O que NÃO pode faltar para ter um site de sucesso?

O que NÃO pode faltar para ter um site de sucesso?

Categoria: Blog

05/09/2016 às 10:31

O que NÃO pode faltar para ter um site de sucesso?

 

Todo empreendedor digital iniciante tem o mesmo objetivo: fazer um site de sucesso para tirar o melhor da web e crescer sempre. Embora seja um trabalho duro, que exige muita dedicação – sobretudo no começo -, é possível construir uma página popular e com muita reputação na internet.

O marketing digital é apenas um dos pontos cruciais para atingir este objetivo. É preciso apostar em muitas estratégias, fazer um acompanhamento diário e investir em melhorias frequentes, afinal, há muita concorrência e o destaque nunca vem de uma hora para outra.

Para te ajudar a ter um site de sucesso, listamos algumas dicas primordiais para seguir passo a passo e conquistar ótimos resultados com seu negócio. Acompanhe!

Veja também o nosso post: "Motivos para criar um blog"   

 

10 dicas para montar o site perfeito!

 

Escolha o nicho ideal

Como se sabe, há uma infinidade de assuntos que você pode tratar em sua página. Alguns específicos, outros populares, mas no fim, há espaço e leitores para qualquer nicho. É só saber trabalhar bem cada assunto para que chame atenção dos internautas.

Por isso, a dica é investir preliminarmente em algo que você goste e se sinta à vontade em trabalhar. Pelo menos no primeiro site, busque um nicho interessante para que seu trabalho seja otimizado e você se sinta cada vez mais motivado. Há muitas opções: Saúde, Games, Beleza, Marketing Digital, Moda, Entretenimento, Estilo de Vida… Para isso, vale uma boa pesquisa!

 

Use e abuse do Google

Com certeza o Google e suas inúmeras ferramentas não podem faltar em um site de sucesso. A gigante da tecnologia faz toda a diferença, tanto para manter seu blog bem posicionado nas páginas de busca quanto para divulgá-lo por meio de anúncios.

Quatro partes do Google são fundamentais para sua página crescer: Google Trends, para saber quais assuntos estão bombando na internet; Google Analytics, que mostra todas as informações do seu site – métricas e gráficos, dia a dia -, Google Adsense, para criar anúncios e fazer sua página gerar renda, e o Google AdWords, uma ferramenta de links patrocinados que garante muito tráfego e visibilidade ao seu trabalho.

 

Invista em um ótimo design e um bom conteúdo

Ninguém merece site feio, mal acabado e com conteúdo ruim, não é mesmo? A identidade visual da sua página é um ponto fundamental para que ela alcance sucesso na internet.

Não basta apostar no básico: é preciso surpreender os leitores e garantir uma ótima experiência, para que eles gostem de navegar no site e passem muito tempo na página. Além disso, quanto mais matérias interessantes, maior será o número de compartilhamentos, popularidade e aumento no número de visitantes.

Para isso, você pode contratar um bom designer, um programador e um time de redatores. Pense que gerenciar um site é a mesma coisa que cuidar de uma empresa. É um negócio como qualquer outro que precisa de atenção dia a dia!

 

Interação com as redes sociais

Um bom site não deve ficar distante das redes sociais. Mesmo que garanta um bom conteúdo, layout e uma experiência de navegação incrível, ficar distante dessas plataformas é um erro. É preciso divulgar seu trabalho e contar com a opinião do público para saber o que funciona e que não ‘pegou bem’. Além disso, muitas pessoas querem usar as redes sociais para falar com o site/empresa diretamente.

Ao menos uma página no Facebook e um perfil no Twitter é necessário. Outras plataformas como Instagram, Snapchat, Pinterest, Google Plus e similares também são bem-vindas, a ideia é levar seu site para todos, afinal, quanto mais popularidade, melhor.

 

Domínio e hospedagem

São dois pontos que fazem muita diferença em qualquer site, sobretudo para deixá-lo com cara profissional, sem o amadorismo de um blog comum – e que pode ser criado por qualquer pessoa.

No domínio, você personaliza o endereço com o nome do site e aumenta a credibilidade. Já a hospedagem é primordial para mantê-lo funcionando normalmente e sem problemas, evitando que ele saia do ar, demore para carregar e não espalhe spam para os internautas – para isso, você pode contar com empresas de hospedagem, como a ISBrasil.

Para ter um site de sucesso, é preciso ir além dos concorrentes, oferecer opções que aumentem a confiança dos leitores, a relevância e a credibilidade da página. Assim, além de gostar do site, eles voltam para ler mais matérias, compartilham conteúdos, fazem indicações, entre muitas outras ações.

 

Boa disponibilidade de menus

Um bom site, além de informativo e com bom conteúdo, precisa ter uma boa disponibilidade de menus, isso é fundamental para dar mais credibilidade com os leitores. Ninguém gosta de coisa incompleta e sem informação, não é?

Basicamente, é preciso de campo de busca, links externos (livres de erros), política de privacidade, campo de contato, divisão por categorias, código limpo e pouca poluição de anúncios. O equilíbrio precisa sempre ser o foco principal, exagero nunca é bom.

 

Versão mobile

Não dá para ignorar a ascensão dos smartphones e tablets, por isso todo site de sucesso necessita de uma versão mobile. Pesquisas revelam que o acesso por dispositivos móveis já ultrapassou o PC e vai crescer ainda mais. Por isso, não perca tempo e crie um design responsivo e personalizado para essas opções, que traga uma ótima impressão para os leitores.

Um site de sucesso parte de um ciclo, com fatores que estão interligados e dependem um do outro para que tudo funcione bem. Cada etapa é importante e deve ser bem trabalhada para que não interfira em outro campo. Pode parecer difícil, mas você pega o jeito e fica cada vez mais experiente a cada ação.

Além disso, fazer o acompanhamento recorrente das métricas e informações do site é primordial, para assim ter noção do que dá certo e o que precisa ser melhorado. É algo que precisa de gerenciamento total, assim como qualquer empresa. Fique atento para garantir que sua plataforma esteja sempre nas alturas!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário no post ou entre em contato com a ISBrasil, estamos sempre prontos para atendê-lo!

Até mais!

Talvez você goste

Top