Quais são os benefícios da Comunicação Interna para o seu negócio?

04/11/2019 às 10:13 Ajuda

Quais são os benefícios da Comunicação Interna para o seu negócio?

Já ouviu falar sobre comunicação interna? Acredito que sim. Muitas pessoas pensam que esse fator não é importante para a empresa, mas elas estão totalmente erradas.

A comunicação interna pode ser interpretada por uma frase simples: O crescimento vem de dentro para fora.

O comportamento e o trabalho dos seus colaboradores refletem na imagem da sua empresa para os consumidores.

Portanto, isso pode gerar um impacto negativo ou positivo para o seu negócio no mercado.

Falhas de comunicação, conflitos entre setores, entre outros fatores que prejudicam o ambiente interno refletem a sua marca para os clientes.

Sua empresa pode passar a ser malvista pelos profissionais da área e pelos consumidores, e isso é péssimo para crescer em um mundo onde os mercados estão cada vez mais concorridos.

O que é comunicação interna?

Comunicação interna pode ser definida como as relações profissionais de uma empresa. Informações são trocadas a todo momento, sempre há diálogos, seja eles verticais ou horizontais e por isso é preciso cuidar da comunicação para não a ver ruídos.

Quando falamos nisso, estamos querendo dizer que a comunicação interna é responsável por disseminar os valores e a missão da empresa entre os colaboradores, assim como administrar feedbacks e organizar as funções e processos dentro de uma empresa.

O principal objetivo da comunicação interna é aumentar o bem-estar dos colaboradores e alinhar suas expectativas.

É como se a sua empresa fosse uma máquina com várias engrenagens. Para funcionar bem, todas as peças precisam estar em sintonia.

Comunicação interna x Endomarketing

Com toda certeza, você também já ouviu falar em endomarketing. Muitas pessoas acham que comunicação interna e endomarketing são a mesma coisa, mas na verdade, são atividades complementares.

A comunicação interna é voltada apenas para as relações entre colaboradores, administrando diálogos com o objetivo de criar uma unidade, todos sendo um só em prol dos mesmos objetivos.

Já o endomarketing é um conjunto de ações de marketing interno que buscam transformar cada colaborador da empresa em promotor da marca.

Podemos dizer que os dois conceitos não são a mesma coisa, mas são essenciais para se complementarem quando desenvolvidos em conjunto.

Confira também: O que você precisa saber antes de contratar a sua Revenda de Hospedagem.

Qual é a importância da Comunicação Interna?

A comunicação interna é essencial para o bem-estar dos colaboradores da sua empresa. E pode até não parecer, mas isso reflete em suas vendas.

Colaboradores mais satisfeitos são mais produtivos, mais participativos e agregam valor a sua empresa.

Existem muitos benefícios de implementar uma política de comunicação interna em sua empresa. Como você verá abaixo, além de um aumento nas vendas, é possível diminuir os custos.

Confira quais são os principais benefícios da Comunicação Interna para o seu negócio abaixo:

Alinhar expectativas

Como falamos acima, a comunicação interna busca criar uma unidade dentro da sua empresa. Todos os profissionais trabalham em torno dos mesmos princípios para alcançar os objetivos traçados.

Dessa maneira, é possível prevenir conflitos internos e diminuir os ruídos de comunicação entre setores.

Também é mais fácil fazer os colaboradores entenderem a política e os valores da empresa para externá-los aos clientes e estarem satisfeitos com suas condições de trabalho.

Maior produtividade

Uma das tendências da comunicação interna é o aumento da produtividade dos colaboradores.

Com funções e processos bem definidos, a comunicação fica bem melhor, os setores da empresa funcionam integrados e isso garante mais produtividade e menos retrabalho.

Esse processo deixa bem claro qual é a função de cada colaborador e setor, e quais são as metas e objetivos de cada um deles e os da empresa.

Assim, o trabalho flui com mais naturalidade e tende a gerar melhores resultados.

Menor rotatividade

Uma empresa com alta taxa de rotatividade de funcionários não gera boa imagem no mercado. Seja entre profissionais ou clientes.

Com o tempo, a marca ficará conhecida por possíveis erros, podendo ser taxada como uma péssima empresa para se trabalhar.

Além disso, a rotatividade gera muitos custos. Imagine o quanto de dinheiro a sua empresa chega a gastar para demitir ou contratar novos funcionários.

Há custos até depois da contratação, já que o funcionário precisa de um tempo para se adaptar ao novo trabalho e isso reduz a sua produtividade.

Com uma menor rotatividade, a empresa consegue diminuir os custos de contratação, podendo usar parte deste valor para oferecer melhores salários e bons reajustes para os colaboradores mais antigos.

A produtividade tende a aumentar e a gerar mais resultados com o tempo, já que os funcionários estão mais habituados ao dia a dia da empresa.

Diminui o tempo de adaptação de novos contratados

Uma empresa que tem uma boa estratégia de comunicação interna consegue introduzir uma cultura organizacional forte, destacando sua missão e seus valores.

Além disso, consegue implementar processos mais bem definidos para incentivar a integração de setores.

Com isto, novos colaboradores ao serem contratados podem se adaptar mais rapidamente as suas funções. Isso porque ele pode ser guiado por colaboradores mais antigos e com a comunicação interna bem definida, tende a entender mais rapidamente os valores e os processos de trabalho da empresa.

Melhora a imagem da sua empresa no mercado

Colaboradores mais satisfeitos externam sua felicidade em trabalhar na sua empresa. E isso reflete nas relações diretas e indiretas com os seus clientes.

Assim, é possível garantir mais vendas e uma imagem mais sólida da sua marca no seu segmento de mercado.

O trabalho da comunicação interna gera muitos resultados positivos quando é aplicado, por isso não deixe de introduzir essa estratégia em sua empresa para aproveitar dos benefícios que falamos no texto.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: