Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é persuasão e como aplica-la para conquistar mais clientes?

31/03/2019 às 19:18 Marketing

O que é persuasão e como aplica-la para conquistar mais clientes?

O poder da persuasão é extraordinário e pode ser usado para vários fins. Entre eles, é possível através da persuasão convencer e rebater objeções de leads e torna-los seus clientes.

Exercer influência sob uma pessoa é uma arte, a persuasão é uma arte e você deve aprendê-la e usá-la a seu favor nos negócios a partir de hoje.

Antes de tudo, é preciso saber que a persuasão não é uma trapaça, não é uma simples manipulação. Em outras palavras, aplicar conceitos dessa prática não é algo enganoso e que tenta ludibriar qualquer pessoa.

O que é persuasão?

A persuasão é apenas um conjunto de técnicas que auxiliam no convencimento de pessoas.

Basicamente, você utiliza de recursos racionais que tornam a sua ideia mais firme e convence mais facilmente as pessoas a realizarem uma ação que você deseja como comprar um produto ou simplesmente cadastrar um e-mail no seu site.

As técnicas de raciocínio lógico aplicadas na persuasão geram excelentes resultados em conversões e vendas. Além do meio de vendas, ela pode ser usada para diversos fins, como dissemos lá no início do texto.

É possível utilizar a persuasão para conseguir que alguém faça algo que você não quer fazer, por exemplo.

Esse conceito se baseia no poder que todo ser humano possui de influenciar pessoas. Provavelmente, você já possui alguma influência sobre várias pessoas do seu cotidiano e nem percebe.

Pare um minuto e com certeza, você irá notar que existem pessoas que sempre fazem o que você pode, como você provavelmente fazia tudo o que sua mãe lhe pedia quando era criança, essa autoridade e influência são as bases da persuasão.

Como já deu para perceber, dá para aplicar a persuasão em tudo na vida e nesse texto, você receberá dicas para aplica-la em seu negócio.

Você e todos os seus funcionários já possuem um poder persuasivo e não percebem, nossa tarefa aqui é lhes ensinar a perceber e a potencializar o uso da persuasão no dia a dia de trabalho.

Confira também: O que você precisa saber antes de contratar sua revenda de hospedagem.

Como persuadir pessoas para ganhar mais clientes?

Não existem nenhum mistério para persuadir pessoas, mas também não há nenhuma fórmula pronta.

As dicas que citaremos abaixo são parte do conjunto de técnicas que podem ser utilizados por qualquer empresa com o intuito de potencializar as vendas do seu negócio. Veja:

Saiba tudo sobre a pessoa que deseja persuadir

Não adianta querer convencer nenhuma pessoa a comprar um produto, se você não sabe nada sobre ela.

E como hoje, as empresas já utilizam de estratégias de marketing digital, soluções de análise de dados, o primeiro passo para poder aplicar a persuasão e ter sucesso é coletar o máximo de dados possíveis sobre potenciais clientes.

A par dos dados, você pode entender o comportamento do cliente, apontar suas principais características e oferecer melhores soluções para ele.

Entendê-lo por completo é fundamental para criar argumentos que o convençam e possam rebater qualquer objeção que ele venha fazer.

Somente assim, você conseguirá aplicar as outras dicas de persuasão que daremos ao longo do texto. Use sempre a seu favor, os pontos fortes e fracos de cada cliente em potencial, isto é essencial para demonstrar empatia e conquistar um novo cliente.

Se colocar no lugar do cliente é a maneira ideal de convencê-lo a comprar da sua empresa. Então, colete o máximo de informações e estude sobre ele para fazer propostas irrecusáveis e ganhar autoridade perante os consumidores.

Teste 30 dias grátis de Revenda de Hospedagem.

Encontre a hora certa para usar a persuasão

Como falamos acima, a persuasão começa pela empatia e o estudo sobre o cliente, porém não se resume a isto.

Se você oferecer um produto a um cliente que ainda não está interessado nele, não importa as técnicas que você use, provavelmente sua proposta será rejeitada.

Mas como saber a hora certa de persuadir em cliente? Será preciso criar percepção para isto. Através de dados e de pesquisa, você conseguirá identificar os momentos em que o cliente está propício a aceitar uma oferta.

Digamos que você entrou em contato com um lead que já demonstrou algum interesse sobre o produto X, mas não finalizou a compra.

Você pode pesquisar sobre ele e através de uma boa conversa descobrir qual o nível do interesse dele sobre o produto. Se o interesse for alto, provavelmente ele mesmo lhe perguntará sobre o produto ou dará abertura para que você o ofereça.

Se o cliente lhe agradece por alguma informação, também é um bom momento para oferecer algo.

Nesse momento, após um bom atendimento, ele está agradecido e receptivo, portanto ouvirá com mais atenção a sua proposta e terá uma leve tendência em aceita-la.

Não dê trabalho ao cliente

Quer vender mais? Faça o que o cliente precisaria fazer para comprar o seu produto. O que quero dizer com isto? Facilite as coisas.

Se para comprar um produto, o cliente precisa preencher um formulário de três laudas, por exemplo, ele provavelmente desistirá. Então, elimine ao máximo a burocracia.

Como fazer isso? É simples! Faça uso de todos os dados que já possui do cliente. Se ele ainda é um lead, busque sempre pedir informações pessoais sobre o cliente como nome, endereço, cpf, etc.

Essas informações facilitaram o processo de compra e envio de qualquer produto.

E se o cliente já comprou um produto seu, faça ainda mais! Com certeza, os dados bancários do consumidor estão em seu histórico, então use-os, basta pedir a autorização do cliente para confirmar a comprar pelos dados utilizados na última compra.

Quando queremos fechar uma venda, temos que ser voluntariosos, os clientes não querem nada que seja difícil, querem algo que resolva seus problemas.

E como vendedor esta é uma de suas tarefas, então não bobeie.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: