Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é URL e algumas dicas

21/12/2020 às 14:38 Hospedagem de Sites

O que é URL e algumas dicas

URL, do inglês Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos nada mais é que o endereço do seu site ou o também chamado domínio.

E embora pareça que esta pequena sigla é apenas um detalhe em meio a várias outras coisas a se preocupar na hora de criar um site, não se deixe enganar: a url é um dos pontos mais importantes e pode definir o sucesso ou fracasso do seu site.

Então, para acertar na criação da sua URL acompanhe este texto e entenda como uma URL é formada e conheça algumas dicas matadoras na hora de criar a URL do seu site!

Conheça a estrutura de uma URL

Uma URL possui uma estrutura comum que é composta por cinco partes. Compreender essa estrutura e a utilidade de cada parte dentro dela permite utilizar ainda mais o potencial que as URLs podem oferecer na hora de otimizar o seu site.

Por mais que estes pontos pareçam irrelevantes, é sempre bom lembrar daquele ditado: os problemas moram nos detalhes.

Scheme

Este é o nome que damos ao protocolo utilizado pelo servidor para acessar a sua página na internet, sendo que atualmente o mais comum é o HTTPS com HTTP caindo em desuso.

A sua função é basicamente comunicar ao servidor o tipo de arquivo que ele está prestes a abrir e como ele deve ser lido, neste caso como uma página da internet.

Podemos ainda citar como protocolos comuns o mailto, que indica ao servidor que um e-mail deve ser enviado e o FTP que é utilizado para transferir arquivos entre o desktop e servidor

Subdomain

Em seguida vamos falar do subdomain. Basicamente o subdomain indica um site dentro do seu site. Confuso? Então vamos simplificar!

Aqui na ISBrasil brasil por exemplo nós temos o site isbrasil.info e esta é nossa url. Poré, neste momento você não está no site de fato e sim em um subdomain dele que é o nosso blog, no endereço isbrasil.info/blog.

Por mais que pareça partes do mesmo site, o Google encara o subdomain como um site a parte!

Top-level domain

Ou TLD para abreviar, é o nome principal do seu site, por assim dizer. Ainda utilizando a ISBrasil como exemplo, podemos citar nosso TLD como sendo “isbrasil”.

Aqui é onde você deve focar em mostrar o nome do seu negócio!

Second-level domain

Esta é a chamada extensão que em geral é o “.com” ou “.com.br”, embora existam várias outras como o “.edu”, “.se”, “.org” e “.gov” e define seu tipo de servidor web.

É interessante notar que cada uma dessas extensões é indicada para um tipo de site como sites educacionais, governamentar, comerciais e organizações.

Subdirectory

Por fim temos os subdiretórios que podem acabar sendo confundidos com os sub domínios já que suas estruturas são muito parecidas. A diferença n]ao se faz ver diretamente na URL, porém na estrutura interna do site.

O subdomínio cria um novo endereço na sua hospedagem de sites que será visto pelo Google como um novo site.

Já um subdiretório é percebido apenas como parte do site, como uma pasta dentro da hospedagem de sites.

Onde cada um desses será utilizado é algo que sua estratégia de marketing digital é quem vai ditar, afinal, você pode posicionar um blog como um sub diretório ou sub domínio.

O aconselhado, entretanto, é que seu blog se faça em um sub domínio, assim qualquer ataque a ele não afetará o seu site. E páginas como “sobre” e “contato” fiquem configuradas como sub diretórios que farão parte do site principal.

Influência da URL no marketing digital

Que a URL é o que define o endereço de entrada no seu site, nós já explicamos. Mas será que você já percebeu a importância que isso pode ter na sua estratégia de marketing digital?

É bem óbvio que se o domínio for muito complicado ou difícil de se memorizar, a tendência é que você tenha bem mais trabalho para torna-lo popular. Não que seja impossível, porém com certeza será bem mais trabalhoso.

O mesmo pode ser dito se a sua URL for comprida demais. Afinal, na hora de digitar o endereço na barra de navegação, quem é que vai querer ou se lembrar de um endereço muito longo?

Ou seja, de nada adianta que você crie um site responsivo e contrate a melhor hospedagem de sites do mercado, se a sua URL não cooperar com você.

Podemos dizer inclusive, que a escolha de uma boa URL é uma escolha tão importante quanto a da hospedagem de sites a ser utilizada!

Mais duas dicas para criar uma URL matadora

Enfim, você já sabe como uma URL é composta e agora entende a sua influência na sua estratégia de marketing digital não é mesmo? Então, que tal conhecer mais duas dicas para saber como criar uma URL que atraia mais cliques?

Utilize palavras chaves que falem do seu nicho

Essa é uma dica bem intuitiva, afinal se a sua palavra chave estiver na URL ela provavelmente vai indicar claramente do que se trata seu site não é mesmo?

Porém mais do que apenas indicar o tema do site, utilizar palavras chaves na URL é uma excelente jogada para otimizar o SEO do seu site com um passo simples logo no início!

Além disso, ao utilizar palavras chaves na sua URL se torna muito mais simples atingir o seu público alvo dentro do seu nicho!

Utilize palavras simples para sub diretórios

Se você visse a URL “isbrasil.info/6789” provavelmente não saberia do que se trata. Mas se você visse “isbrasil.info/blog” ficaria bem claro que esta é a página do blog não é mesmo?

É isso que queremos dizer quando falamos sobre utilizar palavras simples para seus sub diretórios!

Conclusão

Agora você está pronto para criar seu site seguindo essas dicas que com certeza lhe ajudarão a posicionar melhor seu site no Google e fortalecer sua estratégia de marketing digital não é mesmo?

E se você chegou até aqui, aproveite e compartilhe esse texto com seus amigos e nas redes sociais para alcançar ainda mais pessoas!

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: