Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que sua marca deve apostar no eco-friendly?

19/12/2019 às 17:05 Marketing

Por que sua marca deve apostar no eco-friendly?

A sustentabilidade é uma das pautas mais importantes deste século. Promover um mundo mais sustentável é o nosso dever como seres humanos e como empreendedores.

Os consumidores já estão passando a ter um consumo mais consciente e estão mais exigentes em relação as marcas.

As questões sobre preservação do meio ambiente, inclui diversos temas como a procura de matérias primas renováveis e a diminuição do desperdício de recursos.

Essas mudanças não são mais uma tendência do mercado, elas já são a realidade e as marcas devem se adaptar aos novos tempos.

O que é eco-friendly?

O conceito de eco-friendly está sendo bastante falado nos últimos tempos. O termo significa em português, algo como “amigável ao meio ambiente”. E quando falamos em eco-friendly, falamos de tudo como produtos, serviços, políticas e ações.

Cada vez mais consumidores buscam comprar em marcas que estão buscando diminuir os danos ao meio ambiente.

Esse consumo consciente já é uma realidade em uma sociedade que vive numa guinada pró-sustentabilidade.

Consumir com consciência é uma maneira de se inteirar mais sobre o processo de criação de produtos e execução de serviços.

Os ativistas do setor analisam desde a origem de ingredientes, a métodos de produção, assim como a forma de execução de tarefas.

Promova métodos menos prejudiciais a natureza

Num exemplo clássico de eco-friendly, podemos citar a questão das sacolas plásticas. Através de uma lei, os supermercados estão obrigados a trocar sacolas plásticas por biodegradáveis.

Assim, esses materiais não são tão agressivos ao meio ambiente e se decompõe bem mais rapidamente do que as sacolas plásticas.

Esse exemplo se expande para todos os segmentos de produtos e serviços. O eco-friendly busca a troca de substâncias finitas, químicas e tóxicas por fontes renováveis e 100% naturais.

Além da questão da troca de produtos e matérias primas, o eco-friendly se preocupa com os meios de produção, assim também é necessário se preocupar em acabar com a escravidão, com as condições de trabalho e salários dos funcionários, entre outras questões trabalhistas e humanas.

A preocupação com a sustentabilidade é fundamental para os consumidores. Muitas empresas perdem credibilidade no mercado, quando ativistas descobrem que elas não honram o discurso pró-sustentabilidade.

Assim elas se encaixam no chamado greenwashing, conceito que explicaremos melhor abaixo.

Por isso, é importante ter consciência que o eco-friendly é uma questão séria e sua empresa será cobrada.

Então, a necessidade de se adaptar a formas mais conscientes de consumo, também gera a necessidade de honrar o discurso à risca.

Confira também: Por que ter uma loja virtual?

O que acontece com as empresas que praticam o greenwashing?

O greenwashing é um termo que busca caracterizar o falso discurso ideológico, que muitas marcas utilizam para manipular consumidores e conseguir aumentar suas vendas.

Assim, empresas continuam cometendo crimes contra o meio ambiente, mesmo pregando um discurso eco-friendly.

As marcas que não possuem seriedade com a questão ambiental são bastante prejudicadas pelos consumidores.

Elas costumam ser taxadas, de tal maneira, que elas perdem muitos clientes, por conta do greenwashing.

Qual é a importância do consumo consciente no Brasil?

Segundo uma pesquisa da consultoria Nielsen, cerca de 42% dos consumidores brasileiros já estão mudando seus hábitos de consumo para diminuir o impacto negativo no meio ambiente.

A pesquisa também indica que boa parte dos entrevistados busca saber a origem dos ingredientes dos produtos que compram e evitam compras produtos de empresas que fazem testes em animais ou sejam relacionadas ao trabalho escravo.

Para muitos consumidores, esses fatores são essenciais na hora da compra, e isso mostra que há uma necessidade gritante e uma cobrança para que as empresas se adaptem ao eco-friendly.

O consumo como um ato político

Muitas pessoas que adotam o consumo consciente se tornam ativistas da causa sustentável. Assim o consumo deixa de ser um hábito fútil e se torna um ato político.  

Isso mostra como as pessoas estão realmente preocupadas com o meio ambiente.

As pessoas que praticam o consumo consciente veem suas ações como uma contribuição positiva para o planeta, além de uma melhora na saúde e na qualidade de vida como um bônus pela progressiva mudança de hábitos.

Por isso, as empresas devem se importar com o eco-friendly, esse conceito já saiu do social e foi para o político.

E isso pode fazer com que a imagem de uma empresa seja positiva ou negativa no mercado atual. Empresas que ainda não se adaptaram ao eco-friendly são taxadas como ultrapassadas e grandes “vilãs” do planeta. É preciso mudar!

Como adotar o eco-friendly na minha empresa?

A mudança de atitude em sua empresa é o principal ato em prol do eco-friendly, mas isso deve partir de dentro para fora.

Lembre que falamos acima do greenwashing, termo usado para definir empresas que não pregam, mas não honram o discurso sustentável.

Por isso, o primeiro passo é conscientizar seus colaboradores, fazer reuniões com eles para estudar novas soluções, que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e que possam aumentar a qualidade de vida, e consequentemente, a produtividade do trabalho.

Uma excelente maneira de promover a mudança com assertividade é contratar uma consultoria.

Essas empresas possuem profissionais especializados, que conhecem e podem indicar opções de matérias primas, novas tecnologias, equipamentos e substâncias que diminuam o impacto negativo no planeta.

O mais importante dessa mudança é buscar alinhar a prática e o discurso, é isto que vale para os consumidores conscientes.

A marca deve agir com responsabilidade e ter um posicionamento rígido em prol da causa sustentável.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: