Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Programador: 5 coisas que seus clientes precisam saber

07/11/2018 às 15:29 Ajuda

Programador: 5 coisas que seus clientes precisam saber

Muitas empresas contratam programadores para ajuda-los a concretizar seus projetos, sejam eles pequenos ou grandes como a criação de um site, de um aplicativo ou até mesmo de um novo sistema.

A verdade é que muitos empresários não sabem ao certo como funciona o trabalho de um programador, como ele desenvolve os seus projetos e o quanto esse conhecimento é importante para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível.

Por isso, no texto de hoje vamos ajudar você, programador! Listamos aqui 5 coisas que seus clientes precisam saber para que, juntos, possam desenvolver um trabalho de qualidade.

É muito importante ter em mente que um bom trabalho não depende apenas do que será desenvolvido pelo programador, mas também pelo conhecimento que o cliente, desde a identidade da empresa até o que ele busca com esse novo serviço que será desenvolvido pelo programador.

Um empresário que não tem um objetivo claro ou não entende como um site ou novo aplicativo deve funcionar pode prejudicar muito o programador.

Confira agora as 5 coisas que seus clientes precisam saber:

  • A comunicação entre vocês é fundamental
  • Ele precisa confiar em você e no seu trabalho
  • Qual o tempo e dinheiro disponível
  • Qual o objetivo do cliente com esse projeto
  • Quais são as referências

A comunicação entre vocês é fundamental

Antes de mais nada a comunicação precisa fluir bem, é a partir dela que você vai obter as informações que precisa para desenvolver o projeto.

Logo nas primeiras reuniões mostre para o cliente o quanto é importante a comunicação entre vocês, definam a melhor maneira para isso, seja por e-mail, telefone ou vídeo chamada.

Sempre o informe sobre o andamento do serviço e deixe clara a frequência com que gostariam de se comunicar.

Muitos clientes insistem e mandar e-mails diariamente perguntando sobre o projeto e nem sempre você pode, ou tem, uma resposta nova para ele. Sejam sempre claro, diretos e evitem terceiros.

Ele precisa confiar em você e no seu trabalho

Além da comunicação a confiança é outro ponto fundamental. Se o cliente fechou um trabalho com você, o mínimo que você espera é que ele confie na sua capacidade e tenha visto algum dos seus projetos.

Portanto deixe isso claro, deixe seu portfólio sempre aberto aos clientes, mostre seus conhecimentos e sempre sugira melhorias, tenha novas ideias para apresentar à eles, isso vai gerar confiança e eles vão saber que o projeto está em boas mãos.

Nosso Serviço de Email Marketing é apartir de R$45,00 mensal com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes)

Qual o tempo e dinheiro disponível

Muitas vezes os clientes não entendem como funciona e se desenvolve o trabalho de um programador.

Sempre tem aquele cliente que pede algo em cima da hora e acha que o projeto pode ser feito com um orçamento mínimo.

É bom saber o que eles esperam, qual o prazo que eles precisam e quanto eles tem para oferecer, a partir disso você pode e deve ser sincero.

Caso o prazo ou a verba não sejam suficientes diga à eles e busque uma nova negociação. Mais uma vez a comunicação e a confiança aqui se tornam fundamentais.

Leia: Como aumentar a conversão com E-mail marketing

Qual o objetivo do cliente com esse projeto

Ele disse que precisa de um novo site, aplicativo ou sistema. Mas por quê e pra quem? É comum encontrar clientes que não sabem ao certo a necessidade de um novo site, por exemplo.

Antes de fechar negócio você precisa estar ciente do objetivo, mas se nem o cliente sabe como você vai desenvolver esse trabalho?

Se ele está perdido mostre para ele alguns caminhos como porque um site novo e bem feito é importante para o mercado, porque um aplicativo interativo é mais bem visto, ajude ele a definir um objetivo e não inicie sem isso estar claro para ele.

Quais são as referências

Por último pegue todas as referências. Assim como é comum encontrar clientes que não tem objetivos em seus projetos é ainda mais comum encontrar aqueles que não possuem referências, isso acontece bastante por conta da falta de conhecimento do assunto.

Talvez esse seja, entre as 5 coisas que seus clientes precisam saber, a mais importante para que o projeto realmente comece a tomar forma.

Sem referência a chance de você entregar algo que o cliente não goste é muito grande. Por isso, antes de começar exija algumas referências, caso ele não tenha mostre algumas, de preferência de projetos já feitos por você.

Por fim, se estiver lidando com uma empresa pequena e que nunca trabalhou com um programador antes as chances de você ter que ensinar como esse trabalho se desenvolve é muito grande, mas vai ver o quanto isso é importante e gera cada vez mais confiança e no fim eles podem vir a se tornar um cliente fixo.

Então tenha paciência e deixe claro que antes de começar esse novo projeto eles precisam saber de algumas coisas.

Leia também: 5 problemas que todo programador enfrenta na profissão

E então, seus clientes sabem dessas 5 coisas? É muito importante que ele esteja ciente desses pontos, tenha conhecimento de como se desenvolve o trabalho de um programador e tenha um objetivo bem definido para seus projetos.

Esses pontos devem ser conversados e delimitados logo nas primeiras reuniões para que o trabalho possa ser desenvolvido da melhor forma e sem estresse.

Quanto mais informações você tirar dos seus clientes e quanto mais eles souberem de você e como o serviço é feito, melhor.

As chances de você e sua equipe entregarem o produto do jeito que os clientes esperam se tornam maiores, afinal, nada pior do que ter que refazer um serviço por falta de comunicação e conhecimento por parte do cliente.

Gostou de nosso post? Compartilhe: