Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Marketing?

13/10/2016 às 16:41 Marketing

O que é Marketing?

Marketing é um termo bastante popular, alinhado sempre à publicidade e vendas. Embora muita gente use sempre, poucos sabem realmente o conceito e do que se trata realmente. Há muita confusão acerca do assunto, principalmente em termos de internet – o conhecido marketing digital.

Entender exatamente a função e do que se trata é essencial para ter sucesso em qualquer negócio, seja físico ou online. Por isso, fizemos esse artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre marketing. Acompanhe!

Uma excelente ferramenta de marketing é o blog, por exemplo. Por isso ensinamos o Passo a Passo para Criar um Blog. E claro, para isso você precisará de uma excelente hospedagem de sites.

Conceito de Marketing

Entender o conceito de marketing pode parecer banal e algo apenas para os estudiosos e especialistas do assunto. Mas, não pense assim. Se não fosse importante, não teríamos cursos e estratégias baseadas nesse método que dita a forma como muitos grupos trabalham hoje em dia.

A primeira coisa que você precisa saber é que não é a mesma coisa que publicidade ou vendas. Mais pra frente, explicaremos essa diferença. Agora, vamos tratar do significado de marketing em si.

Embora seja usada mundialmente, marketing é uma palavra de origem inglesa, na tradução básica ‘mercadologia’. É definido como um estudo amplo de causas, objetivos e resultados gerados através das estratégias de mercado; e nisso está incluído ideias, produtos, serviços e demais benefícios.

Segundo um dos maiores especialistas do assunto, Philip Kotler, ‘’Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados’’. Além disso, ‘’trata-se de um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores’’.

Para que você possa entender de forma prática, o marketing é definido como uma série de técnicas e estratégias que valoriza serviços e produtos, garante e aprofunda cada vez mais o relacionamento com parceiros e clientes, analisa as necessidades dos consumidores e agrega valores à sociedade como um todo.

É um processo completo que segue muitos passos e vai muito além de uma venda. Já se pensa em marketing desde a produção, seguindo essa linha para a logística, comercialização, venda e pós-venda. Todos esses pontos são importantes, por isso uma empresa que investe em um bom plano de marketing em cada setor tem ótimas chances de crescer e ter sucesso.

o que é marketing

Os 4 P’s do Marketing

Conhecidos também como marketing mix, os 4 P´s do Marketing são as variáveis que definem e influenciam em cada estratégia do processo em si, de um ponto ao outro. Entender esse composto é fundamental para montar um bom plano, avaliando e analisando cada parte específica.

Preço

Não precisa de muita definição, não é? É isso mesmo: o valor do produto, como será cobrado e vendido, nisso incluem-se todas as táticas de pagamento e maneiras de atrair o cliente por meio de um bom preço.

Praça

Hoje em dia, a praça está bem alinhada com a logística, pontuada pela ascensão dos e-commerces que vendem para lugares distintos. Porém, não deixa de lado seu significado, que compreende o local no qual o produto/serviço terá destaque e será comercializado.

Produto

É a definição, vantagens e tudo referente ao produto. É uma parte clara e talvez a mais importante do marketing, importante tanto para o vendedor quanto para o comprador. Parece fácil, mas destacar um bom produto é uma tarefa que demanda muita pesquisa, análise e gerenciamento.

Promoção

Chegamos à publicidade. Como o próprio nome diz, são as estratégias essenciais para promover o produto e conseguir mais clientes, visibilidade, a divulgação propriamente dita. Para entender melhor, vamos ao próximo tópico!

Marketing e publicidade: qual é a diferença?

Parecem termos similares e iguais, mas há diferença entre marketing e publicidade/propaganda, cada um com sua importância. Como já explicado, o primeiro trata-se de um processo em si, que considera vários setores e fatores: planejamento, implementação e controle, basicamente.

Já a publicidade pode ser vista como parte do marketing. É um anúncio em si, uma promoção propriamente dita, feita com mensagem direta e persuasiva para atrair os consumidores – e isso também não significa que seja apenas vendas. Você pode usar a propaganda de diversas maneiras, como para aumentar as visitas de um site, por exemplo.

Na publicidade, o objetivo é mostrar seu negócio para os clientes, com as vantagens e os benefícios que oferece. Não é à toa que trata-se do processo que tem mais visibilidade e investimento dentro do marketing, e é por isso que as pessoas confundem uma coisa com a outra.

Marketing x Vendas

Marketing e Vendas compreendem em dois setores que devem trabalhar juntos e totalmente alinhados. O sucesso de um depende do outro: se não há um bom plano de marketing, as vendas estacionam ou diminuem; se a venda não é eficiente, todo o sistema usado no marketing vai por água abaixo.

Enquanto o primeiro visa alcançar os potenciais clientes, mostrando passo a passo do que se trata o plano (os quatro P’s entram aí) com as melhores estratégias, as vendas serão o ponto-chave, a cartada final para conquistá-los e concretizar o negócio.

Ah, mas às vezes eu posso vender sem fazer nenhum esforço. Sim, e isso é bom, mas é um pensamento limitado. Como você acha que as melhores empresas do mundo conquistaram esse status? E, deixando claro mais uma vez, marketing está longe de ser apenas vender. Depois disso, ainda há o pós-venda e muita coisa a ser feita. É um ciclo completo!

o que é marketing digital

O que é marketing digital?

E esse tal de marketing digital, por que está em alta? Bom, não precisa de muita definição já que o próprio nome diz tudo. É a estratégia pensada especificamente para a internet e mídias eletrônicas, um meio revolucionário que cresce a cada dia, seja para lojas virtuais, sites, blogs ou qualquer outro tipo de comércio/negócio online.

É bem fácil entender e lidar com o marketing, mas tudo depende de um bom trabalho e estratégias corretas. Aos poucos, é possível alcançar resultados incríveis! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post ou entre em contato com a ISBrasil. Compartilhe.

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: