Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Storytelling?

11/03/2018 às 12:40 Loja Virtual Marketing

O que é Storytelling?

Quem é proprietário de um e-commerce certamente sabe que aumentar as vendas nem sempre é algo fácil de se fazer. Existem diversas estratégias do marketing que funcionam e outras nem tanto. Uma das táticas que trazem resultados positivos é a famosa storytelling, que é muito utilizado no marketing e na publicidade, se destacando pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final.

Através desse artigo você vai conhecer o que é storytelling e como essa arte pode ajudar sua empresa a vender muito mais.

O que é storytelling?

Storytelling é a capacidade de se contar histórias de uma maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. É um método que tem alta capacidade de promover o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta.

Em suma, o storytelling tem um caráter altamente persuasivo nos clientes e sua empresa pode vender mais contando boas histórias sobre como o seu produto faz parte da vida dos seus clientes. O storytelling é um excelente aliado para compartilhar ideias, conhecimento e demais interesses através de uma narrativa. Conheça um pouco mais sobre essa arte.

A arte de contar histórias

O objetivo de contar uma história é cativar a audiência do público. Por isso, é importante ter a noção exata de qual é o seu público alvo, para que sua mensagem seja a mais personalizada e assertiva possível.

Uma história interessante nada mais é do que a soma de alguns fatores muito bem alinhados: palavras e uso de um vocabulário adequado, um enredo que seja inteligente e provocativo, personagens que representam todos os anseios, dores e a realidade daqueles que receberão a mensagem, além de elementos e suporte visual, tais como imagens, ilustrações diversas, vídeos e similares.

Todos esses fatores compõe os sentimentos que são capazes de emocionar, entreter e persuadir o seu receptor, de uma forma assertiva. Leia nosso post sobre Passos para montar sua Loja Virtual

O storytelling é a bola da vez no marketing

Atualmente, as pessoas recebem uma avalanche de informações dos mais variados tipos. Conhecido como Big Data, milhões de sites, blogs, veículos online e possibilidades de receber notícias, informações e mensagens estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas.

Esse processo de massificação da informação tem refinado a capacidade de crítica, análise e percepção do público, que tem adotado uma postura de rejeitar conhecido marketing tradicional ou qualquer outro tipo de intervenção que o obriga a comprar ou agir de uma maneira já pré estabelecida.

Quando a sua marca tem uma abordagem interessante e apresenta seu produto de maneira sutil, o seu potencial cliente pode ficar muito mais interessado no seu negócio, criando uma relação saudável entre consumidor e empresa. O estreitamento dessa relação entre as duas partes envolvidas nesse processo, gera o engajamento necessário para aumentar as vendas de uma maneira indireta, subjetiva e muito mais emocional. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

O Storytelling no Marketing Digital

O storytelling também é muito utilizado como uma estratégia de marketing digital, seja em lançamentos de novos produtos ou para fidelizar os clientes de uma determinada marca.

Os princípios para se criar uma narrativa eficiente são: visual, interação, uso de diálogos reais, ter um personagem próprio que seja identificado com o público que deseja atingir, despertar emoções, resolução de algum conflito que no final da narrativa seja resolvido.

A importância do storytelling no marketing digital

Uma das características do storytelling é o forte apelo emocional, que é uma variável constante nos processos de compra no mercado. O principal objetivo do storytelling é gerar mensagens persuasivas aos visitantes do seu site ou blog. Mas antes de adotar a storytelling como estratégia para sua marca ou produto, é importante que você tenha total conhecimento de quem é o seu público-alvo.

É muito importante que você envolva sua marca na história que você vai narrar. Quando você estuda o seu público-alvo saberá o momento e a forma correta de investir em storytelling.

Vale lembrar de que não existem regras para a criação da storytelling, mas que ela seja atrativa ao seu potencial cliente e que também engaje esse público com a sua marca ou produto. Ao contar uma história você desperta gatilhos mentais nas pessoas que estão assistindo. É um processo totalmente emocional que influência na decisão de compra das pessoas.

Pode-se dizer que a storytelling é uma eficaz ferramenta de persuasão que influencia as pessoas a baterem o martelo com sua empresa e sempre tê-la como referência quando forem comprar algo na internet. Aprimore mais seus conhecimentos em Quanto custa montar uma loja virtual?

Como o Storytelling afeta o cérebro

Você já deve ter notado que, no YouTube, a maioria dos anúncios vem seguindo uma tendência de história narrada por algum personagem, que pode ser real ou não. Conheça agora como o storytelling afeta seu cérebro.

Transforma história em ideias: 

Uma boa história ativa partes do cérebro que permite que o ouvinte a transforme em sua própria ideia e experiência. Tudo isso graças a um processo chamado de acoplamento neuronal. O envolvimento é muito grande, nesse aspecto.

Experimenta, comenta e compartilha:

As pessoas não só vão experimentar uma essa sensação da atividade cerebral através da sua história, mas também irão compartilhar e comentar da sua narrativa para outras pessoas que também vão querer experimentar incrível momento.

É lembrada com maior precisão:

O cérebro libera uma substância chamada dopamina no organismo quando ele experimenta um evento emocionalmente marcante e agradável.

Esse processo torna-se bem mais fácil de se lembrar com maior precisão de uma experiência positiva.

Histórias bem contadas envolvem muitas áreas do cérebro: 

Ao processar fatos, duas importantes áreas do cérebro são ativadas. Uma história bem contada pode envolver muitas áreas adicionais que são responsáveis pelas memórias e lembranças que foram agradáveis.

Ainda tem dúvidas sobre o que é storytelling? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Conte sempre com nossa equipe.

Gostou de nosso post? Compartilhe: