Prepare sua loja virtual para o final do ano

Prepare sua loja virtual para o final do ano

Categoria: Loja Virtual

05/12/2016 às 09:43

Prepare sua loja virtual para o final do ano

O Ano de 2016 está chegando ao fim. Pois é, o ano passou tão rápido que falta pouquíssimo tempo para as festas comemorativas que rendem muito no comércio físico e online. Mesmo em época de crise, os consumidores não deixarão de comprar ao menos algum produto ou presente para agradar os parentes e amigos mais próximos. Por isso, sua loja virtual precisa estar preparada e pronta para oferecer os melhores serviços para todos os clientes.

E quais são as opções ideais nessa hora? O que fazer para tornar uma loja virtual mais atrativa e além da concorrência no Natal e no Ano Novo? É primordial que você comece a trabalhar o quanto antes e proporcione ótimas experiências passo a passo, desde a pesquisa até a fidelização total para que as vendas continuem e cresçam constantemente, afinal, é isso que todo empreendedor digital busca ao investir em seu próprio negócio online.

Para te ajudar a bombar, evitar erros comuns e aumentar as vendas nesse período sazonal, preparamos algumas dicas que fazem toda a diferença. Atente-se em cada passo e comece já!

Veja também o nosso post: Checklists para melhorar sua loja online

 

Dicas para preparar sua loja virtual no fim do ano

Você já passou pela Black Friday, um evento popular que ganhou destaque no mundo inteiro. Desta data, deu para ter uma ideia de como fazer um bom atendimento e aumentar consideravelmente o número de vendas. Além disso, é importante se atentar aos problemas gerados na última sexta-feira de novembro para não repeti-los pré-Natal e Ano Novo.

Um bom trabalho garante boas experiências tanto para sua loja virtual quanto para os clientes, por isso, é primordial aprender sempre para otimizar cada vez mais o trabalho. Ainda está com dúvidas? Confira as dicas para preparar sua loja no fim do ano e não perca tempo!

 

Atente-se ao estoque de produtos

Antes de pensar em uma campanha ou promoção, ainda mais se atingir grandes proporções, é necessário atentar-se ao estoque de produtos. É um erro crucial fazer um plano de anúncio se não há quantidade suficiente para venda. Soa amador, coisa de loja despreparada. Indo mais além, pense sempre no estoque de forma integral, destacando os produtos de forma estratégica. De repente, o que está parado pode entrar em uma oferta chamativa e dar destaque para algo que vende mais. Em todo caso, pense em boas soluções para giro e diversidade do que está disponível, já que a ideia é que tenha boas perspectivas.

Renovar o estoque também é primordial para preparar sua loja no fim do ano, afinal, a perspectiva é que as vendas aumentem. Busque sempre inovar também, com novos produtos e serviços, a fim de surpreender os clientes e mostrar que está sempre atualizado!

Não repita os erros passados

Já dissemos que a Black Friday é como se fosse um teste para saber como agir nas festas de fim de Ano. Por isso, é imprescindível conferir tanto os acertos quanto os erros. Os primeiros, buscar repetir e aperfeiçoar. Já as falhas, tentar corrigir o máximo para que não afetem a loja virtual. É claro que nada é 100% e problemas acontecem, mas a questão é melhorar e tentar proporcionar uma boa experiência ao cliente, afinal, a satisfação tem tudo para garantir a fidelização.

 

Pense em boas campanhas e promoções

Esse é o ponto alto de um plano bem-sucedido e com alta visibilidade. As campanhas devem ser pensadas previamente, com promoções chamativas, que realmente façam a diferença, tragam benefícios e destaquem da concorrência. Por isso, agir com antecedência é essencial. A criatividade também conta muito nesse caso, tentando fugir de termos clichês e tão usuais. Pense em um bom mix de produtos e em estratégias de marketing compensatórias. Além disso, abuse dos anúncios em todas as redes e ferramentas disponíveis!

 

Fique de olho no design/layout do site

Toda sua loja virtual deve estar voltada para as festividades. Um design ligado ao Natal, com toda a mensagem e clima que a comemoração transmite, é um passo fundamental. Os clientes adoram, além de mostrar uma preocupação em manter-se sempre antenado com as tendências. Vale a pena investir em um ótimo design, responsivo e para todas as plataformas.

Falando nisso, não abra mão do mobile para turbinar as vendas! Tanto o acesso quanto as transações por dispositivos móveis estão aumentando, logo, você precisa estar presente nos smartphones e tablets sempre, não apenas nas datas sazonais. Tá esperando o que para isso? Não dá para perder tempo! Se tiver dúvidas em como migrar sua loja virtual para o mobile, entre em contato com a ISBrasil.

 

Use e abuse das redes sociais

Redes sociais são um ponto alto para quem quer preparar e bombar sua loja virtual no fim do ano. Você pode usar essas plataformas tanto para divulgação de ofertas quanto para interação com os clientes. A ideia é estar presente nas alternativas mais populares, como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras. Em muitos casos, uma campanha bem feita nas redes rende mais do que um investimento em e-mail marketing e outros métodos de promoção.

Mas isso não quer dizer que você deve abrir mão de outras opções. Se quiser garantir visibilidade e boas maneiras de se destacar, invista em marketing em múltiplas redes, pensando sempre caso a caso e em ótimas estratégias.

 

Pense em vantagens e na política de trocas

Clientes amam vantagens e diferenciais, ainda mais nesse período de crise em que as compras são feitas após uma boa reflexão. Portanto, se você oferecer um benefício em troca, com certeza ganhará alguns pontos com o consumidor. Outra coisa a se atentar é na política de trocas, comum no comércio nessas datas sazonais. Em caso de desgosto pelo produto recebido, você pode aproveitar a chance para vender mais, de acordo com a procura e interesses do cliente. Já quando apresenta defeito ou algo similar, tente ser atencioso e ágil para solucionar o problema.

Mais do que preparar sua loja virtual para o fim do ano, com um trabalho sério e realizado todos os dias, fica ainda mais fácil ter sucesso na sazonalidade. A ideia é melhorar sempre e buscar melhorias. Comece já e não perca tempo!

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top