Checklists para melhorar sua loja online

Checklists para melhorar sua loja online

Categoria: Loja Virtual

30/11/2016 às 14:46

Checklists para melhorar sua loja online

O que é necessário fazer para otimizar o trabalho e dar um upgrade em uma loja virtual? Muitas vezes, pequenos passos garantem bons resultados, por isso, é primordial pensar em novas estratégias e focar sempre no que é importante para aperfeiçoar todos os níveis. Mas, você sabe quais os checklists para melhorar sua loja online?

Há muitas opções básicas que trazem ganhos satisfatórios e podem aumentar as vendas consideravelmente, desde que sejam bem executadas – e com frequência – pelos desenvolvedores. Mais do que montar uma loja virtual, é preciso se atentar a cada etapa e pensar sempre em proporcionar boas experiências para os clientes, afinal, ninguém quer acessar um sistema ruim, lento e sem vantagens.

Vale lembrar que, sobretudo em datas sazonais, o comércio online lucra muito. Essa métrica é sempre crescente, já que cada vez mais pessoas conhecem o poder da internet e estão usando cada vez mais o meio mobile para pesquisar seus produtos favoritos e comprar de modo prático e rápido. Na Black Friday e no Natal, por exemplo, é essencial fazer uma ótima campanha e preparação preliminar para não passar sufoco, vender bastante e fidelizar clientes.

É nesse contexto que você precisa fazer um checklist para ver o que está funcionando ou não em seu negócio online, visando sempre otimizar o serviço, sem perder consumidores, ao contrário, para conquistar ainda mais pessoas. Confira algumas dicas que fazem toda a diferença e comece a mudar agora!

 

Melhores checklists para loja virtual

Colocar o cliente em primeiro lugar

O problema de muitos desenvolvedores de lojas virtuais é não pensar no cliente, achando que ele precisa resolver tudo sozinho. A primeira coisa em qualquer situação (comercial, inclusive) é fazer um teste como se fosse o próprio consumidor para verificar a funcionalidade do sistema e suas ferramentas. A partir daí, avaliar o que pode ser melhorado.

Boas experiências chamam atenção e são sempre lembradas. Uma loja que se preocupa com seu público, com certeza ganhará muitos pontos por isso. Evite spam, excesso de informação, cores chamativas e gifs sem sentido, design feio, entre outros. Pense sempre em como você gostaria que o site fosse, usando sempre o bom senso, claro.

Nisso, vale a pena verificar se os menus estão visíveis e organizados, a interface mostra sua marca, as fotos em boa qualidade, o conteúdo claro e sem erros, poucas ou nada de pop-ups, botões de redes sociais, etc. Foque em algo responsivo, bonito e direto!

 

Investir no mobile

Sua loja online não está disponível para dispositivos móveis, como smartphones? Então, saiba que você está perdendo muitas vendas, já que o público tem migrado cada vez mais para essa alternativa. Hoje em dia, é essencial desenvolver um site para o mobile, com ótimo design e que garanta uma boa experiência ao cliente, ao contrário, ele não dará credibilidade nenhuma para seu negócio.

Nesse nível, pense sempre em um layout responsivo, que se ajusta automaticamente ao tipo de tela utilizado, fontes grandes e visíveis, além de uma boa manipulação dos menus, já que a pessoa usará os dedos para acessar e navegar na página.

Veja também nosso post: Razões para estar presente no Mobile

 

 

Evitar excessos e otimizar o motor de busca

Site que demora para carregar, cheio de plugins e pop-ups desnecessárias é extremamente irritante, fora que gera dúvida na hora de comprar. O excesso nunca é bom, por isso sua loja virtual precisa de um layout e design simples e intuitivo. Além disso, uma ferramenta que muita gente não se preocupa devidamente é o motor de busca. Há muitas páginas que não oferecem resultados precisos ou é bastante lento.

Por isso, atente-se a esse recurso, já que muita gente não tem paciência para ficar procurando o produto de interesse apenas usando os menus do site (que também devem ser básicos). Otimize a busca para que seja rápida, acessível e eficiente.

 

Organizar os menus

Falando em menus básicos, a organização desses recursos é um ponto alto de qualquer loja online, uma checagem que deve ser feita com frequência. É como se fosse organizar uma prateleira em um estoque físico – na realidade, isso também acontece com muitos e-commerces que precisam saber o que têm exatamente para anunciar e vender. Logo, torna-se primordial verificar se cada categoria está correta e funcional.

 

Pensar sempre no marketing

A melhor forma de dar um upgrade e melhorar sua loja online é com um marketing bem pensado, com boas estratégias que devem ser realizadas dentro do próprio site. Isso começa na divulgação do produto, que precisa de um bom conteúdo, fotos em alta qualidade e lista descritiva clara. Além disso, oferecer tipos semelhantes, dar espaço para comentários de clientes e focar em promoções e benefícios sempre chamam atenção.

 

Oferecer benefícios exclusivos aos clientes

Todo mundo ama vantagens na hora de comprar. Fazer um agrado ao cliente, seja em um benefício recorrente ou uma promoção aleatória sempre rende muito e gera confiança nas pessoas. Nesse contexto, vale a pena pensar na probabilidade de oferecer frete grátis, condições facilitadas de pagamento (parcelamento, por exemplo), desconto ao alcançar determinado valor, um brinde exclusivo… tudo vale a pena para conquistar os consumidores e proporcionar boas experiências para eles! Já nas promoções, invista em uma boa campanha, sobretudo em datas sazonais, usando o e-mail marketing e as redes sociais para divulgação.

 

Melhorar o posicionamento nos buscadores

Um ótimo conteúdo, com imagens bonitas e bem tratadas, além de um título atrativo e que mostre detalhadamente a função do produto já são ótimos para melhorar o posicionamento de sua loja online nos buscadores, sobretudo o Google. Para isso, é bom pensar também em associar um blog atualizado à loja, com notícias e curiosidades, pensar em boas palavras-chave, investir no SEO e até em campanhas de marketing usando AdWords e outros recursos.

E, mais do que falamos, ter um site hospedado em um ótimo servidor, para que carregue rapidamente, seja rápido e seguro. Se tiver dúvidas em como contar com o melhor serviço de hospedagem para sua loja virtual e como gerenciá-la da melhor forma, entre em contato com a ISBrasil, nossa equipe está sempre pronta para ajudá-lo. Faça o teste e mude agora!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top