Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é SMS Marketing? Funciona?

26/10/2018 às 20:20 Marketing

O que é SMS Marketing? Funciona?

Uma das estratégias utilizadas por diversas empresas no mercado é o SMS Marketing. Esse gênero do marketing busca afinar a comunicação com clientes através de mensagens enviadas para smartphones. E acredite, isso não é nada ultrapassado!

Essa comunicação tem como função entrar de maneira apropriada numa tecnologia ampliada utilizada pelos usuários. Afinal, hoje em dia todos nós estamos grudados em nosso smartphone o dia todo.

A comunicação por SMS apesar de ser um serviço que parece em desuso, apresenta altas taxas de abertura e gera um relacionamento e uma atenção no cliente.

Por serem fáceis de serem acessadas e também respondidas, as mensagens de texto são quase sempre lidas e em grande parte respondidas.

Isso pode ser uma peça necessária para fazer a roda da sua estratégia de marketing digital girar. A intenção é impulsionar a comunicação através de um canal simples e que possui uma grande possibilidade de ser expandido e de gerar oportunidade a baixo custo.

Contudo, é preciso entender melhor como abordar clientes e se aproveitar somente dos benefícios que ações de SMS Marketing podem trazer para sua empresa.

Teste 30 dias grátis de Loja Virtual.

Como funciona e como montar uma estratégia de SMS Marketing?

Bom, é preciso criar sua campanha de acordo com as informações que você possui sobre seus clientes, então o primeiro passo é pesquisar o seu mercado e a sua audiência. Teste e veja a receptividade dos seus clientes e leads, veja se as suas concorrentes no mercado fazem uso dessa estratégia.

O principal para acertar numa ação de SMS Marketing é ter um planejamento detalhado. Depois de checar que o SMS Marketing é um processo viável para sua empresa e pode gerar resultados é hora de colher o principal dado para implementar essa plataforma: números de celulares.

Assim como seus e-mails e outros dados pessoais, conseguir o número de telefone dos clientes não é uma tarefa tão simples como parece.

É importante montar toda uma estratégia para conseguir os números para assim conseguir montar uma estratégia de SMS Marketing com um volume considerável.

Para que as pessoas lhe passem os seus números de telefone é preciso que elas confiem na sua empresa, então invista numa boa estratégia de branding e reforce práticas que gerem confiança na sua audiência.

Outra dica é deixar claro o motivo de estar pedindo o número de telefone claro. Você precisar falar para o cliente que você está pedindo o telefone dele para entrar em contato e mandar promoções, descontos, informativos e lembretes, etc.

E outro ponto importantíssimo é ter clareza quanto a quantidade de conteúdo que será repassada para o cliente por SMS.

Um fator que também gera confiança e que conquista os clientes é ter uma opção de descadastramento, assim como acontece no e-mail marketing.

Oferece essa opção com um Opt-in, que busca pedir o consentimento do cliente para aceitar uma promoção, por exemplo, é extremamente importante para que sua estratégia de SMS Marketing possa gerar confiança, e principalmente resultados.

Confira também: Por que ter uma loja virtual?

Também é preciso se atentar a outros pontos na hora de formatar suas campanhas de SMS Marketing. É preciso, por exemplo, pesquisar quais são as melhores plataformas para automatizar o serviço e oferecer comunicação por SMS para clientes.

Uma ferramenta que seja completa lhe dará dados mensuráveis como o ROI, taxa de abertura, taxa de clique no CTA, taxa de descadastramento, entre outras métricas importante para medir o sucesso da estratégia e reformular ou melhor o que for preciso.

Como fazer sucesso com SMS Marketing?

O SMS Marketing hoje está acessível para qualquer empresa, mas é preciso entender seu público para agir e ter sucesso com este recurso.

É preciso se atentar a práticas que podem estimular a comunicação e o fortalecimento de um relacionamento saudável com os clientes.

O primeiro ponto é saber quais são os momentos certos do dia para enviar as mensagens para o seu público.

Assim como acontece nas redes sociais e no e-mail marketing para garantir uma alta taxa de abertura e visualização do conteúdo enviado é preciso aproveitar horários em que a maioria dos seus clientes estejam aptos a acessarem suas mensagens.

Como o SMS Marketing é uma estratégia focada em smartphones, você tem como premissa, por exemplo, evitar horários comuns de deslocamento para as pessoas como o início da manhã e o fim da tarde, hora em que a maioria dos usuários estão voltando ou indo de seus trabalhos.

Outro ponto importante é que você use uma linguagem mais informal e tente ser o mais empático possível.

Falar numa linguagem formal não é recomendado já que as pessoas estão no smartphone justamente para usarem mais linguagens coloquiais e comuns do seu cotidiano, ou seja, não se preocupando com nenhuma formalidade.

Tente passar naturalidade e ser espontâneo, como se estivesse tentando puxar uma conversa com o cliente. Você também pode segmentar o serviço, produzindo cada conteúdo de acordo com o público que irá recebe-lo.

Como última dica, o SMS Marketing deve causar impacto nas pessoas e é possível fazer isso gerando um senso de urgente.

Então, se você vai divulgar uma promoção, por exemplo, sempre busque alardear seus pontos positivos e estipular prazos, deixando-os claros na mensagem.

Dessa maneira, os clientes tendem a pegar uma oferta por impulso e não somente pelas vantagens que ela traz.

Se você envia uma promoção e não use um gatilho de urgência, o usuário pode até abrir e ler a mensagem, mas dificilmente fechará a compra por que entende que pode fazer isso em outro momento.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: