O que é Marketing de Relacionamento?

04/04/2019 às 11:25 Marketing

O que é Marketing de Relacionamento?

A prioridade do marketing digital em 2019 é otimizar a experiência do cliente. E para isso é preciso planejar tudo, até mesmo os mínimos contatos dos usuários com a sua empresa.

E é aí que entra o marketing de relacionamento! Neste texto, você vai saber como esse gênero do marketing pode ajudar a sua empresa a crescer.

Com os avanços tecnológicos é inegável que o relacionamento entre consumidor e marca mudaram e é preciso acompanhar as tendências para não perder espaço no mercado.

É necessário entender que todo contato com o cliente deve ser especial e que fará toda a diferença para o fechamento de uma venda.

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento, como o próprio nome já indica, é uma vertente do marketing que busca orientar as ações de uma empresa em todos os contatos com os clientes e potenciais clientes.

O objetivo é tornar o relacionamento com os consumidores mais saudável e duradouro, alimentando as vendas e a fidelização.

Dito isso, dá para entender por que cada pequeno momento é considerado importantíssimo para a experiência do cliente com a sua marca.

O marketing de relacionamento tem como uma de suas metas transformar os clientes em promotores gratuitos do seu negócio e isso requer uma série de ações que valorizam todo e qualquer contato com o consumidor.

Como já deu para perceber, o marketing de relacionamento não se preocupa apenas em agradar o cliente visando fechar uma venda, mas em fidelizar o cliente.

Existe uma máxima no marketing que devemos sempre lembrar: fidelizar um cliente é mais barato e fácil do que conseguir um novo. E fica ainda mais fácil aplicando o marketing de relacionamento na sua empresa.

Ter mais clientes fidelizados é uma maneira de manter o seu negócio rentável e ganhar promotores gratuitos da marca. Dessa forma, você conseguirá ter vendas recorrentes, aumentar o ticket médio de compra e ganhar diversas indicações dos consumidores que compram da sua marca.

Confira abaixo as principais vantagens do Marketing de Relacionamento:

Coleta de feedback para aprimoramento de ações

O marketing de relacionamento se preocupa com o feedback dos clientes. E isso é muito importante para entender a posição da sua empresa e a fase de vida dos seus produtos no mercado.

Colher o feedback dos consumidores ajuda bastante na hora da tomada de decisão.

Ter como base, argumentos vindos dos próprios clientes é essencial para repensar ações e dar fim aos pontos fracos do seu negócio.

Promotores gratuitos para sua marca

Como já falamos acima, uma das principais metas de uma estratégia de marketing de relacionamento é a obtenção de promotores gratuitos da sua marca.

E se isto já fazia diferença num mundo sem internet, com o chamado “boca a boca”, que ainda é muito eficiente hoje, imagina na era digital com redes sociais.

Por cuidar da relação com os clientes, e se atentar aos micros contatos que os consumidores fazem com a sua empresa, o marketing de relacionamento visa tornar os clientes cada vez mais engajados e fãs do seu negócio.

Isso faz com que eles promovam sem nem perceber o seu negócio em suas redes sociais, no Google e em outros canais de comunicação.

Confira também: Por que ter uma loja virtual?

Fidelização e Redução de Custos

Já falamos acima que o marketing de relacionamento tem como um dos focos principais a fidelização de clientes. Então, agora vamos relacionar essa vantagem a outra, também muito importante: a redução de custos.

A máxima que citamos acima evidencia isto. Fidelizar um cliente é mais barato e fácil do que conquistar um novo.

Reter mais clientes em seu negócio acaba aumentando a rentabilidade da sua empresa. Ter um fluxo de rendas recorrentes maior é essencial para trabalhar novas campanhas e apostar em novas ideias no mercado.

Como implementar o marketing de relacionamento na minha empresa?

O marketing de relacionamento depende de um excelente planejamento para funcionar, então abaixo vamos lhe mostrar, algumas formas de montar uma boa estratégia e implementar ações desse tipo em seu negócio, confira:

Conheça bem suas personas

O planejamento é importantíssimo no marketing de relacionamento e para ser assertivo é preciso saber para quem estamos planejando as ações.

Por isso, estudar a fundo o comportamento e as necessidades das suas personas é essencial para ter um nível de acerto maior na construção de um relacionamento duradouro com seus clientes.

E-mail Marketing é vida!

A maior parte dos contatos com os clientes atualmente é por meios digitais e fazer isso por e-mail marketing é uma das maneiras mais efetivas e menos intrusivas.

Ter uma boa base de e-mails segmentados é essencial para ter um marketing de relacionamento eficaz.

Com o e-mail marketing é possível criar micro momentos para melhorar a experiência do cliente, colhendo feedback, apresentando novos produtos, fazendo pesquisas, desejando felicidades em datas importantes, existem muitas formas de construir um relacionamento saudável com o cliente.

Tenha mídias sociais fortes!

Assim como no e-mail marketing ter uma presença forte nas redes sociais é importantíssimo para aplicar uma estratégia de marketing de relacionamento na sua empresa.

Descubra em quais redes sociais, os seus clientes estão mais ativos e estimule o engajamento com postagens constantes.

Cada rede social possui maneiras de interagir e se aproximar dos clientes. No Facebook, por exemplo, você pode responder a todos os comentários e mensagens, criar um grupo para adicionar os clientes mais fanáticos.

Já no Instagram você pode estimular a aproximação através dos stories com enquetes, pesquisas, making of, etc.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: