Por que devemos usar um site responsivo?

Por que devemos usar um site responsivo?

Categoria: Blog

07/09/2016 às 08:52

Por que devemos usar um site responsivo?

 

Site responsivo, o que isso significa na prática? Faz diferença ou não na minha página? Muita gente se pergunta quais são as reais vantagens de investir nessa técnica que está cada vez mais alta e que afeta a publicação de forma direta, sobretudo quanto ao tráfego e os acessos – que todo mundo deseja que seja sempre constante.

Neste artigo, falaremos a importância de usar um site responsivo e como isso influencia diretamente em sua estrutura, na quantidade de visitas e no sucesso, claro. Acompanhe e saiba mais!

 

O que é site responsivo?

Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer plataforma, com resolução para todos os dispositivos, garantindo a total acessibilidade ao usuário. É um ponto fundamental no desenvolvimento que visa que tanto estrutura quanto layout sejam utilizados e visualizados sem maiores problemas.

Provavelmente você já deve ter entrado em alguns sites pelo smartphone e em muitos casos ocorreu lentidão, a página não carregou ou o layout é tão ruim que não redimensiona à tela, e então você precisou dar zoom para ler alguma informação. Esse é um exemplo claro de uma plataforma que não se preocupa em proporcionar uma boa experiência ao usuário mobile, o que gera pouca credibilidade.

É fato que hoje em dia os dispositivos móveis estão em total ascensão e ultrapassando o acesso de desktop e notebook. As pessoas estão cada vez mais interessadas em opções práticas, rápidas e que fiquem totalmente disponíveis, por isso preferem o acesso à internet por meio de tablets e celulares.

Desconsiderar esse fator tão importante e que tem sido tema recorrente no projeto de muitos desenvolvedores e especialistas é ‘dar um tiro no pé’ e ir contra a maré. Nesse caso, porém, ser o ‘diferente’ pode custar muito caro para seu negócio online, com a perda de muitas oportunidades além do acesso dos usuários. A ideia é usar cada vez mais essa forte tendência que, com certeza, ainda renderá muitos frutos futuramente.

 

Design responsivo x Design móvel

Esse é um ponto que muita gente confunde. Embora pareçam bem semelhantes, os dois termos têm uma diferença básica. No primeiro caso, o design responsivo precisa apenas que seu site seja codificado para exibição e adaptação a qualquer tipo de tela. Ou seja: é aquela página que você acessa sem problemas pelo smartphone e que carrega normalmente caso você tenha clicado por uma rede social, como o Facebook, por exemplo.

Já o design móvel é uma solução exclusiva para dispositivos móveis. Funciona como uma aplicação separada que é desenvolvida especialmente para celulares e similares, como acontece com muitos sites conhecidos – as redes sociais em si: Facebook, Twitter, Google Plus, entre outras.

Muitas páginas vão além do convencional e garantem uma melhor experiência ao internauta com essa ação, que geralmente gera um subdomínio (m.twitter.com – esse ‘m’ refere-se ao mobile). Nesse caso, é primordial contar com um bom programador para não ter problemas, já que é bem peculiar e muda de acordo com o tipo do site.

Mas, por que preciso investir rapidamente nessa tendência que está crescendo muito? Bom, se você ainda está na dúvida, confira alguns motivos e entenda a importância de um site responsivo:

Crescimento do acesso à internet por smartphones e aparelhos móveis

É um fato que não é surpreendente assim, basta observar o dia a dia das pessoas para perceber o quanto elas estão ligadas às redes sociais e internet por meio de celulares, ainda mais nos momentos de lazer ou para passar o tempo.

Só para ter uma ideia, mais de 50% dos brasileiros acessam a web usando smartphones e mais da metade das pesquisas do Google realizadas no ano passado foram por dispositivos móveis. Dá para deixar isso de lado? Jamais! Esse é o principal motivo para a criação de um site responsivo que seja acessado e visto por todo esse público. O surpreendente, porém, é que muitas empresas  ainda não levam esses números a sério e não possuem um site pronto para qualquer aparelho.

 

Maior velocidade e melhoria da experiência ao usuário

Como já dissemos, ninguém merece entrar em um site pelo celular e demorar demais para carregar, além do layout que não redimensiona à tela e estrutura ruim, lenta e que não atende as ações básicas de navegação. A taxa de rejeição aumenta e dificilmente o usuário dará crédito à página em questão, não é? Pois então, isso não acontece em um site responsivo e pronto para atender essas necessidades. O acesso fica otimizado e perfeito para qualquer internauta!

 

Otimização com as redes sociais e SEO

Se as pessoas estão usando smartphones e tablets para acessar a internet, grande parte das visitas compreendem às redes sociais. No Facebook, por exemplo, ela pode seguir sua página e entrar diretamente na matéria divulgada, de maneira fácil e sem problemas. Por isso, as mídias têm papel fundamental no desenvolvimento de um site responsivo.

Além disso, o SEO pode ser otimizado, com a melhoria do ranqueamento da página pelos buscadores, já que não há possibilidade de muitos erros como ocorre nos métodos tradicionais. Sites responsivos, ainda mais com design móvel, são altamente eficientes e tem um ótimo desempenho.

 

Adaptação e facilidade para mudanças

A tecnologia muda muito rápido, assim como os interesses do público e a internet como um todo. O que pode ser novidade hoje, amanhã cai e no outro dia fica em alta novamente, bem como outras maneiras criativas e mais eficientes das que existem atualmente.

Estar sempre ligado nas tendências e no que funciona é primordial para facilitar mudanças e adaptações. Pense que já há algo além do site responsivo sendo desenvolvido, por isso, não dá para ficar atrás! Novos dispositivos e formas de conexão são criados sempre, então, é melhor estar em todos e garantir a visibilidade do seu site em qualquer meio.

Quer tornar seu site mais responsivo? Fale com o desenvolvedor, ou então, pesquise na internet uma infinidade de plugins, sistemas e ferramentas ideais para isso. É bem prático e mais fácil do que você imagina! Tem alguma dúvida? Deixe um comentário! Boa sorte e

Até mais!

 

Talvez você goste

Top