Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é necessário para ter um site responsivo?

02/12/2017 às 16:20 Marketing

O que é necessário para ter um site responsivo?

Conheça 7 bons motivos para você usar um design responsivo em seu site, o que pode aumentar suas vendas online. Você está lendo esse post através de um notebook, tablet ou smartphone? Pode parecer uma pergunta sem sentido, mas não é. A forma que as pessoas navegam na internet está cada vez mais diversificada e qualquer uma das opções é possível. O site de sua loja virtual está adaptado para ser visualizado através de todos os dispositivos? Se a resposta for negativa, você pode estar perdendo ótimas oportunidades de negócio. Através desse artigo, você vai saber o que é um site responsivo e quais as vantagens em ter seu site dessa forma, para que você não perca suas vendas online.

 O que é um site responsivo?

Site responsivo é aquele site que é projetado de forma inteligente e que pode ser adaptado a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Um design responsivo é capaz de identificar qual é a largura de cada dispositivo, conseguindo determinar o quanto de espaço está disponível e de que forma a página web será mostrada para o usuário. Todos esses espaços são aproveitados de forma plena.

O site também faz o ajuste das dimensões, das fontes e de todos os elementos de uma página para que os mesmos não fiquem de forma desproporcional. Em outras palavras, um site responsivo é aquele site que, com o mesmo layout se ajusta perfeitamente a qualquer tipo de resolução, passando uma experiência agradável de leitura ao usuário, independentemente se o mesmo está sendo acessado de um computador, tablet ou celular. Conheça agora os motivos para você ter um site responsivo.

Melhora a experiência do usuário

Uma boa experiência do usuário pode ser tudo para o seu negócio e traz ótimos resultados. Para se ter uma ideia, se um usuário acessar a página de sua loja virtual via celular e não encontrar o que procura, a probabilidade dele desistir e acessar o site do concorrente chega a 60%. Em contrapartida, se ele tem uma experiência positiva em navegar no seu site e fica satisfeito com a interatividade da aplicação, as chances dele bater o martelo com sua empresa são de 67%. A regra é clara e simples: quanto mais positiva for a experiência do usuário, melhor para sua empresa.

Aumento do acesso via mobile

Segundo pesquisas recentes, 40% da população brasileira já tem acesso à internet via smartphone e outros dispositivos móveis. Essa porcentagem representa cerca de 80 milhões de brasileiros e deve crescer mais ainda nos próximos anos. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 109% no número de páginas web acessadas por celular e uma queda de 12% das páginas vistas via computador. Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

SEO

O gigante de buscas da internet, o Google, favorece sites que são responsivos, principalmente quando a busca é feita via dispositivo móvel. Ele dá preferência para esses sites e aumenta o tráfego orgânico deles. Se sua empresa virtual tiver um site responsivo, a probabilidade dele aparecer nos resultados de busca é enorme, independentemente do tipo de dispositivo que o usuário esteja utilizando. Além disso, a estrutura URL permanecerá a mesma em todos os dispositivos, melhorando o ranking de sua página e a visibilidade do seu site no Google. Aprimore mais os seus conhecimentos sobre a área, lendo o post sobre Como criar um blog

Aumenta a velocidade da página

Uma das recomendações do Google é que todo conteúdo acessado por um dispositivo móvel seja carregado em menos de 1 segundo e o carregamento completo da página seja em menos de 2 segundos. Isso é praticamente inviável quando um site normal é acessado através de um celular. A velocidade de carregamento é fator de ranqueamento no Google. Se seu site demora para carregar, o usuário vai simplesmente fechar sua página e acessar um site que seja mais rápido. Um site responsivo é muito mais leve e otimizado para todos os dispositivos móveis e é por isso que ele é carregado muito mais rápido do que uma versão para desktop. Aproveite e leia nosso post sobre Passo a passo para criar o seu Blog

Diminui as taxas de rejeição

Ter um site responsivo reduz significativamente o número de usuários que entram em seu site e saem sem nenhum tipo de interação. Não adianta insistir, se o usuário não tiver uma boa navegabilidade e interatividade com seu web site, ele vai fechá-lo e acessar o do concorrente. Se a taxa de rejeição do seu site estiver muito alta, o Google pode interpretar que você está oferecendo um conteúdo que não é relevante, fazendo seu site perder posições no ranking.

Aumentar as vendas

Ainda segundo pesquisas recentes, 15% dos brasileiros que acessam a internet através de dispositivos móveis, fazem algum tipo de compra de produto ou serviço. Essa taxa tende aumentar e muito nos próximos anos, superando até mesmo as compras feitas através de um desktop, que atualmente é de 35%. É um tipo de tendência que está em pleno desenvolvimento e ter um site responsivo de sua loja virtual é uma forma de aumentar suas vendas online e encher o bolso. Conheça mais sobre nossos serviços de hospedagem de sites.

Mais compartilhamentos nas redes sociais

Atualmente, o Brasil possui 78 milhões de contas em redes sociais que são acessadas por dispositivos móveis. Esse número equivale a 38% da população total e que é bastante expressivo. Baseado nesse cenário, nada mais sensato do que ter um site responsivo, devido ao considerável aumento do acesso as redes sócias via celulares e tablets. As chances de sua página ser compartilhada pelos internautas são enormes se eles tiverem uma experiência positiva de navegação. Está vendo como a importância de uma boa experiência do usuário pode ser crucial para seu negócio?

Ainda tem dúvidas sobre porque é necessário ter um site responsivo? Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: