Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que investir em Outbound Marketing?

21/09/2018 às 19:09 Marketing

Por que investir em Outbound Marketing?

De uns tempos para cá, muitos empreendedores têm associado cada vez mais as ferramentas de Outbound Marketing com o uso de telemarketing e spam para atração de clientes. Isso está errado!

Essa afirmação errônea pode fazer empresas perderem boas oportunidades de gerar mais oportunidades de negócios. Mesmo com o inbound marketing como principal forma de atração de clientes, ter uma estratégia de outbound marketing é importante, principalmente, para empresas do segmento B2B (transações entre empresas).

Antes de listar os motivos para que sua empresa invista em outbound marketing, vamos falar um pouco mais sobre o que é de fato hoje esse gênero do marketing.

O Outbound Marketing se caracteriza por ser uma estratégia de marketing tradicional. Em outras palavras, você não tenta atrair o cliente através de conteúdo e autoridade na web, como acontece no inbound marketing, mas você faz propaganda de sua empresa e tenta fechar novos negócios.

É por isso que esse tipo de marketing é facilmente ligado a telemarketing, comerciais de TV, rádio, anúncios na internet, entrega de flyers, etc.

Esse investimento em mídias offline antigamente era justificado por ser o único meio de entrar em contato direto com seu cliente.

No início do século XXI, as grandes empresas prevaleciam por serem as únicas com recurso para bancar investimentos de produção e veiculação de comerciais em emissoras de TV aberta, por exemplo.

Com a disseminação da internet no país, o inbound marketing tomou esse espaço e fez com que o outbound marketing entrasse em declínio.

Muitas empresas hoje investem em outbound marketing à moda antiga, mas existem diversas outras maneiras de conseguir atingir o seu cliente através de ferramentas outbound que não se assemelham tanto aos meios do marketing tradicional.

A principal diferença é que antigamente o outbound marketing atuava apenas de forma manual.

Por exemplo, uma empresa entregava flyers em relação a uma liquidação de seus produtos e parte do público que recebia considerava o panfleto e fazia uma compra.

Hoje em dia, existem outras maneiras de realizar atividades de prospecção de clientes através de ferramentas online focadas em outbound marketing que podem diminuir a inefiência e fazer com que sua empresa gere mais leads.

Com isso, o retorno sobre o investimento (ROI) de uma estratégia de outbound marketing passou a ser melhor identificável, já que ganhou indicadores confiáveis que podem otimizar o processo de vendas da sua empresa.

Confira quais são os principais motivos para montar uma estratégia de outbound marketing para o seu negócio:

Liberdade de escolha!

Quem é o responsável por entrar em contato é você, isso lhe dá a oportunidade de escolha. Sendo assim, se você definir um público-alvo assertivo, traçando o perfil ideal de cliente, fazendo uma boa pesquisa de mercado, a chance de vender será maior.

No caso de investir em marketing digital, você cria conteúdo e gera autoridade esperando atingir em cheio o seu perfil de clientes, mas muitas vezes isso não é possível, o que acaba gerando uma taxa de conversão de leads baixa.

Através de um mapeamento de mercado e de testes, é possível pôr em prática uma estratégia de outbound marketing que consiga entrar em contato e oferecer soluções interesses para usuários que realmente tem interesse em seus serviços.

Num exemplo prático, digamos que você tenha uma empresa de telefonia e percebe que tem uma boa fatia de usuários pré-pago que gastam um dinheiro semelhante mensalmente ao de planos controle de sua empresa.

Você pode listar todos esses consumidores, entrar em contato e oferecer planos controle com desconto, que gerem mais facilidade e mais benefícios para os usuários.

Com certeza, alguns deles vão achar a ideia proveitosa e fechar um novo plano telefônico. Entendeu a ideia?

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Resultados previsíveis

Tendo liberdade de escolha para entrar em contato com clientes de perfil ideal, você também terá a possibilidade de prever os resultados.

A estratégia de outbound marketing gera uma expectativa que pode ser alcançada ou não.

Porém, após algumas ações de outbound, sua empresa já terá uma média da taxa de conversão e poderá prever as receitas, sabendo o quanto de resultado oferecer uma nova oferta para alguns clientes pode ajudar.

Ter uma previsibilidade em resultados é muito importante para manter sua empresa nos trilhos e desenvolver métodos para consolidar o seu negócio e se manter estável em seu mercado, sem correr grandes riscos.

Também dá para mensurar e melhorar os resultados

Assim como acontece no inbound marketing, as novas ferramentas de outbound marketing como o webscraping, por exemplo, fornecem todos os dados necessários para uma análise completa da estratégia.

Diferente de um comercial de TV que você dificilmente sabe o real alcance, essas ferramentas tornam possível a mensuração de resultados.

E como o outbound marketing também incentiva o contato direto com o cliente, é possível notar os principais motivos para o fechamento de novos negócios e a rejeição por parte dos clientes.

Dessa maneira, é possível melhorar a abordagem da sua equipe de atendimento e garantir que os resultados possam aumentar com o decorrer de novas tentativas.

Conclusão

Bom, acreditamos que resumimos neste texto, os motivos para você reunir sua equipe e montar uma estratégia de outbound marketing eficiente.

Quem quer crescer no mercado digital precisa agir em todas as áreas possíveis.

Pesquise bastante sobre as ferramentas e faça uso delas, aumente suas vendas se aproveitando também do que estratégias de outbound marketing podem oferecer as ua empresa.

Não aceite sua condição de mercado, é hora de usar tudo o que é possível para o crescimento do seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: