Por que o Google Analytics é muito importante para vender na internet?

07/10/2018 às 08:50 Marketing

Por que o Google Analytics é muito importante para vender na internet?

O web analytics é um dos meios mais efetivos de melhorar a estratégia de marketing de uma empresa na internet.

E uma das ferramentas mais utilizadas para a análise de dados é o Google Analytics, um programa gratuito do Google para que os usuários possam mensurar diversas métricas importantes de um negócio online.

O problema é que muitos empreendedores ainda desqualificam esse tipo de ferramenta por simplesmente acharem difícil, à primeira vista, de entenderem como ela funciona.

Isso mesmo! Muita gente desiste do Google Analytics depois de visualizá-lo apenas uma vez.

Como já dissemos em outros textos aqui no blog, usar a ferramenta é essencial para mensurar dados e fazer um diagnóstico real da situação de uma empresa no mercado digital.

Por que é importante coletar e analisar dados?

Hoje em dia, a grande maioria das empresas, independente de tamanho ou ramo buscam ter uma presença online significativa e aproveitar de todos os benefícios que a internet os proporciona.

Porém, do que adiantaria lançar um site, um aplicativo, um blog e ter perfis em redes sociais se você não sabe se está ou não atingindo o seu público-alvo.

Para chegar ao cliente e conquista-lo para fechar uma venda é preciso percorrer um caminho árduo e por isso quanto mais ajudar melhor.

É devido a essa necessidade que as ferramentas de web analytics como o Google Analytics são tão importantes para os empreendedores digitais.

Para medir o impacto de uma campanha de marketing, para acompanhar o andamento de um blog, entre outras ações é preciso usar esse serviço para conseguir ser mais assertivo em suas decisões.

A coleta, o armazenamento e a mensuração dos dados é extremamente importante para que sua empresa possa gerar insights valiosos e criar diferenciais competitivos perante os clientes.

Teste já 30 dias grátis do nosso serviço de Loja Virtual.

Qual é a importância do Google Analytics para os empreendedores?

Todos nós sabemos que o sucesso de uma estratégia de marketing é devido a tentativas e erros, principalmente os erros.

E como encontrar esses erros? Usando o Google Analytics é possível ter um panorama da efetividade do marketing de sua empresa e aí reparar possíveis falhas no planejamento.

Além disso, mensurar dados através da plataforma é um caminho para garantir que sua empresa não pare e invista mais em ações que se mostram altamente rentáveis.

Com isso, o Google Analytics é uma ferramenta de suma importância para qualquer negócio.

Os dados registrados no serviço servem como comprovação dos erros e acertos do seu time de marketing e assim tornam-se justificativas plausíveis para tomar decisões assertivas.

Através disso é possível reforçar ações efetivas, redirecionar investimentos e evitar desperdícios ou perda de dinheiro com ações que não atinjam o resultado esperado.

A intenção do programa é dar ao usuário todo o suporte para que ele tome suas próximas decisões sem ter nenhuma dúvida.

Confira também: O que é preciso saber antes de abrir um e-commerce?

O que é possível medir no Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta que permite medir várias das principais métricas de marketing para um negócio.

Através do serviço, é possível, por exemplo, calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) da última campanha de marketing digital de sua empresa.

Na ferramenta, você encontrará todas as informações necessárias para isso como taxas de conversão, estimativa de vendas e dados referentes a cada canal de comunicação de sua empresa.

O Analytics não deve ser tido como uma “simples ferramenta de monitoramento de dados”.

O programa deve ser tratado como um serviço poderoso que pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado, começando a reduzir custos, melhorar os pontos fracos e apostar nas ações corretas para crescer.

No programa é possível medir métricas importantes para quem produz conteúdo para a internet, como estas aqui: número de visitas em uma página, número de visitantes únicos, taxa de rejeição, páginas mais visitadas, tempo por sessão no site, número de novos usuários, entre outras.

Isso pode ser conseguido em várias plataformas, seja com o Google Analytics acompanhando o seu site ou o aplicativo de sua empresa.

A ferramenta consegue coletar e lhe dá meios para mensurar os dados através de relatórios intuitivos.

Quem tem uma loja virtual e criou um blog para gerar autoridade online, por exemplo, pode notar através do Google Analytics se o tráfego gerado no e-commerce vem de anúncios pagos, de redes sociais, é direto ou é por conta da estratégia de SEO do blog.

Assim, é possível investir no que dá mais certo e poupar tempo e dinheiro.

Quem tem um portal de conteúdo pode, por exemplo, ver quais foram as páginas mais visitadas e quais foram as rejeitadas, podendo redirecionar o conteúdo para algo mais assertivo na próxima reunião de pauta.

Falando em vendas, é possível medir como o cliente se comporta dentro de sua loja virtual, qual é o valor médio do pedido, quais são os produtos mais comprados, qual é a taxa de conversão do e-commerce, quanto tempo o cliente demorar em seu site, entre outras métricas importantíssimas para tornar uma loja virtual mais agradável para compra.

Como aproveitar todos os benefícios do Google Analytics?

A ferramenta é bem fácil e intuitiva, sendo gratuita e com versão em português disponível.

Para dar certo, o mais recomendado é que você consiga traçar objetivos claros e principalmente, mensuráveis e alcançáveis, para que você possa coletar e analisar os dados da forma correta.

Assim, você irá identificar quais são as métricas mais importantes para serem medidas e quais são os próximos passos para levar o seu negócio ao sucesso.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: