Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que são os domínios expirados?

04/01/2018 às 23:10 Hospedagem de Sites

O que são os domínios expirados?

Se você tem ou já teve um negócio online, sabe da importância do domínio para sua marca. Mas o que é domínio? Trata-se de um nome que serve para localizar você ou sua empresa na internet, ou seja, é a base de toda sua identificação profissional no mundo virtual. Você sabia que o domínio tem prazo de validade e pode expirar se não for renovado? Quando isso acontece, o domínio fica expirado. Se você quiser saber mais informações sobre esse assunto, leia esse artigo até o final e aprimore seus conhecimentos. 

O que são domínios expirados?

Domínios expirados são aqueles que não foram renovados por vários motivos. Seja por mero esquecimento do proprietário do site, mudança de nome ou até mesmo o fim do projeto. Se você tem um site de um negócio online, não deve esquecer de renovar anualmente o seu domínio para que sua marca continue cada vez mais consolidada no mercado virtual.

Para exemplificar a importância de um domínio, basta saber que ele está presente em praticamente tudo na internet. Um exemplo mais comum de domínio é: sua contato@seuproprionome.com.br. É possível comprar domínios que estejam expirados e a autoridade que eles possuíam passa a ser reaproveitada pelo comprador. Conheça mais sobre esse assuntos em Como registrar um domínio?

Onde encontrar domínios expirados?

Na internet, pode-se encontrar praticamente tudo que diz respeito ao mundo virtual e quando o assunto é domínios expirados, não é diferente. Se você deseja encontrar domínios expirados, saiba que existem alguns serviços pagos e outros gratuitos.  Um dos melhores serviços gratuitos disponíveis para encontrar domínios expirados é o expireddomains.net. Através desse serviço você pode verificar todos os nomes dos domínios que não foram renovados por qualquer motivo e se encontram expirados.

Outra excelente ferramenta quando o assunto é domínio é a RegisterCompass.com. Trata-se de um serviço muito completo que oferece uma integração bastante eficaz com as principais métricas de análise de domínios como Majestic SEO, SEO Moz, Alexa, Sem Rush, DomainTools, etc. Essa ferramenta é a mais indicada para quem trabalha com programação web e afins. Existem outras ferramentas eficazes na internet e caso você queira conhecer mais sobre esse assunto, basta acessar o guia de ferramentas SEO.

Onde comprar domínios expirados?

Você pode comprar domínios expirados através dos corretores online, que tem transação própria ou diretamente de um leilão virtual. A maioria dos corretores online compram domínios em leilões e os revendem com o objetivo de ter lucro. Para você comprar domínios expirados em leilões, além de dar o maior lance, é preciso ter um cartão internacional e uma conta no paypal, pois o pagamento é feito através desse tipo de transação. Os maiores leilões de domínios expirados na internet são: Godaddy Auctions, Snap e NameJet. Aproveite e leia nosso post sobre registrar dominio internacional

Quando é permitido registrar um nome de um domínio expirado?

Geralmente, quando o nome de um determinado domínio é expirado, ele não fica disponibilizado para ser registrado novamente. A maioria dos registradores de domínios disponibilizam um certo período gratuito que varia entre duas semanas a um ano para que os proprietários renovem seus domínios expirados. Esse período gratuito pode ser diferente para cada registrador e cada extensão do nome do domínio. A extensão do domínio é que determina o período gratuito para a renovação do mesmo. Registre o domínio de sua empresa em Registro de domínio

Passado o prazo gratuito, a maioria dos domínios expirados tem um período de resgate, que pode variar entre duas semanas a um mês. Durante esse tempo, o solicitante do registro atual pode renovar o nome de seu domínio pagando uma taxa de resgate junto com a taxa de renovação do nome do domínio. Caso o proprietário do domínio não renovar ou não resgatá-lo, esse poderá ser leiloado. Quando um nome de domínio expirado é enviado para um leilão público, você pode participar e compra-lo com seu lance.

Porque é vantajoso comprar um domínio expirado?

Existem algumas vantagens de se comprar um domínio expirado que podem ser ótimo para seu negócio online, principalmente se sua marca ainda não estiver consolidada no mercado. Conheça agora as vantagens:

- Idade:quanto mais antigo o nome do domínio, mais confiável ele é para os sistemas de buscas na internet. Imagine quantos domínios aparecem diariamente na internet. Se você comprar um domínio mais antigo, significa que ele vai ter um melhor posicionamento nos motores de busca do que outros mais recentes.

- Backlinks:ter um domínio com backlinks também pode ser um bom motivo para se comprar um domínio expirado. O maior problema é que as pessoas mudam o tema inicial do domínio e os backlinks acabam indo pelo ralo. A dica aqui é não mudar o tema do site anterior. Faça uma análise antes da compra para saber se os temas dos sites tem algo a ver.

- Idioma do domínio:se o domínio que você comprou era de um site em japonês e você comprar para usar em um site em português, os resultados podem ser inesperados. Você deve sempre manter a forma em que o domínio expirado atuava, seja no idioma e nicho de atuação. Isso ajuda a manter as mesmas informações perante o Google e não prejudica seu posicionamento. Muita gente não sabe, mas o Google coloca os domínios em categorias separadas por idioma também. Quanto menos mudança, melhor!

- Nicho de atuação:como foi mencionado anteriormente, é importante que você mantenha o mesmo nicho de atuação do domínio comprado, por causa dos backlinks. Se você alterar o ramo de negócio, os backlinks não serão mais apontados para esse domínio. Antes de comprar um domínio expirado, verifique se o tema do site anterior é similar ao seu nicho de atuação, combinado?

Ainda tem dúvidas sobre os domínios expirados? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: