Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Posicionamento de Marca: 4 marcas que podem te inspirar

05/06/2019 às 09:29 Marketing

Posicionamento de Marca: 4 marcas que podem te inspirar

Qual é o posicionamento da sua marca? Você já parou para pensar nisso? Tem muitos empreendedores que não ligam este detalhe tão importante.

Para começar a pensar sobre o assunto, faça agora uma reflexão rápida e anote o que lhe vem à cabeça quando pensa em uma marca famosa.

Para facilitar o entendimento de posicionamento de marca, pegue duas marcas que sejam concorrentes diretas e coloque quais são os valores que estas marcas lhe passam.

Então, com certeza, você encontrou valores em comum e valores distintos, isso é essencial para começar a entender como ter o próprio posicionamento de marca.

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é um conceito relacionado a forma como uma empresa é vista e percebida pelo público. E a marca pode influenciar diretamente o pensamento dos consumidores em relação a ela.

Por isso, é importantíssimo ter uma forte estratégia de branding e de marketing.

Posicionar uma marca é muito mais do que promover produtos e serviços, essa missão está ligada a diferenciar a sua empresa das concorrentes, tornando-a única para os clientes.

Portanto, o foco do posicionamento de marca está na percepção do consumidor e não no produto.

Com toda certeza, você já ouviu falar que deve “agregar valor” aos seus produtos e serviços e é justamente isso. Além de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço, o cliente está contratando uma experiência.

E por isso, que as pessoas se lembram de certas marcas quando remetem algum sentimento, lembram de um símbolo ou cor, ou quando estão vivenciando alguma situação.

São essas características que diferenciam a sua marca e a tornam única no mercado. Se posicionar da maneira certa é essencial para o sucesso.

Confira algumas marcas que são exemplos quando o assunto é posicionamento de marca e traga novas inspirações ao seu negócio:

Coca Cola

Não tem marca melhor para dar exemplo de posicionamento de marca do que a Coca Cola. A empresa foi uma das primeiras a investir no conceito e isso fez com que seu produto deixasse de ser um simples refrigerante para ser uma experiência.

A marca conseguiu ligar o refrigerante a sensações de felicidade, hoje em dia a Coca Cola está inserida nos momentos felizes de várias famílias e reuniões de amigos por todo o mundo.

E esse posicionamento começou a ser introduzido pela marca desde o seu surgimento em 1886, e se intensificou na parte final do século 20 e no início do século 21.

Os comerciais e ações de marketing da Coca Cola sempre remetem aos bons momentos da vida. E em comum todos eles podem ser apreciados com uma Coca Cola.

O resultado disso é que a Coca Cola se tornou o refrigerante mais querido no Brasil e em vários países do mundo.

Isso Atualmente a marca continua com campanhas que a liguem a momentos de satisfação e facilidade, sempre seguindo as tendências dos consumidores.

Baixe já o ebook 9 Dicas para ter sucesso no E-mail Marketing.

Apple

Esse é outro grande exemplo de marca que podemos nos inspirar. Podemos considerar a Apple como a empresa mais bem-sucedida do século 21, atualmente ela é uma das marcas mais valiosas de todo o mundo.

Os produtos da marca possuem alta qualidade, tem um excelente de design e contam com tecnologias avançadas, e é lógico que isso influencia consumidores a compra, mas o posicionamento da marca traz outros fatores que influenciam seus clientes a comprarem da Apple e rejeitarem outras marcas.

O posicionamento da Apple deixa claro que o objetivo da marca é inovar, pensar “fora da caixa”, trazer novos produtos que revolucionem o mercado.

Com isso, a Apple se especializou em agregar valor aos seus produtos, vendendo não só uma experiência, mas um sonho, uma inovação aos consumidores.

Confira também: Como fidelizar clientes através do e-mail marketing?

Dove

O reposicionamento de marca da Dove é um dos maiores cases de sucesso do mundo. A marca remontou o seu posicionamento através da opinião de suas clientes.

A intenção da Dove com o feedback foi descobrir as necessidades reais da mulher moderna.

A marca aproveitou o “boom” do empoderamento feminino nos últimos anos para se posicionar como uma das principais defensoras da causa no mercado.

Em suas novas campanhas, a Dove conseguiu deixar claro o seu posicionamento a defesa de uma beleza sem definição de padrões pela sociedade.

E através desse posicionamento pioneiro no setor de cosméticos, a Dove ampliou a sua participação no mercado, virando sinônimo de marcas de cosméticos para qualquer mulher e não só para um padrão de beleza.

Starbucks

O Starbucks também é uma excelente marca para se inspirar. Desde o seu surgimento na décado de 90, a empresa sempre busca oferecer uma experiência agradável e única para seus clientes.

A intenção é passar aos consumidores que no Starbucks, eles podem curtir um momento agradável e relaxante.

Com a chegada da era digital, a marca conseguiu personalizar ainda mais a experiência do cliente e investiu pesado no seu posicionamento de marca.

O Starbucks conseguiu se consolidar como uma “segunda casa” para os consumidores, sendo um espaço onde eles podem relaxar fora de casa, a caminho ou no intervalo do trabalho.

A experiência ganhou forma e hoje é conhecida como o “momento Starbucks”. Muitas pessoas nas redes sociais marcam o Starbucks todos os dias para expressar como o momento Starbucks é a melhor ou uma das melhores partes do seu dia.

Isso diferencia o Starbucks de qualquer outra rede de cafeterias do mundo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: