Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quais são os erros mais comuns em Web Analytics?

04/10/2018 às 09:50 Marketing

Quais são os erros mais comuns em Web Analytics?

Quem tem um site, um blog ou uma loja virtual, com certeza, sabe da importância de usar ferramentas de web analytics para crescer mais rápido na internet.

Mas fazer uso desses serviços pode gerar controvérsias e erros que acabam prejudicando o desempenho de empresas promissoras no mercado.

É por isso que preparamos este texto. Aqui, vamos falar um pouco sobre os principais erros de empreendedores e profissionais de marketing ao utilizarem web analytics em suas empresas.

Bom, mas antes disso vamos falar um pouco mais sobre essas ferramentas de análise.

Por que o web analytics é tão importante para empresas?

O web analytics possui um conjunto de ferramentas que podem ajudar os empreendedores a darem um rumo a seus negócios.

Através da coleta, armazenamento e mensuração dos dados é possível saber o que está e o que não está dando certo em uma empresa.

Analisar dados é um dos pontos mais importantes para validar sua estratégia de marketing e conseguir reforçar os pontos fortes e rever os pontos fracos, afim de melhorá-los.

A intenção do web analytics é ser um facilitador na vida de pequenos, médios e grandes empresários e também de agências de marketing e comunicação no mercado atual.

Não basta apenas saber como configurar as ferramentas, montar relatórios e explorar os diversos recursos desses serviços se você não souber o que de fato e por que está fazendo.

Usar uma ferramenta de web analytics por simples diversão ou desconhecimento, sem um foco pré-estabelecido é pedir para cometer alguns dos erros que citaremos abaixo.

Baixe já o ebook: 9 Dicas para ter sucesso no Email Marketing.  

Quais são os erros mais comuns de web analytics?

Como já adiantamos acima, é preciso ter um foco pré-estabelecido para usar os serviços de análise de dados da maneira correta.

Isso inclui ter em mente quais são os objetivos de sua empresa, de sua campanha de marketing, do próximo conteúdo que vai para a rede, entre outras coisas.

Confira abaixo quais são os erros mais comuns de web analytics:

Métricas de vaidade

O erro mais comum entre empreendedores e profissionais de marketing é usar algumas métricas, intituladas como “métricas de vaidade” para medir o sucesso de sua estratégia online.

Apesar de ser confortante, dependendo do resultado, focar apenas nestes números não trarão segurança e nem irão melhorar os resultados da sua empresa no mercado.

O foco em métricas como: número de curtidas no Facebook, número de visitas no blog, número de visualizações no Youtube, entre outras, podem levar o seu negócio a ruína ou fazê-lo ficar estagnado.

O certo é que o objetivo de uma empresa não pode ser apenas conseguir seguidores nas redes sociais ou bater 1 milhão de pageviews no blog, afinal o que isso representa para as vendas? A grande maioria das empresas que utilizam sites na web são focadas nos setores de comércio e serviços.

Em suma, o objetivo principal delas deveria ser vender seus produtos ou serviços com a ajuda da internet.

Então, entende por que as métricas citadas acima podem ser chamadas de “métricas da vaidade”?

O ideal é que você foque em métricas que façam a sua empresa vender mais como a taxa de conversão, por exemplo.

Por mais que sua empresa seja nova e não tenha um grande número de clientes, o que você fazer é focar em fazer esse pequeno público comprar seus produtos e ser fiel ao seu negócio.

Para isso, é preciso focar em métricas que possam lhe ajudar a entender a jornada de compra dos clientes e assim garantir mais vendas. Além disso, as métricas de vaidade muitas vezes são mentirosas.

Afinal, quem lhe garante que todos os seus seguidores no Twitter acompanham seu conteúdo ou que 100 mil visualizações no Youtube venham de pessoas diferentes? Conseguiu entender? Além de não serem úteis para o que importa, essas métricas acabam não representando o que de fato acontece no seu negócio.

Confira também: O que é Email Marketing e como criar o seu?

Falha na tomada de decisão

O principal objetivo das ferramentas de web analytics é auxiliar empreendedores e profissionais de marketing a tomarem decisões mais assertivas.

O problema é que é preciso saber interpretar as métricas para conseguir seguir o caminho certo.

Muitos empreendedores acabam se precipitando e tomando decisões erradas em momentos inoportunos.

Isso acontece por que as métricas analisadas ainda não possuem um volume de dados que permite analisar uma ação de marketing mais profundamente.

Se a sua estratégia vem gerando resultado em apenas 1 semana, ainda não é hora de prever os próximos passos.

A coleta da maior quantidade de dados possível é que pode lhe dar o respaldo para tomar uma decisão que leve sua empresa ao sucesso.

Otimização a todo custo

Outro erro recorrente de web analytics é que os empreendedores e profissionais de marketing querem otimizar um site, um blog ou uma loja virtual a todo momento e sem a real necessidade.

O investimento de tempo e dinheiro na montagem de anúncios, landing pages, e-mail marketing e técnicas de SEO, com certeza, ajudam um negócio a crescer, agora é preciso saber usá-los com sabedoria em seu negócio.

Porém, não adianta nada apostar na otimização do seu site ou blog se ele ainda não possui um grande volume de tráfego.

Por que você deve otimizar uma landing page se você recebe menos de 100 visitas mensais? Esse é um típico exemplo que explicita que o foco num primeiro momento deve ser outro.

De início tenha em mente que você precisa montar uma otimização básica e se preocupar mais com o crescimento dos canais de comunicação de sua empresa.

Só assim, você conseguirá aumentar o volume de tráfego e aí assim terá que otimizar os canais pensando em melhores resultados.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: