Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é reCaptcha e como instalar no WP

19/01/2021 às 16:43 WordPress

O que é reCaptcha e como instalar no WP

Todos que navegam em sites da internet já se depararam com o reCaptcha. Você marca a opção e marca as caixinhas de acordo com o pedido. Mas o que é reCaptcha? Qual sua função?

Trata-se de uma ferramenta que defende o site de possíveis ataques, ele consegue provar por meio de perguntar que o usuário é realmente um ser humano e não um robô querendo burlar o sistema. Interessante não é mesmo? Voce pode instalar essa mesma proteção no WordPress, para isso você precisa saber exatamente o que é WordPress. E logo abaixo mostramos como o reCaptch funciona e como você pode utilizar. Confira:

O que é reCaptcha?

Essa ferramenta pertence ao google e tem o intuito de validar a real identidade do usuário, ou seja, sua função é provar que o usuário que está navegando no site realmente é humano e não algo programado com más intenções. Essa proteção evita ataques, spams e acessos não autorizados pelo sistema, ajudando a garantir a autenticidade segurança da informação.

Como o reCaptcha funciona?

Ele funciona adicionando uma camada a mais de proteção quando exige que o usuário cumpra determinadas etapas de verificação, antes de conseguir prosseguir no acesso a página e continuar a navegação.

O processo de proteção conta com o pedido de seleção de algumas imagens antes de acessar o site. Quando os pedidos forem respondidos adequadamente, o sistema identificará as provas que o usuário é realmente humano e está apto a continuar acessando. Durante o processo você verá pedidos para marcação de caixas de imagens correspondentes de uma pergunta, por exemplo “Marque as imagens que aparecem caminhões”, essas marcações protegem e te dão acesso livre.

Quando o usuário acertar todas as opções ele é redirecionado para uma segunda etapa chamada de “não sou um robô” e deve ser selecionada.

foto de recapcha no wordpress

Como instalar o reCaptcha no site do WordPress?

Existe plugins de reCaptcha que você pode instalar na sua hospedagem WordPress, eles vão mantê-lo seguro e também é o método mais prático para instalação:

Simple google reCaptcha

Esse plugin facilita o trabalho em conseguir adicionar a ferramenta do google no seu site. Ele é gratuito e vai direto ao ponto sem que tenha dificuldades, você precisa escolher entre as versões 2 e 3 e ir para as configurações. O plugin adiciona proteção em:

  • Formulários de login e também de cadastros;
  • Formulários de criação e redefinição de senhas;
  • Caixas de comentários em postagens de sites e blogs.

Como configurar

  1. Primeiro instale e ativo o plugin;
  2. Acesso o painel de controle >configurações > Google reCaptcha;
  3. No segundo passo você irá receber um código, coloque ele na opção chave key e Secret key;
  4. Após preencher tudo clique em salvar alterações e assim será finalizado.

E pronto o plugin já estará ativo no seu site com sucesso, existe outros plugins que você pode conhecer e utilizar. Cada um deles traz um benefício diferente e proteções melhores que os outros, faça uma pesquisa e conheça qual o melhor para você e para a proteção do site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: