Por que a foto de perfil do LinkedIn é importante?

27/12/2017 às 20:30 Redes Sociais

Por que a foto de perfil do LinkedIn é importante?

Diferente do que muitas pessoas pensam, aquele ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras” é completamente verdade. Por isso, é preciso escolher bem as fotos de perfil de todas as suas redes sociais, em especial do LinkedIN.

Mas porque a imagem do perfil é tão importante na internet? Simplesmente, porque é o nosso “cartão de visitas”, ou seja, é a primeira coisa que outros usuários, neste caso recrutadores e outros profissionais do seu setor irão ver ao entrarem em seu perfil.

Nos dias ninguém busca informações suas na guia “Sobre” das redes sociais. Primeiro, os usuários analisam sua foto de perfil e se acharem interessante é que vão olhar o conteúdo que você posta e quiça curtir ou lhe seguir nas redes.

Gostando ou não, temos que admitir que somos julgados pela capa. No LinkedIN essa regra também vale e isso pode ser determinante para conseguir aquele trabalho dos sonhos, o que já é mais do que um motivo suficiente para você prestar bastante atenção em sua foto de perfil.

Reunimos algumas dicas importantes para que sua foto de perfil no LinkedIN seja perfeita, passando uma boa primeira impressão para os recrutadores, confira:

É óbvio, mas para reforçar, só você deve estar na foto!

Muitas pessoas colocam fotos ao lado de família, namorado e amigos nos perfis de redes sociais. Bom, isso não é aconselhável, principalmente na foto de perfil do LinkedIN. Por isso evite a presença de outras pessoas na foto.

Tenha em mente que o objetivo da foto é vender a sua imagem. Montar uma boa foto é essencial para chamar a atenção de recrutadores.

Não use selfies no LinkedIN

As já populares selfies não são aconselhadas para o perfil do LinkedIN. Por ser uma rede social profissional é preciso se mostrar o mais correto possível para que você consiga vender a sua imagem profissional, se destacando para concorrer a novas vagas de trabalho ou fazer parceria de negócios.

Além disso, as selfies são fotos que tiramos de nós mesmos e muitas vezes precisam fazer algumas manobras que não nos colocam na melhor posição e ângulo para tirar uma foto de boa qualidade. Por mais que você não tire uma foto em estúdio, peça para que um amigo ou família tire a foto para você.

Assim você vai conseguir encontrar uma boa posição para tirar uma boa foto. A pessoa que baterá a foto também pode te ajudar bastante, dando dicas e opinando sobre a qualidade das fotos. As selfies também transmite um certo desleixo, dando ao entender que você não se preocupa tanto com a sua imagem. Isso pode fazer com que os recrutadores passem sem prestar atenção ou considerar o seu perfil.

O ideal neste caso é ir a um estúdio e tirar a foto com um fotógrafo profissional.Como isso nem sempre é possível, o principal é que esteja bastante confortável e passe naturalidade na foto de perfil do LinkedIN, o que se pode conseguir com um pouco de capricho.

Use fundos neutros

Lembre-se sempre que o principal objetivo de sua foto de perfil é vender a sua imagem. Então, o mais recomendado é usar fundos neutros para registrar as imagens. Isso porque os recrutadores não se importam onde você esteve, além do que um fundo chamativo pode tirar a atenção do foco principal: VOCÊ!

Não adianta nada tirar uma foto com uma belíssima paisagem de fundo, se ninguém prestará atenção em você. Usar um fundo neutro é o mais indicado, já que foca em sua imagem e também dependendo da cor pode ajudar na iluminação e na composição da foto.

Confira também dicas para se tornar um blogueiro.

Evite poses sensuais e sorria!

Como o foco é chamar a atenção de profissionais que podem lhe dar um emprego ou entrar em parceria com sua empresa, é ideal que sua foto seja coerente. Para isso, você não precisa estar sério, afinal você não está tirando uma foto para sua carteira de motorista ou de identidade, mas você deve evitar posições sensuais ou olhares atrativos, pois eles podem passar a mensagem errada.

Além de cuidado com as caras e poses, também é importante prestar atenção as roupas usadas, para evitar atrair pessoas más intencionadas. Segundo pesquisas, sorrir em fotos mostra que você é uma pessoa influente e confiável, ao contrário do que se faz parecer. Uma foto mais séria também pode lhe fazer perder chances de emprego, dependendo de como ela irá ser avaliada pelos recrutadores.

Tirar uma foto séria pode lhe caracterizar como uma pessoa de cara fecha, o que pode influenciar na forma de pensar das outras pessoas, que podem considerá-lo incapaz de realizar o trabalho em questão, somente por olharem a sua imagem.

É preciso transmitir que você é uma pessoa agradável e tranquila, e claro, que está disposta a encarar novos desafios em sua carreira profissional. Outra dica é sorrir de forma natural, o sorriso não pode parecer forçado, isso também chamará a atenção dos usuários. Seja o mais autêntico possível na hora do registro da imagem.

Atualize sua foto com certa frequência

Todos nós temos nossas fotos preferidas, que se pudéssemos escolher seriam as que estampariam nossos perfis nas redes sociais, não é mesmo? Porém, no LinkedIN, isso é um problema, aliás no geral. É preciso atualizar sua foto de perfil, pelo menos duas vezes no ano.

Isso porque é preciso ter uma foto atualizada em seu perfil. É muito importante renovar suas fotos de perfil com certa frequência, já que nossa aparência vai mudando com o passar do tempo. Simples detalhes fazem diferença e podem ajudar as outras pessoas a identificá-lo da melhor forma possível.

Então, mude com frequência, sempre que perceber que suas características mudaram. No caso dos homens, é possível que você tenha engordado ou emagrecido, tenha deixado a barba crescer, entre outros motivos. Em relação as mulheres, isso é ainda mais comum, já que estas costumam mudar de visual de tempos em tempos, mudando a cor do cabelo, penteado, apostando numa nova maquiagem, etc.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça o nosso serviço de Hospedagem com WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: