O que é Podcast? Saiba como usar esse recurso de forma inteligente

09/05/2018 às 17:13 Ajuda

O que é Podcast? Saiba como usar esse recurso de forma inteligente

Uma das ferramentas que ajudam a promover um negócio na internet, sendo um forte canal de geração de autoridade na web são os podcasts. Se você não sabe, tenho certeza que pelo menos, já ouvir falar sobre o tema.

Com um podcast é possível se promover na internet, criando credibilidade e autoridade sobre algum tema, ou seja, é possível fazer com que sua empresa se torne referência no seu ramo de negócio com o auxílio de um podcast.

Essa ferramenta pode potencializar a promoção de seu negócio, levando-o a outro patamar. Os podcasts são relativamente fáceis de serem produzidos, tem um custo baixo e costumam ter um retorno rápido no fortalecimento e na construção de uma boa imagem de uma marca.

Muitas agências de marketing e comunicação ou mesmo profissionais freelancers e liberais, por exemplo, conseguiram aumentar seu número de fãs e gerar mais tráfego para o seu negócio através da produção de podcasts relevantes para seus clientes.

Hoje em dia, não são poucos os podcasts que abordam assuntos dessa área, falando sobre diversos temas referentes ao marketing digital como planejamento, estratégia, social mídia, SEO, anúncios online, entre outros.

O que é um podcast?

Bom, de maneira resumida o podcast é um programa de áudio semelhante a um programa de rádio. O conteúdo pode ser gravado em MP3 e pode ser upado e posto para download na internet, além de também ser possível ser ouvido por um player próprio.

Não há uma regra para a gravação de podcasts, mas geralmente estes programas investem em conversas entre um mediador e seus convidados sobre um tema.

O estilo é parecido como um programa de “mesa redonda”, comum nos debates de futebol na TV, no podcast os participantes discutem temas pertinentes ao assunto em questão, o que gera bons insights.

Esse formato de conteúdo em áudio ganhou espaço na internet e já possui diversos aplicativos focados na produção e divulgação destes programas. Redes como o Spotify e o Soundcloud são responsáveis por darem voz a esse tipo de conteúdo que apesar de não ser novo, tem crescido bastante nos últimos tempos.

Além da facilidade de gravação, os podcasts podem abordar os temas mais variados, sendo interessantes para a troca de informações e a promoção de negócios de diversos nichos de mercado.

Esse formato de conteúdo é bastante atrativo por ser de fácil consumo. Muitas pessoas costumam ouvir seus podcasts preferidos quando estão fazendo outras coisas, como por exemplo, cozinhando, fazendo uma caminhada, em pé no ônibus a caminho do trabalho, andando de carro, etc.

Por ser em áudio, os usuários conseguem cumprir bem outras tarefas e ainda prestar atenção ao papo desenvolvido no conteúdo, conseguindo entendê-lo e pensar sobre o que está sendo discutido.

Saiba mais sobre os benefícios do streaming de vídeo.

Como posso usar um podcast para dar um upgrade no meu negócio?

Produzir um podcast pode ser uma boa e barata solução para atrair mais tráfego orgânico e aumentar a conversão de leads de sua empresa, mas para isso é preciso definir e estar atento a alguns fatores que fazem toda a diferença para potencializar a capacidade desse formato de conteúdo, confira abaixo:

Domine o assunto!

O primeiro e mais forte fator que chamarão a atenção dos usuários ao seu podcast é seu nível de conhecimento sobre os assuntos abordados. Num podcast de marketing, por exemplo, que esteja abordando o tema de estratégias de vendas, os participantes devem ter um bom conhecimento, tendo uma boa experiência na área para gerar uma discussão relevante.

Não adianta nada criar um podcast apenas com a intenção de vender seus produtos. Para isso, utilize spots, que podem sim estar presentes dentro do programa, mas não podem ser o principal.

O ideal é que você entenda e passe confiança sobre o que está falando e que convide outros profissionais da área que dominem o assunto.

A maior função de um podcast é gerar autoridade para o seu negócio. E para gerar autoridade, os ouvintes precisam ganhar confiança em sua narrativa. Dominar o tema é o caminho para que eles passem a dar credibilidade ao que você diz, criando uma boa imagem de sua empresa na internet.

Faça uma boa introdução

Assim como num programa de rádio, num texto ou num vídeo, a introdução de um assunto é uma parte importantíssima que deve ser usado para ajudar a despertar a curiosidade de quem está ouvindo.

Diferente de outros formatos de conteúdo, os podcasts costumam a ter cerca de 30 minutos, 1 hora ou até mais de duração. Por isso, neste caso é ainda mais importante deixar os ouvintes interessados o tempo todo para que eles escutem o áudio até o final e possam conhecer mais sobre sua empresa.

O ideal é que você enumere alguns gatilhos mentais, pequenas perguntas que podem ajudar a despertar a curiosidade dos ouvintes para que eles fiquem ligados. Outra dica é fazer um breve resumo do que está por vir, deixando claro o que será discutido no podcast.

Tenha boas CTAs (call to action)

As CTAs (em português, chamadas para ação) também deve ser utilizadas em seu podcast. A dica neste caso é usar a descrição do arquivo para divulgar outros tipos de conteúdos de sua empresa como vídeos e artigos relacionados ao conteúdo discutido e até mesmo páginas de vendas, se for o caso.

Durante o podcast, você também pode aguçar a atividade de seus ouvintes, avisando que deixará X links para conteúdos, podendo ainda indicar e dar uma breve descrição do quanto eles podem ser úteis.

Outra dica importante é impulsionar os usuários a realizarem ações pertinentes. É importante que você saiba que cerca de três quartos dos ouvintes de podcasts costumam escutar os programas pelo celular, por isso sempre busque utilizar CTAs de simples utilização.

O podcast é um canal de comunicação valioso para estreitar o relacionamento com o cliente. Pense em utilizar esse tipo de conteúdo como uma estratégia para conseguir crescer rapidamente sua empresa na internet.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de streaming.

Gostou de nosso post? Compartilhe: