Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Os desafios do profissional de Business Intelligence

28/03/2018 às 21:00 Hospedagem de Sites

Os desafios do profissional de Business Intelligence

Não há dúvidas de que a inteligência de negócios é uma especialização muito valorizada pelo mercado. Nesse mundo globalizado digital, o bem mais precioso é a informação. As empresas estão buscando, cada vez mais, dados reais para auxiliarem nas tomadas de decisões estratégicas para o negócio.

Devido a essa crescente necessidade, torna-se indispensável a existência de processos inteligentes e automatizados que garantam a entrega da informação de maneira segura e confiável. Através desse artigo, você vai conhecer quais são os principais desafios do profissional de BI e quais devem ser as suas competências para ter sucesso na profissão. Leia até o final e saiba mais.

Desafios do profissional de Business Intelligence

As organizações precisam de informação para se manter competitivas e entregar valor para seus clientes e parceiros, pois isso é o que mantem todo o negócio. Contudo, para que seja possível gerar informação segura e de qualidade o profissional de BI enfrenta alguns desafios nessa profissão e precisa se atentar quanto ao seguintes problemas.

  • Cultura geral da organização;
  • Singularidade do negócio;
  • Entendimento das principais necessidades da empresa;
  • Múltiplas origens de dados;
  • Diversidade das tecnologias usadas;
  • Disponibilidade dos usuários;
  • Investimento em tecnologia;
  • Segurança das aplicações;
  • Conformidade com órgãos reguladores;
  • Soluções que não utilizam padrões de mercado;
  • Necessidade de integrações com diversas soluções legadas na própria organização e de parceiros;
  • Problemas na definição do escopo dos projetos relacionados aos requisitos de negócio e arquiteturais;

Perfil comportamental do profissional de Business Intelligence

Se você se interessou pela área e deseja se tornar um profissional de BI, precisa desenvolver algumas habilidades se quiser se dar bem na profissão. Veja algumas delas e comece logo a se preparar para enfrentar todos os desafios.

Comunicação

Saber se expressar com bastante clareza e entender quais são os pontos cruciais para o sucesso. Saber definir corretamente as premissas necessárias para execução das atividades, além da habilidade para comunicar e definir escopos e riscos. Leia nosso post sobre como criar blog.

Pacificador

O analista de BI tem uma tarefa árdua dentro da organização. Ele é a pessoa capaz de traduzir a regra de negócio para o mundo técnico, de uma forma clara. É também é o responsável por alinhar as expectativas de quem paga o projeto com quem usa as aplicações do mesmo.

Liderança

O profissional de Business Intelligence precisa ter perfil de liderança, pois é ele quem irá direcionar as possíveis soluções e conduzir as pessoas envolvidas. Deverá dar posicionamentos adequados e seguros, além de orientar a equipe e demais áreas interessadas. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

Conhecimento técnico: o analista de BI deve ter conhecimento técnico abrangente e não apenas conhecer o desenho da solução. Ele também é responsável por garantir que a solução seja desenvolvida da melhor maneira possível e com a tecnologia adequada para isso.

Atitude

O profissional de BI não pode ser um mero contribuinte ou participante, pois ele é quem deve fazer as coisas acontecerem da melhor maneira. O analista é que deve possuir o raciocínio lógico, definir processos e desenhar modelos de soluções.

Competências

Todoprofissional que deseja se tornar um renomado analista de BI precisa ter em mente quais são as competências técnicas que mais serão exigidas para esse cargo. Veja quais são elas e se você se identifica com alguma.

Produzir resultados técnicos e de negócio satisfatórios

Oprofissional de Business Intelligence não pode contentar-se com resultados que não sejam satisfatórios para a empresa e deve sempre buscar a melhoria constante dos mesmos. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site.

Possuir visão estratégica de negócio

Alinhar o que as áreas de negócio das organizações esperam de um analista de BI é um dos maiores desafios da carreira. Entregar soluções que agreguem valor e estejam devidamente alinhados para suportar os processos de negócio primário das empresas, deve ser o seu principal objetivo.

Enfrentar os problemas gerados no projeto: o profissional de BI não deve ter medo dos problemas gerados nos projetos de solução. Ele deve sempre encará-los de frente, avaliando suas possíveis causas, bem como sugerir possíveis soluções definitivas ao longo de todo o projeto.

Influenciar, Colaborar e Democratizar Decisões

O analista de Business Intelligence deve saber ouvir sua equipe a respeito da construção de uma arquitetura de solução. O envolvimento de toda a equipe é fundamental, pois todos precisam acreditar e entender claramente aquilo que será proposto. Contudo, mais de uma solução surgirá para escolha, e é nesse momento em que o analista precisa guiar a equipe para que a escolha feita seja a mais certeira possível.

Inovação: o analista de BI sempre deve estar aberto para as inovações e tendências de mercado. Ele deve acompanhar de perto todas as tendências tecnológicas lançadas. É importante que ele saiba quais são os componentes de solução estão em alta, quais se tornaram obsoletos e quais devem ser evitados na construção de uma arquitetura de solução.

Buscar aprendizado contínuo

Esse profissional deve estabelecer mecanismos de feedback para identificar quais são as áreas de conhecimento que precisam de ajustes. Além disso, o analista de BI nunca deve achar que sabe tudo e que não precisa aprender mais nada. Se ele pensar dessa forma, certamente não vai sobreviver a esse competitivo mercado de trabalho.

Aceitar a utilização de sistemas legados: As empresas atuais já possuem uma infraestrutura de açoes diversificadas. O analista de Business Intelligence deve conhecer bem todos os produtos de mercado para as diversas soluções existentes.

Conclusão

Você deve ter percebido que os desafios do profissional de Business Intelligence são enormes.  O sucesso do analista de BI está na sua busca por conhecimento e aprimoramento. Pode-se afirmar que a profissão de analista de BI se encontra no topo da pirâmide e que exigirá muita dedicação, conhecimento técnico e iniciativa, pois essa é uma das carreiras mais cobiçadas na atualidade.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Conte com nossa empresa com o que precisar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: