Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que são contas FTP e como criar no cPanel

29/09/2020 às 10:44 Hospedagem de Sites

O que são contas FTP e como criar no cPanel

Você sabe o que é FTP? File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos, é um dos protocolos de rede, neste caso ele permite uma conexão para realizar a troca de arquivos entre duas máquinas conectadas a rede.

Ou seja, utilizando este método é possível enviar dados e outros tipos de arquivo de uma máquina para outra ou mesmo salva-las em um servidor FTP.

As contas de FTP são de grande utilidade e importância na hospedagem de sites e aprender a utiliza-las pode otimizar em muito o seu trabalho. Por isso, neste texto vamos abordar as principais características sobre as contas FTP e ao fim ensinar como criar uma no cPanel da sua hospedagem de sites. 

Ficou interessado? Então, não deixe de ler até o fim e compartilhe entre seus contatos!

Origem do FTP

A origem do FTP data do ano de 1971. Inicialmente este foi desenvolvido como uma forma de realizar a transferência de arquivos de forma confiável e eficiente, bem como permitir o uso de arquivos de forma remota a parir de uma conexão. Nesta época ele era utilizado apenas na rede da ARPAnet, uma espécie de antecessora da internet.

Nesta época o FTP foi idealizado no MIT por Abhay Bhushan.

À medida que os anos passaram e a tecnologia suas evoluções naturais acontecendo, o FTP obviamente também passou por diversas modificações ao longo desse período. Tais modificações diziam respeito a revisões e aperfeiçoamentos no seu código.

Com a popularização dos computadores e da internet, nasce ao mesmo tempo uma grande necessidade de armazenamento e troca de arquivos pela rede. Uma vez que o FTP já fazia exatamente este trabalho na ARPANet, não tardou para que ele se tornasse popular como o método de troca de arquivos entre máquinas conectadas mais eficiente.

O que é servidor FTP

Os arquivos que são enviados e recebidos via FTP devem ficar armazenados em algum local. Este local é chamado de servidor FTP. O servidor FTP nada mais é que um servidor web que pode ser acessado e gerenciado a partir de uma aplicação instalada nos computadores.

Este modelo de servidores é especialmente útil para trabalhar com grandes quantias de informações e dados, que devem ser acessados por múltiplos usuários.

Por exemplo, imagine que você possua um site hospedado e com um volume muito grande de dados e informações no mesmo. Você pode utilizar um servidor FTP para armazenar todos esses arquivos e envia-los para a internet.

Assim, você pode manter todas essas informações salvas de forma segura e acessa-las com seu login e senha.

Em outras palavras, você pode utilizar seu servidor FTP como uma forma segura e eficiente de realizar backup de seu site.

Funcionamento do FTP

Para entender claramente como funciona o processo de transferência de arquivos entre computadores a partir do protocolo FTP, precisamos ter em mente os dois pontos de conexão que são chamados de cliente e servidor (não confundir com servidor FTP).

Vamos começar explicando do se trata o cliente. Quando falamos em transferência FTP, o cliente é o computador que deseja acessar as informações que já estão na internet. Ou seja, o computador do usuário na maioria das vezes.

O cliente então, obtém seu acesso aos arquivos a partir de um programa que se conecta ao servidor e este é quem realiza a transferência dos arquivos.

O servidor por outro lado, é justamente a máquina onde os arquivos em questão estão armazenados na internet. Este pode ser a sua hospedagem de sites, um VPS, servidor dedicado ou mesmo um cloud server.

Como o servidor possui os arquivos armazenados em si e também possui os programas que permitem a conexão com o cliente, para então conceder permissão para transferência de arquivos ao cliente que solicita.

Obviamente, todo esse processo precisa ser seguro. Logo, algumas autenticações são pedidas no processo. Você pode ter uma visão bem clara de como tudo funciona no esquema abaixo.

  • Primeiro, o cliente inicia a conexão FTP.
  • Então, ainda o cliente deve entrar com um login e senha para acessar a conexão FTP.
  • O servidor ao receber esse pedido de conexão, irá validar seu acesso (login e senha) e redireciona o seu computador (cliente) para o endereço onde estão armazenados os dados solicitados.

Utilidades do FTP

Até aqui ficou bem claro que o FTP tem grande importância em praticamente qualquer processo feito por internet, uma vez que a internet se baseia em troca de informações entre diferentes máquinas.

Mas vamos falar de utilidades mais especificas do FTP, afim de mostrar a sua versatilidade e poder.

A começar, pela capacidade que o FTP possui de realizar a transferência de uma grande quantia de dados pela internet. Essa é uma maneira muito eficaz de armazenar e gerenciar seus projetos. Basicamente você pode manter tudo salvo no seu servidor FTP e acessa-lo ou conceder o acesso a qualquer pessoa com o login e senha.

Outra vantagem interessante, é a funcionalidade de enviar diretórios completos. Isso poupa o tempo de enviar arquivo por arquivo para o cliente.

E claro, como falamos acima e sempre falamos aqui no blog, a segurança da informação. Segurança da informação é cada vez mais um tópico de atenção ao trabalha com internet. No FTP, além das configurações de login e senha, ainda é possível acrescentar camadas de criptografia com SSL.

Criando contas FTP no cPanel

Agora, que enfim tivemos uma visão sobre o que são as contas FTP, é hora de colocar a mão na massa e criar uma conta FTP no cPanel da sua hospedagem de sites. Como vimos, não faltam motivos para isso.

Comece acessando o cPanel da sua hospedagem de sites e busque pela opção “Contas de FTP”

Em seguida, você deve adicionar uma conta FTP com nome de usuário, senha e diretório. Embora o diretório seja recomendado automaticamente, nada impede que você o altere de acordo sua necessidade.

Por fim, é preciso definir o limite de armazenamento do diretório em questão.

Conclusão

Mais simples do que parece à primeira vista não é mesmo? Agora que você chegou ao fim, nos diga nos comentários se este conteúdo foi útil a você! E se sim, não deixe de compartilhar com seus contatos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: