Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que hackers também atacam sites pequenos?

22/09/2018 às 22:09 Hospedagem de Sites

Por que hackers também atacam sites pequenos?

Com o crescimento dos ataques virtuais, se tem percebido que os hackers não têm como único foco a invasão a sites com grande volume de tráfego, pelo contrário eles também gostam de hackear sites pequenos.

E por que isso acontece? Bom, geralmente os sites mais novos tendem a ser os mais desprotegidos. Até por conta do tráfego baixo, muitos empreendedores não se preocupam o quanto deveriam em cuidar da segurança de seus sites.

É de praxe para todos, que é preciso estabelecer uma política de privacidade e meios de segurança para eliminar frequentemente todas as brechas possíveis que possam ser usadas por criminosos virtuais.

Para os hackers quanto maior a facilidade para uma invasão melhor. Geralmente os principais interesses deles estão ligados ao roubo, o mal-uso ou a exposição de dados importantes.

Seguindo essa linha uma loja virtual pequena que esteja desprotegida, por exemplo, pode chamar mais atenção do que um grande e-commerce com um poder notável de segurança.

Qualquer loja ou site comum onde se troquem informações pessoais, sejam eles sites de compras, sites de assinaturas ou mesmo simples oferta de materiais ricos pode causar interesse nos hackers.

Por que houve um aumento no número de ataque a sites pequenos?

Diferente do que muitos pensam, o que atrair os hackers não são o tamanho, a relevância ou o volume de tráfego de um site. O que atrai criminosos virtuais são as brechas e as possibilidades que elas podem gerar para cometer os crimes.

Além do roubo e exposição de dados, muitos hackers também possuem uma ideologia por trás de seus atos.

Conhecido como hacktivismo, os hackers podem usar o site para expandir o alcance de alguma mensagem que eles consideram importantes.

Além disso, é possível incentivar o roubo de informações de cartões de crédito, por exemplo, e ganhar dinheiro como anúncios mal-intencionados e páginas de phishing (páginas falsas usadas para obter dados dos usuários).

Estes são apenas alguns dos principais motivos para a intensificação dos ataques sobre sites menores. Muitas vezes, os hackers estão atuando dentro do seu servidor e você não consegue notar por conta do baixo nível de segurança do sistema.

Em outras palavras, os hackers podem usar o seu próprio site contra você e gerar desconfiança em seus clientes, prejudicando-os de maneira irreversível.

Esses métodos garantem o que os hackers mais procuram: dinheiro (através de golpes) e exposição de suas mensagens.

Confira também: mariadb!

Como os sites pequenos são hackeados?

Com o crescimento das soluções de segurança no mercado, é lógico que os hackers também estão se reinventando e criando mais formas para facilitar a invasão e o controle de sites.

Tudo começa por um “pente fino” na web para que sites mais vulneráveis sejam encontrados.

A partir daí, os hackers começam a tentar quebrar a barreira de segurança de sites que já estão desprotegidos, o que não é difícil.

Os principais motivos para os hackers são as vulnerabilidades dos servidores e a facilidade para controlar as ações do sistema.

Geralmente, sites que não são atualizados frequentemente criam acidentalmente várias brechas de segurança e por isso são alvos fáceis para os hackers. Se o seu site não tiver atualizado em questão de segurança utilizando de softwares recentes e com servidor atualizado, é possível que ele seja o escolhido para uma invasão hacker.

Sobre os Protocolos de Segurança

Os protocolos de segurança quando desatualizados são facilmente ultrapassados por criminosos virtuais e ajudam bastante na hora da realização de ataques.

Já no caso de facilidade para controlar o sistema, podemos citamos o uso de senhas e logins fáceis.

Em todos os procedimentos de segurança na web, uma das dicas é que senhas e logins sejam atualizados frequentemente para evitar que os hackers possam se utilizar de programas que consigam burlar o acesso a um servidor.

A implementação de um troca trimestral de senhas, por exemplo, pode impedir que os hackers encontrem grande facilidade em entrar no seu site pela “porta da frente”.

Existem muitas ferramentas que ajudam na criação de senhas fortes e evitam falhas de autenticação do sistema.

Fora este tipo de ataques, os hackers também costumam instalar scripts que permitem que eles utilizem recursos do seu site sem que você perceba e isso pode gerar spam, além de páginas de phishing, como já citamos acima.

Como evitar que o meu site seja hackeado?

Para evitar ser hackeado é preciso estar atento a todas as medidas de segurança possíveis para deixar o seu site imune a ataques virtuais. A primeira dica é que você faça a atualização constante do seu servidor.

Essa atualização pode evitar que o seu sistema crie brechas que possam ser aproveitadas por hackers.

Ao atualizar temas, plugins e outras ferramentas do seu site faz com que seu site esteja sempre com as soluções de segurança mais atuais.

É sempre bom lembrar que cada nova atualização de segurança traz consigo novos recursos para brecar antigos tipos de ataques hackers.

Isso explica o por que é tão importante estar sempre atualizado, as ameaças virtuais se renovam com uma frequência assustadora.

Como já dissemos acima, crie senhas e logins e fortes e os troque com frequência. Muitos hackers usam programas para tentar descobrir essas informações e a atualização constante delas torne o seu site mais seguro.

Outra dica: se mantenha alerta! Use todos os meios de segurança possíveis para reforçar o seu site.

Desde plugins até softwares que tenham como foco evitar que seu site seja alvo de um ataque hacker.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: