Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é o modelo AIDA? Ele pode ajudar sua empresa a vender mais

04/05/2019 às 19:16 Marketing

O que é o modelo AIDA? Ele pode ajudar sua empresa a vender mais

Se você trabalha com marketing digital, com certeza, já ouviu falar sobre o método AINDA. Ainda não sabe o que é?

Então, leia esse texto até o fim e entenda como esse método pode ajudar o marketing da sua empresa e potencializar as vendas do seu negócio na internet.

O que é o modelo AIDA?

AINDA é um método bastante usado por profissionais de marketing na criação de campanhas e na construção da imagem da marca.

O método foca no entendimento do comportamento do consumidor. O AIDA tem quatro pontos: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Basicamente, o modelo AINDA monta a jornada de compra do cliente, criando um ciclo. Em outras palavras, o cliente passa pelos quatro pontos que falamos acima até chegar ao momento de decisão de uma compra.

Ao entender o comportamento do consumidor, o modelo AINDA propõe que Atenção, Interesse, Desejo e Ação são as quatro etapas necessárias que o consumidor passa antes da compra.

Então, o modelo enfatiza como o marketing deve agir em cada ponto para aumentar a conversão de leads e fechar mais vendas.

Assim, ao criar um plano de marketing com base no modelo AIDA, é possível planejar ações para cada uma das etapas da jornada do comprador, potencializando as chances de ele chegar a fase final e decidir pela compra de produtos e serviços.

Confira também: Porque ter uma Loja Virtual?

4 fases do modelo AIDA

Bom, agora que você já conhece o modelo AINDA, vamos explicar como sua equipe de marketing deve agir em cada fase da jornada de compra.

O intuito é montar um planejamento vencedor que garanta uma maior conversão de leads, e claro, mais vendas.

Confira como lidar com cada fase abaixo:

Atenção

Essa é a fase da descoberta. Nessa etapa, o consumidor está conhecendo o seu produto e sua marca. E como diz aquela frase: a primeira impressão é a que fica.

É muito importante chamar a atenção do consumidor no primeiro momento. Ainda mais nos dias atuais, onde o usuário é bombardeado por informação e propaganda todos os dias.

Como a concorrência é grande, é necessário encontrar formas de descartar o seu produto e levar o consumidor a ter o melhor primeiro impacto com a sua empresa.

E a estratégia para isso depende de cada negócio. Para ser assertivo, é preciso pensar o planejamento, de acordo com o público, a área de atuação, capacidade de investimento, etc.

O ideal é que você use vários tipos de marketing para chamar a atenção e construir uma marca forte. O produto não se vende sozinho, quem pensa assim está errado.

É lógico que existem produtos chamam atenção por si só, mas isso não é garantia de venda.

Portanto encontrar formas de fazer o cliente parar e ter um contato, nem que seja online, com seus produtos e serviços é uma excelente maneira de criar uma boa primeira impressão.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Interesse

Agora que você conseguir chamar a atenção do consumidor, o passo seguinte do método AIDA é despertar o interesse no produto.

Nessa fase, o consumidor já conhece um pouco da sua marca e está atrás de mais informações sobre a sua empresa e seus produtos.

É na fase de interesse, que começa a passar pela cabeça do consumidor a intenção de comprar os seus produtos.

Então, está é a hora de planejar ações de marketing que mantenham o interesse do cliente. O mais indicado é se concentrar nos pontos fortes da sua marca e nas principais vantagens de seus produtos.

Relacione cada ação de marketing com as necessidades reais dos consumidores.

Essa é a chave para aumentar o nível de interesse deles e levá-los a próxima etapa da jornada de compra.

Desejo

Depois de chamar a atenção e despertar o interesse no consumidor, é hora de instigar o desejo dele pelos produtos da sua marca.

Basicamente, a terceira fase do modelo AIDA busca fazer o consumidor passar do “gosto de seus produtos” para o “eu quero comprar seus produtos”.

A essa altura o consumidor já conhece bem a sua marca e já identificou qual é o seu problema.

Agora, ele está buscando soluções para resolvê-los e considerando os seus produtos como uma opção.

O consumidor atual não costuma comprar um produto de primeira.

Então, pela lógica, por mais que ele conheça a sua marca, ele procurará conhecer outras empresas e seus produtos.

Agora, é a hora de usar o seu poder de convencimento para despertar o desejo. Esse é o momento de ganhar o consumidor dos concorrentes.

Ação

Essa é a última fase do modelo AIDA. Os leads que chegam nesse estágio estão prontos para virarem clientes.

É imprescindível planejar ações de marketing para essa fase.

E o que fazer para influenciar a decisão de compra do cliente? Bom, você já despertou a atenção, o interesse e o desejo, o que falta para o cliente comprar?

É claro, que alguns clientes já comprarão seus produtos de prima, chegando a fase do desejo já praticamente decididos para a compra, mas a maioria ainda ficará em dúvida e provavelmente precisará de um empurrãozinho para fechar uma compra.

E esse empurrãozinho pode vir em forma de promoção, liquidação, descontos e brindes exclusivos, etc.

Dependendo do segmento de mercado, a decisão de compra pode vir até mesmo de um bom argumento, por isso é importantíssimo treinar bem o seu time de vendas.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: