O que é Marketing de Experiência e como usar em minha empresa?

07/12/2018 às 19:13 Marketing

O que é Marketing de Experiência e como usar em minha empresa?

Num mundo onde convencer o consumidor a comprar um produto ou serviço está cada vez mais difícil, criar novos métodos para gerar uma experiência incrível para o cliente é essencial para fazer sucesso na internet.

E é uma das maneiras para fortalecer sua estratégia de vendas é utilizar de técnicas do marketing de experiência.

Esse tipo de marketing busca criar conexões emocionais com os clientes com o intuito de estreitar o relacionamento com o consumidor, aumentando a interação e a familiaridade com seus potenciais clientes.

Com o marketing de experiência é possível vender produtos e serviços e prender o seu cliente a sua empresa, através da oferta de uma experiência incrível.

A ideia é que essa estratégia agregue valor aos seus produtos e serviços e crie elementos que possam criar uma ligação do usuário com a sua empresa.

Com a concorrência mais acirrada em vários nichos, hoje em dia, as empresas estão buscando se conectar de uma forma mais direta e emocional com o cliente.

É preciso aproveitar a internet para gerar boas impressões não só sobre produtos, mas sobre a sua marca como um todo. O objetivo é que o cliente tenha bons sentimentos quando lembre da sua empresa.

Isso pode ajudar a empresa a construir uma boa reputação na internet, gerando credibilidade e confiança em torno da imagem da empresa.

E isso pode ser conquistado com o marketing de experiência através de diferenciais em produtos e serviços, no atendimento e no marketing dos produtos da sua marca.

Nessa estratégia, é possível criar uma forte conexão através de ações no site da empresa, nas redes sociais com um custo relativamente baixo.

É preciso mostrar que sua marca se preocupa com o cliente e quer receber não só elogios e sugestões como também críticas ao seu negócio.

Confira algumas das melhores formas de aplicar o marketing de experiência em sua empresa:

Busque se diferenciar de seus concorrentes

Com a concorrência mais forte é preciso criar o que chamamos de “diferenciais competitivos”. Isso é muito importante no marketing atual e pode fazer, por exemplo, com que uma empresa nova no mercado e com poucos recursos para investimentos, possa se destacar no mercado a curto prazo.

Para conseguir se diferenciar é preciso apostar em algo que seja exclusivo dos clientes da sua empresa.

Por isso, na hora de criar novos produtos e serviços, pensem em ações e acessórios que agreguem valor e façam os clientes terem uma experiência única.

Um bom exemplo disso são os produtos de edição limitada. Muitas das maiores grifes e marcas de perfume do mercado utilizam dessa estratégia para se destacar no mercado.

Se criam, por exemplo, camisas comemorativas com estampas artísticas e diferenciadas em edição limitada com apenas 100 exemplares.

Confira também: Como funciona o Google AdWords? Dicas para criar sua primeira campanha.

Essa ação, com certeza, fará com que o cliente se sinta único, afinal são poucas as pessoas que terão a camisa em questão.

Baixe já o Ebook Como anunciar no AdWords.

Outro exemplo prático são as camisas de seleções e de clubes.

Uma das maneiras que fazem um torcedor comprar a camisa da seleção brasileira é a possibilidade de ter bordado o seu nome na camisa, isso agrega valor ao produto, por que assim como os jogadores de futebol, ele terá uma camisa com o nome dele e o número que ele escolher.

Saindo da área de vestimenta e indo pra tecnologia, podemos citar o exemplo da Apple.

A marca se popularizou por conta da qualidade de seus produtos e essa qualidade tem um valor, e claro, um valor que nem todos podem pagar.

Por isso, sempre que é lançado um iPhone novo, muitas pessoas se endividam para comprar um.

Por que isso acontece? Por que elas sabem que apenas um pequeno grupo de pessoas terá o smartphone, ou seja, ela pertence a grupo seleto de consumidores e isso lhe dá um status.

Crie uma relação mais intimista e gere sensações positivas nos clientes

Outra forma explorada no marketing de experiência para agregar valor a um produto é preciso apostar num atendimento personalizado ao cliente.

E para isso, é preciso treinar a sua equipe para tratar todos os clientes de uma forma pessoal e especial.

Chamar o cliente pelo nome, por exemplo, é algo positivo e que gera uma sensação positiva no cliente, em resumo, ele se sente mais importante.

Sua empresa pode, por exemplo, usar uma ferramenta de automação para guardar o histórico de todos os seus clientes e potenciais clientes.

Dessa maneira, o atendente que entrar em contato com ele poderá saber de todos os produtos que ele comprou, se o cliente reclamou alguma vez, quais elogios e sugestões ele já fez, sem que ele precise falar.

Isso pode não só agilizar o atendimento, como passa para o cliente uma sensação de bem-estar.

Invista nas sensações de prazer

Os consumidores querem ter suas vontades realizadas simplesmente pelo prazer que isso gera.

Uma boa estratégia para gerar uma sensação de prazer é oferecer um teste de seus produtos ou serviços.

Então, num exemplo prático, se você tem uma concessionária, você pode oferecer ao cliente a oportunidade de realizar um test drive sem acompanhante no carro, isso gera uma sensação de prazer e pode garantir uma venda.

Você que trabalha com eventos, por exemplo, pode criar atividades que façam os clientes terem sensações reais dos usos dos produtos.

Nesse exemplo, é possível aproveitar as novas tecnologias e criar ações inovadoras e que gerem uma sensação de prazer em seus clientes, fornecendo uma forma de convencimento natural para que os consumidores comprem o produto.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: