O que é SEM e como ele melhora o ranqueamento do meu site?

10/04/2019 às 11:30 Marketing

O que é SEM e como ele melhora o ranqueamento do meu site?

Todo mundo quer otimizar o seu site para alcançar os melhores resultados nos mecanismos de busca, não é mesmo? Claro que sim!

E existem um conjunto de técnicas que podem ajudar bastante nisso, esse conjunto se chama SEM (Searching Engine Marketing ou Marketing de Mecanismos de busca, em português).

O que é SEM?

O SEM é um conjunto de técnicas que visa entender e utilizar os mecanismos de busca para o crescimento de um negócio.

E ele se divide em dois subconjuntos bastante conhecidos dos profissionais de marketing, um deles pago e outro gratuito, são eles: os links patrocinados e o SEO.

Links patrocinados

O link patrocinado é o meio pago de fazer SEM. Basicamente, os links patrocinados são anúncios pagos que aparecem no Google.

Com certeza, você já reparou que ao fazer uma pesquisa no Google, sempre aparecem alguns anúncios padrões no topo e na lateral da página. Os resultados pagos vêm antes dos resultados orgânicos nos mecanismos de busca.

Para anunciar no Google, o usuário deve criar campanhas de anúncios em plataformas como o Google Ads. Depois basta disponibilizar um orçamento e o tipo de cobrança dentro do aplicativo.

Geralmente, o método de cobrança mais simples e efetivo é o CPC (Custo por clique), dessa maneira você paga ao Google somente quando clicam no seu anúncio.

Há também outros formatos como a otimização por conversões (cobrança a cada venda fechada pelo link do anúncio no Google) e o COM (Custo por impressões ou visualizações do anúncio no Google).

Mas o anúncio não é pago? Por que preciso utilizar técnicas para ele aparecer no Google? É preciso por que o Google realiza um sistema de leilão para exibir os anúncios nos resultados de busca.

Em outras palavras, o anúncio precisa ser relevante e ter orçamento competitivo para aparecer numa página de busca.

Aí que entra a primeira parte do SEM, a parte paga, que visa construir um anúncio do zero, potencializando a sua relevância em cada elemento que ele possui.

Para isso, é preciso focar na palavra-chave certa, utilizar uma boa imagem, ter uma boa chamada e uma boa descrição.

SEO

O SEO é a parte de otimização gratuita do SEM. Nele, estão contidas um conjunto de técnicas que potencializam o crescimento orgânico de uma página, visando o topo dos resultados de busca.  

Por isso, o SEO é feito na construção do conteúdo. A montagem de uma estratégia de marketing digital deve obrigatoriamente passar pela estratégia de SEO.

A definição de palavras-chave, temas a serem abordados e todas as outras tags e técnicas de SEO devem ser levadas em conta na hora de fechar as próximas ações de marketing de uma empresa.

Confira também: Melhor Hospedagem de Site.

Por que fazer SEM é importante?

Basicamente, a diferença entre SEO e links patrocinados está no fato de um visar a otimização orgânica e o outro a otimização paga.

No mais, ambos utilizam de recursos similares para potencializar os resultados nos mecanismos de busca.

Para fazer SEM é importantíssimo mesclar ambos os métodos. A importância do SEM se dá em função da necessidade de criar conteúdo e atrair clientes pelos mecanismos de busca.

Hoje em dia, as pessoas fazem pesquisas para tudo. Desde pesquisas sobre alguma compra até pesquisas sobre dicas de como utilizar um produto ou serviço, etc.

Todo o processo de marketing digital passa pelo Google e pelos demais buscadores, por isso que o SEM é tão importante.

Fazer SEM é a garantia que você está pensando em otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca, o que é essencial para o crescimento de qualquer empresa no mundo digital.

Confira nossas dicas para fazer SEM, utilizando tanto SEO como links patrocinados, e potencializar o crescimento da autoridade da sua empresa no mercado digital:

Palavras-chave específicas

Uma excelente maneira de diminuir a concorrência e ainda assim garantir um bom volume de buscas é focar o trabalho em palavras-chave específicas ou de cauda longa, como também são conhecidas.

Elas se caracterizam por expressões ou frases, que costumam ter um menor volume de buscas e concorrências, mas podem atrair leads mais qualificados para o seu negócio.

Colete e analise dados

Ferramentas como o Google Analytics é importantíssimo para fazer SEM. Todas as suas campanhas pagas e conteúdo orgânico devem ter os dados coletados e serem analisados.

Somente dessa forma, é possível saber quais são os pontos fracos e fortes da sua estratégia.

Assim, você pode reforçar e melhorar o que for preciso para colher melhores resultados nas próximas ações de marketing.

A coleta e análise de dados é a chave para aperfeiçoar a sua estratégia de marketing digital e obter melhores resultados nos mecanismos de busca.

Foque em promover uma experiência agradável para os usuários

A prioridade do marketing em 2019 é a otimização da experiência do usuário.

Com o SEM não é diferente, é preciso pensar tanto a estratégia de SEO como a de links patrocinados focada na experiência do usuário.

Para isso, é preciso em cada ponto, indo desde a otimização do layout do seu site até a criação de títulos chamativos.

Tudo deve ser voltado para o entendimento fácil e a escaneabilidade. O usuário deve achar facilmente qualquer informação no seu site.

Isso aumenta a relevância do seu conteúdo, e consequentemente, melhora os resultados nos mecanismos de busca.

Além disso, uma experiência agradável pode ajudar nas conversões e nas vendas para o seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: