Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que ter um Site Mobile?

08/07/2017 às 10:16 Loja Virtual

Por que ter um Site Mobile?

De acordo com as últimas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com mais de 120 milhões de usuários de smartphone. Outra informação muito importante é que, hoje, o número de pessoas que acessam a internet por meio de um dispositivo móvel é superior ao número de pessoas que navegam por meio de um computador.

Ao olhar essas informações já dá pra perceber a importância de um site mobile para a sua empresa, certo? Contudo, muitos empresários e empreendedores não sabem o que é um site mobile. E, por conta disso, não consegue diferenciar termos como responsivo, aplicativo e web app. Todas as ferramentas são diferentes e utilizadas para variados tipos de estratégia. Muita gente confunde sites responsivos com web app (outro nome para o site mobile), não sabendo que uma coisa é totalmente diferente da outra.

Aprenda sobre mariadb no nosso blog!

Afinal, o que é um site mobile e como funciona?

Um site mobile, também conhecido como aplicativo web, é uma plataforma desenvolvida especialmente para usuários de dispositivos móveis. Diferente do site responsivo, o móbile foi desenvolvido especialmente para os visitantes de telefones celulares e tablets, levando em consideração todas as características dessa tecnologia no momento do desenvolvimento.

Por isso, ao entrar em um web app dá para perceber que esse tipo de ferramenta é muito diferente do site tradicional e o responsivo. Um site móbile apresenta elementos que funcionam corretamente na maioria dos dispositivos móveis, com o conteúdo sendo apresentando de forma dinâmica para não atrapalhar a experiência do usuário.

O grande diferencial desse tipo de recurso é que através de um site móvel é possível aproveitar todos os recursos do dispositivo, como câmera e GPS. Dessa forma, a empresa poderá utilizar essas informações para aumentar a experiência do usuário e facilitar a conversão (contato ou venda realizada).

Quais são as principais diferenças entre site mobile, site responsivo e aplicativo?

Quando um empresário procura pela melhor solução para o site de sua empresa, ele topará com alguns termos “técnicos”. As diferenças entre mobile, responsivo e app são muito distintas. E para você entender melhor o que difere uma opção da outra, veja a seguir o comparativo de cada ferramenta:

Site responsivo

É um site desenvolvido para a web, mas que possui recursos para funcionar perfeitamente em dispositivos móveis como celulares e tablets. Quando um visitante acessa o site, o servidor identifica a sua origem e se for constatado que o usuário está utilizando um smartphone, então o site se apresentará na versão responsiva. Caso o usuário estiver acessando o espaço por meio de um computador, então o site será aberto normalmente.

Muitos empresários acham, no entanto, que só pelo fato dos sites de suas empresas abrirem em celulares e tablets, eles são responsivos. O que é um erro que pode ser fatal para a estratégia de vendas. Um usuário que acessa por meio de um smartphone um site que não é responsivo, certamente terá uma experiência ruim. E as chances desse usuário “abandonar o barco” e buscar um site que reproduza corretamente em seu dispositivo é muito grande.

Site Mobile

Diferente do site responsivo, o site móbile foi desenvolvido justamente para ser acessado através de um dispositivo móvel. Dessa forma, quando o visitante entra no sítio, o servidor identifica se esse acesso está partindo de um celular ou tablet ou através de um computador. Caso o usuário esteja navegando por meio de seu telefone celular, então o site mobile mandará a versão mobile para esse usuário. No geral, a versão mobile de um site oferece recursos totalmente distintos do que os são oferecidos na versão responsiva. Isso porque nessa categoria é possível aproveitar os recursos do dispositivo móvel para integrar recursos e funções no site – aumentando a experiência do usuário.

Aplicativo

Diferente de um site móvel e de um responsivo, o aplicativo precisa ser instalado no celular ou tablet do usuário para que o mesmo utilize os recursos do programa. Ele é rodado a partir do sistema operacional do dispositivo e não através de um navegador, como acontece nas duas outras versões acima. O custo é maior e geralmente um aplicativo é desenvolvido para vender um produto ou serviço de uma forma específica, em cima de uma estratégia robusta e bem elaborada. Até porque o custo de desenvolvimento de um aplicativo é muito maior do que para desenvolver um web site. Quais são as vantagens e desvantagens de um site mobile?

O web app apresenta vantagens e desvantagens em relação ao site responsivo. A seguir, falaremos sobre algumas delas. Confira:

Vantagens

Uma das principais vantagens do site mobile é a portabilidade para um tipo de usuário que não para de crescer no Brasil. O número dos usuários de smartphones e tablets não para de crescer. Com isso em mente, a empresa que não contar com um site desenvolvido especialmente para atender esse público poderá perder negócios e, consequentemente, dinheiro. Outra grande vantagem do web app é que, no geral, o investimento costuma ficar mais acessível do que sites responsivos e, principalmente, aplicativos. Dessa forma, é possível realizar um investimento assertivo e que não demande de tantos recursos para começar a gerar resultados.

Desvantagens

Se a sua empresa não possuir uma grande audiência móbile ou, então, não tem uma estratégia voltada para esse público, a criação de um site móvel pode ser um investimento custoso. Isso porque ele possui recursos específicos para usuários de dispositivos móveis, não sendo possível reproduzi-lo para usuários de computadores e notebooks, por exemplo. Outra grande desvantagem é que o web app não funciona no modo offline. Assim como um site, só será possível acessar seu conteúdo conectado à web. Diferente do aplicativo, que depois que instalado no smartphone, pode ser utilizado assim que o dispositivo for iniciado. Depois de aprender o que é e como funciona um site móbile, chegou o momento de conhecer mais profundamente esse recurso e ver se ele se encaixa com as estratégias de sua empresa. Como o número de usuários de telefones celulares está crescendo, possuir um site que atenda exclusivamente esse público pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas de sua empresa.

E você, já utiliza um web app em seu negócio? Ainda não? Faça um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

Gostou de nosso post? Compartilhe: