Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Plugins de classificados WordPress: criando um site de classificados

13/02/2021 às 09:23 WordPress

Plugins de classificados WordPress: criando um site de classificados

A criação de sites é um assunto muito procurado pelos iniciantes no mundo de classificados, isso porque um site de anúncios trás muito resultado e possui chances de alcance cada vez mais altos. O WordPress é atualmente, uma das maiores e principais plataforma de construção de sites e blogs, portais e e-commerces. Se você não sabe o que é WordPress, leia até o parágrafo seguinte

Ele é um CMS – Content Management System – ou em português “Sistema de Gestão de Conteúdo”. O sistema é muito fácil de mexer e isso é o que tornou muito popular. Qualquer pessoa ou empresa pode criar blog ou mesmo criar um site utilizando uma hospedagem com WordPress, sem que necessariamente tenha conhecimentos avançados em linguagem de programação.

Se você tem interesse em saber como criar um site, e como conseguir administrá-lo de forma rápida e eficaz, continue por aqui. Confira abaixo:

Preparando o sistema do site

Antes de tudo é muito importante que você tenha instalado corretamente o CMS WordPress no seu servidor de hospedagem. Agora nós vamos utilizar a versão gratuita do tema Astra, você pode utilizar um de acordo com suas preferências. Ele será usado com objetivo único de criar uma página inicial que tenha um site de classificados.

Instalação de tema

Se você ainda não sabe como instalar um tema no WordPress, ensinaremos brevemente. Depois que você tiver instalado o WordPress corretamente, abra o painel de controle através da url / WP-admin para realizar a instalação do tema no sistema. Para conseguir fazer isso você deve ir ao menu Aparências e depois em Temas. Agora vá na opção Adicionar Novo, você pode enviar o tema caso estiver ele baixado em algum local de armazenamento do computador, ou poderá buscar pelo tema na base de dados do próprio wordpress.

Basta digitar o nome do tema que você deseja no campo Pesquisar Tema, clicar em Instalar e depois aguardar. Ao concluir a instalação clique em Ativar.  E pronto o tema estará instalado em seu site de anúncios e ativado.

Você mesmo vai conseguir notar que seu site WordPress já vai passar a ter o novo visual do tema.

instalando tema no wordpress

Plugins Classificado wordpress

A instalação do plugin classificado WordPress é muito utilizado para adicionar novas ferramentas no site. Sendo assim, para podermos adicionar uma funcionalidade em um site de classificados vamos utilizar plugins.

A lista de plugins para WordPress são enormes, existem milhares que podem realizar funções diferentes e úteis em um site de anúncios. Por exemplo o plugin AWPCP é uma versão gratuita e disponibiliza diversas funções, e possui uma interface fácil para se entender mesmo por usuários iniciantes.

Para conseguir instalar o plugin é muito fácil, vá até o painel de controle do seu WordPress e depois em Plugins. Após entrar vá em Adicionar novo, o processo é muito parecido ao de instalação de temas. Pesquise o nome do plugin que você deseja adicionar, depois você deve clicar em Instalar Agora.

Depois da instalação clique em Ativar, depois de ativado ele irá te recomendar algumas aplicações extras. Você não é obrigado a aceitar nenhuma delas, isso fica a seu critério.

Agora que o plugin foi instalado e ativado, a página de classificados já fica praticamente pronta. Mas calma ainda vamos te explicar sobre as funcionalidades ao decorrer do tempo.

Configuração geral do site

Durante a instalação do WordPress é bem provável que você já tenha feito grande maioria das configurações. Mesmo assim você deve acessar o painel de configurações e ir em configurações gerais, agora você poderá alterar o fuso horário, formato de data e hora, entre outras alterações.

Ao finalizar as alterações você deve clicar em Salvar Alterações. Já nas configurações da escrita você não precisa realizar nenhuma alteração, a menos que você ache necessário. Na opção de configuração de leitura você pode alterar para que sua página inicial seja a página do classificado. O plugin criou essa página quando foi instalado, agora você pode utilizá-lo como página inicial.

Em Sua Página inicial você deve selecionar a opção uma página estática e depois a página classificada é marcada. A página de posts também pode ser alterada caso você queira, e outras opções de informações sobre postagens e indexação do site também podem.

A opção “Evitar que mecanismos de busca indexem este site", pois pode fazer que seu site não seja encontrado pelo mecanismo de busca como o próprio google. As configurações de discussão e mídia também não precisam ser alteradas, a opção de configuração de privacidade também pode se manter padrão do próprio site.

Posteriormente você poderá fazer uma série de alterações, por exemplo, configuração de aparência, configuração de cabeçalho e rodapé, configuração da página, entre outras alterações.

Criando categorias e Widget

Depois de realizar todas as configurações e alterações básicas, você deve dar início na criação de categorias para o seu classificado. O uso delas não é obrigatório, porém o uso delas é muito interessante e mais fácil para os usuários navegarem na página.

Portanto, recomenda-se que você utilize e acrescente as categorias, que poderão ser utilizadas como uma maneira de filtragem e organização do anúncio classificado. Para criação vá ao menu de administração de classificados, e selecione a opção Categorias.

Uma página será aberta contendo as categorias que já existem, e será possível ver a opção com as Categorias para adicionar uma nova. A única que vai estar adicionada é a Categoria Geral que vem adicionada de forma padrão na instalação do plugin. Para criar uma nova adicione um nome e uma descrição e salvar, elas podem ser editadas quando necessário.

Adicionando anúncio de classificado no site

Para que você possa adicionar um anúncio, existe duas principais formas. Uma delas é adicionar pelo painel de controle:

  1. Pelo painel de admin você pode gerir os anúncios através da opção “anúncio Classificado", assim você poderá administrar e adicionar um novo classificado. Clique em adicionar novo e siga os itens pedidos para poder anunciar, descrição, título e outros.
  2. A segunda maneira é adicionando pelo próprio site, ele seria em formato que o público poderia adicionar ou editar seus próprios anúncios através do site, sem a necessidade de acesso ao painel do WordPress.

Conclusão

Após esse passo a passo, você ó precisa contratar uma hospedagem WordPress para começar a criar seu site! Aproveite e confira mais dicas de WordPress no blog da ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: