Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quais são os tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog

16/01/2018 às 17:30 WordPress

Quais são os tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog

O blog é uma das formas mais efetivas de uma estratégia de marketing digital para conseguir converter mais leads e gerar mais tráfego no site de sua empresa. Através de publicações em seu blog é que você conseguirá qualificar melhor seus clientes, garantindo novos visitantes toda a semana. Desenvolver um bom conteúdo para essa plataforma da maneira correta será muito útil para o seu negócio.

Começar a investir numa estratégia de conteúdo pode parecer complicado, mas a utilização de um blog é mais simples do que se imagina. Lógico, que é preciso estar atento ao seu público e criar conteúdos especializados para ele, sanando suas necessidades e problemas. O principal nesse início de aprendizado é conseguir definir quais são as formas de conteúdo que mais funcionam e em qual momento, eles devem ser postados. Um das principais vantagens de ter um blog é poder postar conteúdos multimídia, seja imagem, vídeo e áudio, o que diversifica o conteúdo, o tornando mais interessante para seus leitores. Nesse texto, vamos explicar melhor como utilizar cada formato de conteúdo na teoria e na prática. Confira:

Notícias

Esse tipo de conteúdo é comum na maioria dos sites jornalísticos, porém num blog as notícias continuam sendo bastante importantes. Publicar algo sobre sua área de atuação, uma notícia quente é interessante e pode agradar muito o seu público. Como essas notícias são factuais, ou seja, acontecem em tempo real, o ideal é aproveitar o timing para fazer a publicação. Resumindo, assim que um assunto interessante for divulgado, você já deve publicá-lo em seu blog, dando a notícia rapidamente. Isso porque caso o post perde o sentido em pouco tempo, pois já não é mais uma novidade.

Publicar sobre um assunto “quente” um ou dois dias após ele ser divulgado será tarde demais e nem com um bom trabalho de SEO você conseguirá aumentar o tráfego de visitas em seu site, porque o pico de procuras nos mecanismos de busca pelo termo já terá passado.

Confira também dicas para se tornar um blogueiro.

Posts educativos

Esse tipo de conteúdo busca educar o seu mercado, ou seja, fazer com que sua audiência tenha uma base de aprendizado sobre o seu ramo de atuação, se inteirando mais sobre seu mercado e seus produtos e serviços. Esses posts devem, por exemplo, oferecer dicas práticas sobre um certo assunto, ensinando para seus potenciais clientes o que é e como ele funciona. Na ISBrasil, por exemplo, podemos criar um post sobre Como escolher a melhor hospedagem, um conteúdo que dá dicas para a escolha e ainda pode gerar novos clientes para o nosso principal serviço: a hospedagem de sites.

No entanto, lembre-se que os posts educativos estão principalmente no topo do funil e tem a função de educar seus clientes e não de vender seus produtos. Além disso, muitos de seus clientes quem já utilizam seus serviços, podem ler o conteúdo para obter novas dicas e assim melhorar o seu trabalho. Existem também aqueles que não conhecerão o assunto e irão conferir o post para começar a ver dicas sobre um assunto de seu interesse, o que pode gear vendas futuramente para sua empresa.

Crie conteúdos que se adaptem ao modelo de negócio de sua empresa e busque oferecer soluções para os problemas e necessidades de seus potenciais clientes, assim os posts não terão um tom institucional ou de venda, mas sim educativos.

Conteúdo em listas

As listas sejam em formato de vídeo, áudio ou texto chamam bastante atenção e são uma excelente maneira para atrair novos clientes e gerar novos leads. Entre outras vantagens, as listas são bem fáceis de serem produzidas e contam com diversos insights valiosos para seus clientes. Apesar de não estar descrito no título do vídeo como, por exemplo, X formas de conteúdo para publicar em um blog, esse texto foi construído com base numa lista que fizemos sobre alguns dos principais formatos de conteúdos para blogs.

O ideal ao se trabalhar com listas, e fazer a pauta anteriormente separando os tópicos que serão abordados em cada tema, organizando toda a estrutura do conteúdo. Por serem um conteúdo evergreen, ou seja, conteúdos que não envelhecem, as listas costumam gerar um alto tráfego para o seu blog num espaço grande de tempo, continuando a ter um número chamativo de visualizações, mesmo após meses depois de publicado. Por estarem divididos em tópicos, os textos se baseiam no conceito de escaneabilidade, que é o uma das formas de SEO utilizadas para fazer com que os visitantes não tenham dificuldades em saber do que o conteúdo se trata, o que aumenta seu valor.

Tutoriais

Caso seu ramo de atuação possibilite ensinar a forma prática de como realizar certas ações aos seus clientes, é possível utilizar desse artifício para criar conteúdos de passo a passo e garantir mais tráfego e provavelmente mais leads. A ideia dos tutoriais é justamente ensinar como fazer uma coisa. Por exemplo, é possível colocar o passo a passo de como fazer um cartão de visitas, caso você tenha uma gráfica ou ensinar a fazer uma instalação de ar-condicionado, se você trabalhar com isso.

Uma boa dica para facilitar a leitura dos clientes, é se pôr no lugar deles, ou seja, imaginar que provavelmente ele esterá lendo o seu post e tentando fazer aquilo que você explica. Com isso, tendo como base o texto ou a fala (no caso de gravar um vídeo), estruture o tutorial na ordem correta das ações e utilize de imagens e vídeos que mostrem profissionais de sua empresa com a “mão na massa”.

Todos os tipos de conteúdos citados acima podem ser produzidos em qualquer formato, seja em vídeo, texto ou áudio. O ideal é disponibilizar a forma mais fácil para que ele seja entendido por seu público. O ideal é fazer testes com sua audiência e mensurar os resultados para ter a certeza do que mais funciona e assim fazer um conteúdo mais assertivo, conquistando mais leads para o seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem com WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: