Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Moodle?

24/10/2016 às 13:09 Novidades

O que é Moodle?

Já ouviu falar no Moodle? Pelo nome, parece um sistema complicado e pouco convencional, específico para um nicho de desenvolvedores. Pelo contrário, não é nada disso. Trata-se de uma plataforma que está cada vez mais popular e conhecida, usada no gerenciamento de criação de cursos online.

Com certeza você já deve ter ouvido no sistema EAD (Ensino a Distância), popular no Brasil e presente em diversas instituições como forma de divulgação e oferecimento de cursos às pessoas que não têm tempo ou disponibilidade para ir à universidade todos os dias. Mais que isso, há uma diversidade de aulas rápidas e com certificado que fazem toda a diferença na formação ou como upgrade ao currículo de estudantes.

Tudo isso não seria possível caso as plataformas fossem ruins e não oferecessem uma série de recursos para que tudo funcione de maneira eficiente e sem problemas, afinal, é necessário uma boa conexão e um ambiente que proporcione a melhor experiência possível. É nesse contexto que entra o Moodle, considerada a plataforma de e-learning de maior destaque no mercado, com muitas vantagens em relação aos concorrentes.

moodle

Tanto por isso, também é uma alternativa interessante para empresas e pessoas que necessitam de serviço online que possa otimizar muitos recursos, sobretudo quando se trata de divulgação e marketing digital. Imagine poder oferecer uma aula rápida aos funcionários por meio de um sistema versátil e que pode ser acessado em qualquer lugar? Aposto que você ficou curioso para saber como isso funciona na prática. Que tal, então, saber como o Moodle funciona passo a passo? Acompanhe o artigo e informe-se! Mas antes, dê uma olhada no Passo a Passo para Criar um Blog

Mas o que é Moodle?

Moodle significa Modular Object Oriented Distance Learning, na tradução literal, Módulo/Objeto Orientado ao Ensino à Distância. Essa plataforma online entra na mesma categoria do AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e LMS (Learning Management System), com o conceito de criação de cursos online e como software de apoio ao aprendizado, como o próprio nome indica.

Especialistas revelam que o Moodle é versátil e democrático, já que pode ser manipulado facilmente e usado em uma série de sistemas que utilizem linguagem PHP, como os populares Windows, MAC OS, Unix e Linux, além das bases de dados convencionais MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC.

Com mais de 25000 websites registrados e presente em 175 países, o Moodle está disponível em 75 línguas diferentes, com 360 mil cursos oferecidos, 25 mil instalações e mais de 4 milhões de alunos. Com uma série de recursos, possui desde a criação de cursos online até grupos e comunidades de aprendizagem, páginas de disciplina, cursos presenciais e treinamento de profissionais.

Como funciona o Moodle?

O Moodle é visto atualmente como uma solução prática para diversos setores, sobretudo de universidades, escolas técnicas, cursos de especialização e similares. A versatilidade do programa permite que professores e docentes divulguem matérias e especialidades por meio de um software online e de fácil acesso, evitando o uso de papel e afins. É um meio moderno de levar o aprendizado a todos, de forma democrática.

Além disso, esse conceito (criado em 2001) também é interessante para empresas e ONGs em geral. Os desenvolvedores podem usar o Moodle para gerenciar uma série de tarefas e utilizar como meio de divulgação de informações e reciclagem de funcionários. Imagine fazer um curso online e propor essa opção para os colaboradores? Bacana, não é?

Vantagens do Moodle

O Moodle é classificado como um sistema vantajoso em vários níveis. Selecionamos os principais benefícios dessa plataforma para você conhecer:

O Moodle é o sistema mais conhecido e popular do mundo. Tudo isso se deve pela simplicidade e facilidade na manipulação, começando pela instalação, passando pelo acesso, utilização, segurança e suporte. Qualquer pessoa pode usar sem problemas, com uma disponibilidade incrível para a realização e gestão de conteúdo.

Versatilidade

O código aberto do Moodle garante que ele tenha uma aplicação eficiente em vários níveis, com a fácil manipulação e otimização de modo gratuito e personalizado. Com um servidor central e uma rede IP, abriga um ambiente virtual que pode ser visualizado em diversos navegadores (Firefox, Chrome, Safari, Opera, Explorer…), com implantação em sistemas diferentes, sobretudo o Linux.

Tecnologia de aprendizado

Por ser um módulo tecnológico e moderno, é ideal para motivação de pessoas, sobretudo alunos que procuram um meio dinâmico para aprender. É como se fosse, basicamente falando, uma rede social de conhecimento e troca de informações pertinentes que podem ser compartilhadas e gerar um ganho para todos.

moodle

Fácil utilização

Tanto para quem é desenvolvedor quanto usuário, o Moodle é de fácil utilizaçã e personalização de conteúdos diversos. Além disso, dá para incluir uma série de novas matérias e atualizações.

Suporte e recursos

Além de um ótimo suporte, há o espaço para muitos recursos e ferramentas, como chats, avaliações, glossários, fóruns, questionários, livros eletrônicos e muitas outras tarefas.

Interação

O ambiente tradicional de uma sala de aula é, muitas vezes, visto como maçante tanto pelos alunos quanto pelos profissionais. A proposta do Moodle é, justamente, garantir uma interação maior entre esses dois níveis. Na plataforma, o aluno pode participar ativamente das aulas e se sentir em um espaço online e virtual próximo do que tem ao acessar a internet na hora do lazer, por exemplo.

O poder de compartilhamento presente no Moodle é ótimo para conhecer mais coisas e dar uma guinada no aprendizado, com fóruns, chats, matérias e muitas opções de ferramentas ideais para universitários e pessoas de todas as faixas.

Aplicação do Moodle

- Universidades e instituições educacionais;

- Cursos de especialização;

- Empresas privadas;

- Igrejas e locais de caráter religioso ou de causa específica;

- Organizações não governamentais;

- Sindicatos e grupos de professores;

- Centros de competência diversos.

Se você busca uma alternativa eficiente para proporcionar um maior aprendizado e troca de informações entre colaboradores e qualquer grupo similar, o Moodle é uma ótima opção. Vale a pena fazer um teste! Acesse o site oficial do moodle e saiba mais!

Gostou do artigo? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário!

Até a próxima!

 

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: