da melhores maneiras de cobrar dos clientes inadimplentes. É essencial se conhecer algumas estratégias de negociação. Você pode tentar receber uma parte do valor total da dívida no ato da renegociação e parcelar o restante. Pergunte ao cliente qual é a proposta do mesmo, pois pode ser interessante para sua empresa aceitar a proposta do cliente. É primordial que você conheça toda a histórico do seu cliente antes de negociar com ele. O objetivo é receber o máximo possível dentro do menor prazo.

Contratos objetivos e claros

Todos os contratos de prestação de serviço ou venda de algum produto devem ser redigidos de forma clara e com linguem que seja de fácil entendimento por ambas as partes. Criar um contrato nesses termos, especificando as datas de vencimento, cláusulas de pagamento, previsão de juros e multas, pode ser uma solução viável nesse caso. O cliente se sentirá obrigado a honrar com suas dívidas quando o serviço é formalizado via contrato. Que tal conhecer mais sobre os serviços de hospedagem de sites?

Facilite o pagamento

Em qualquer transação comercial, ambos os lados procuram lucrar. Mas para que isso aconteça, é preciso que ambas as partes cedam também. Sempre que for possível, procure facilitar as formas de pagamento para seu cliente. Você pode enviar boletos bancários para o e-mail do cliente, aceitar o pagamento através de cartões de crédito ou débito de bandeiras diversas ou até mesmo aceitar o pagamento em cheques, dependendo do caso.

O importante é que você receba do seu cliente e principalmente, o mantenha na sua empresa. Em um mundo em que a concorrência é desenfreada, perder um cliente só por causa de uma cobrança feita de forma ríspida, não é interessante para sua empresa, certo?

Ainda tem dúvidas sobre a melhor maneira de cobrar de clientes inadimplentes? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: