Principais ferramentas do Google para o marketing da sua empresa

07/01/2020 às 10:14 Marketing

Principais ferramentas do Google para o marketing da sua empresa

O Google faz da nossa vida digital e muitas vezes nem percebemos isso. A empresa possui inúmeras ferramentas gratuitas e pagas com as mais diversas finalidades.

Neste artigo, vamos listar as principais ferramentas do Google para o marketing de uma empresa, assim você pode ter aliados para buscar o crescimento no mercado.

O uso de ferramentas de marketing é fundamental para otimizar a nossa estratégia de marketing. Aproveitar a tecnologia da melhor maneira possível é essencial para melhorarmos os nossos resultados.

Abaixo, você verá uma lista de ferramentas com diversos fins. O ideal é que você mescle o uso dos softwares e apps para obter os melhores resultados. Veja quais são as principais ferramentas do Google para a sua empresa:

Youtube

Sim! O Youtube é uma ferramenta do Google. A plataforma de vídeos mais popular do mundo é o segundo maior buscador do planeta, através apenas da ferramenta de busca do Google, que falaremos mais abaixo.

Além disso, o Youtube está no top 3 de sites mais acessados do mundo, o que mostra como o conteúdo em vídeo chama a atenção dos usuários da web.

Essa é a prova da necessidade de produzir vídeos para a sua empresa. Por mais simples que eles sejam, eles tendem a trazer resultados expressivos se comparados com textos e podcasts.

A nossa dica é apostar na produção de vídeos curtos e bem objetivos para a sua audiência. I

sso pode conquistá-los e aumentar a atração e a fidelização de clientes da sua empresa. O Youtube possui vários mecanismos que estimulam a interação nos vídeos, busque aprender todos os “macetes” para otimizar ainda mais seus resultados.

Ferramenta de buscas do Google

O Google é o maior buscador do mundo. E por isso é muito importante saber como usar a sua ferramenta de busca.

Você pode aproveitar, por exemplo, o auto completar do Google para escolher as palavras-chave do seu conteúdo.

Também é possível pesquisar por termos e ver quais são os primeiros colocados no ranking.

Isso pode facilitar a sua análise de conteúdo para guiar a sua produção, com o intuito de colocar o seu texto no topo do ranking.

Google Ads

O Google Ads é uma das ferramentas mais antigas do Google, antes a ferramenta era chamada de Google AdWords.

E aí, lembrou? Então, o Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google, é através dele que você consegue anunciar nos resultados de busca e em sites parceiros.

Através da ferramenta, a sua empresa pode criar campanhas de anúncios com uma segmentação detalhada.

E ainda pode ter controle total sobre o orçamento, podendo fazer ajustes em todo o conteúdo para melhorar seus resultados.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

Google Keyword Planner

Como o nome já diz, o Google Keyword Planner é a ferramenta de busca de palavras-chave do Google.

Essa ferramenta auxilia na busca por termos, mostrando informações importantes sobre ele como o volume de busca e o nível de dificuldade de ranqueamento.

O Google Keyword Planner é uma ferramenta interna do Google Ads, então o usuário precisa ter uma conta no Ads para usar esta ferramenta, mas não precisa realizar anúncios para isso.

O planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta importante para melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos no Google e demais buscadores.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta essencial para o seu time de marketing. Essa ferramenta mostra os assuntos mais falados de cada tema. Nela, você pode fazer pesquisas para descobrir temas atrativos para atingir a sua audiência.

Junto com o Google Keyword Planner, o Google Trends é uma ferramenta indispensável para definir as palavras-chave do seu conteúdo.

Através dela, é possível saber qual é o volume de busca dos termos ao passar do tempo e em qual região eles são mais procurados.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de análise de sites e aplicativos do Google. Ela é 100% gratuita, para usar basta ter uma conta Google.

No Analytics, você pode analisar as principais métricas do seu site, das mais simples as mais complexas. Todas as informações ficam armazenadas na ferramenta e podem ser revistas a qualquer momento.

Também é possível criar relatórios de análise de desempenho através da ferramenta.

Você pode realizar testes A/B, pode observar o seu funil de vendas, checar as taxas de conversão e ainda receber dicas para otimizar o seu conteúdo na web.

Gmail

O Gmail é a ferramenta de e-mail do Google. Para personalizar e ter mais recursos para a sua empresa, o ideal é que você assine a versão corporativa da ferramenta, que permite a utilização de e-mail com domínio próprio, mais espaço de armazenamento, filtro de spam mais eficiente, entre outras funcionalidades.

Apostar nessa ferramenta é essencial para começar uma estratégia efetiva de e-mail marketing.

O Gmail é a ferramenta mais popular de e-mail do mundo e será de grande valia para a estratégia de marketing do seu negócio.

Google Drive

O Google Drive é a ferramenta de armazenamento de arquivos do Google na nuvem.

Através dela, os colaboradores da sua empresa podem compartilhar e editar informações de qualquer lugar e a qualquer hora.

Apesar de ter um plano gratuito com direito a 15 GB de espaço, o ideal para empresas é apostar em um dos planos pagos, assim é possível ter mais de 1 TB de armazenamento a disposição.

Dependendo do volume de arquivos do seu negócio, você ainda pode apostar em planos mais básicos de 100 GB, por exemplo, e depois ir fazendo a migração para planos mais robustos, de acordo com a sua necessidade.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: