O que é Notificação Push?

09/09/2019 às 10:58 Ajuda

O que é Notificação Push?

Você sabe o que são notificações Push? Já as envia para seus clientes? Ainda não? Então, neste artigo vamos lhe mostrar como esse tipo de notificação pode ser importante para engajar e fidelizar clientes para o seu negócio.

O que é uma Notificação Push?

A notificação Push é uma mensagem enviada por aplicativos e sites com conteúdo focado no engajamento dos usuários.

Basicamente, as mensagens convidam os usuários a realizarem alguma ação. Essas ações podem variar, como por exemplo: acessar um site, baixar um ebook, fazer uma compra online, entre outros tipos.

Essa é uma maneira rápida e incisiva de se comunicar com os leads e aumentar conversões e vendas. Esse tipo de notificação pode ser enviado através de dispositivos móveis ou por computadores.

Como deu para perceber, o conteúdo deve ser bem breve e direto. A ideia é que a mensagem traga algum conteúdo relevante para o lead, algo que seja irresistível para ele.

Em outras palavras, recomendar alguma ação que ele tenha interesse em cumprir.

Com certeza, você já entrou em algum site, tanto pelo smartphone como pelo computador, e foi perguntado se aceita receber notificações de um site ou aplicativo. Estas são as notificações push.

Exemplos de Notificações Push

Quer exemplos de Notificações Push? Então, vamos lá! No desktop, podemos citar os portais de notícias que cadastram usuários para avisar sobre novas postagens através dos navegadores.

Em dispositivos móveis, podemos citar as mensagens enviadas por empresas em aplicativos, mandando notificações simples para o smartphone do usuário, sempre convidando-o a realizar uma ação.

Apesar de parecer um pouco invasivo, as notificações push são bastante eficientes e trazem algumas diferenças em relação ao spam.

Para recebê-las, o usuário deve permiti-las, isso mostra como o conteúdo pode ajudar a nutrir leads, levando-os pelo funil até uma compra futura.

Por isso, ressaltamos que as notificações push são uma maneira eficiente de nutrição de leads, que pode turbinar suas conversões e suas vendas.

Como inserir notificações Push na minha estratégia de marketing digital?

Parece meio difícil introduzir as notificações push numa estratégia de marketing digital, mas o que importa é ter um bom feeling.

O crucial desse tipo de notificação é o tom das mensagens, a linguagem e a abordagem utilizadas devem ser bem vistas pelo público-alvo em questão.

Confira abaixo algumas dicas para inserir as notificações Push na estratégia de marketing digital da sua empresa:

Faça testes para afinar a abordagem!

Em qualquer nova ação de marketing, há uma necessidade pela realização de testes. No caso de notificações push, o intuito dos testes tem um fator principal: definição da abordagem certa.

Porém, os testes também servem para definição da linguagem dos conteúdos, das ações a serem cumpridas, dos melhores horários para envio, entre outros pontos importantes para o sucesso das notificações.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

A ideia é testar vários formatos de abordagem por diferentes canais e começar a mensurar os seus resultados. Dessa forma, é possível encontrar a melhor abordagem para as notificações push do seu negócio.

Aposte numa boa segmentação

A segmentação é importantíssima no marketing digital. Personalizar as notificações enviadas para os leads e clientes é um fator essencial para estimular o engajamento e a fidelização.

Tudo começa pela segmentação do público. Assim, você consegue separar os seus leads em alguns perfis de clientes e trabalhar com diferentes notificações para grupos de pessoas com certas características.

Você também pode criar subgrupos dentro destes grupos para conseguir afinar ainda mais a sua segmentação.

Essa é uma forma de tornar as mensagens ainda mais interessantes para os leads e potencializar as taxas de conversão e vendas do seu negócio.

Com a primeira parte da segmentação feita, agora é hora de personalizar as notificações. Os usuários gostam de serem chamados pelo nome, eles se sentem especiais com isso.

Por isso, você deve personalizar as mensagens, chamando os usuários pelo nome, fazendo referência a alguma compra já feita, ação realizada ou a sua localização.

Isso pode ajudar a tornar a mensagem mais personalizada, o que tende a gerar uma maior porcentagem de cliques.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Use copywriting

O copywriting é uma estratégia para criação de textos persuasivos para venda. E como as mensagens das notificações Push precisam ser chamativas e diretas, nada melhor do que usar um pouco dessa técnica para convencer o leitor a realizar as ações determinadas.

Trabalhar com o copywriting pode ser um fator fundamental para agregar mais valor a mensagem e ajudar os usuários a entenderem o objetivo da notificação.

Assim, você pode criar facilmente, um senso de urgência, que leve o usuário a realizar a ação determinada, no ato de visualização da notificação.

Controle a quantidade notificações diárias

Assim como acontece no e-mail marketing e em qualquer estratégia para redes sociais, além de acertar na qualidade da ação, é preciso acertar na quantidade.

Isso vale ainda mais para as notificações Push, que mesmo tendo a permissão do usuário, podem gerar descontentamento, caso sejam enviadas em demasia.

Tenho certeza que você não quer que os usuários bloqueiem as notificações do seu negócio, certo? Por isso, a frequência das mensagens é essencial para o sucesso da estratégia.

Segundo informações do Push Crew, uma das principais ferramentas para implementação de notificações Push, o ideal é o envio de uma a cinco mensagens por dia.

É lógico, que cada caso é um caso, e para ter certeza, é preciso testar a estratégia em seu negócio para encontrar a quantidade correta.

Conclusão 

Como deu para perceber, as notificações Push são uma excelente forma de aumentar taxas importantes do seu negócio, como a taxa de cliques, as conversões e as vendas através de ações acertadas.

Com um estudo bem feito sobre seu público, a realização de testes e uso de outras dicas que demos acima, tenho certeza que você alcançará sucesso em sua estratégia. Então, mãos à obra e boa sorte!

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: