Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é marketing 4.0 e como implementá-lo no meu negócio?

16/03/2019 às 07:18 Marketing

O que é marketing 4.0 e como implementá-lo no meu negócio?

O marketing 4.0 é um dos termos de evolução do marketing digital nos últimos tempos. O papa do marketing, Philip Kotler, o autor mais conhecido dos estudantes de marketing e publicidade, aponta que esse novo marketing marca um tempo em que os consumidores consomem e pesquisam produtos e serviços pela internet.

Mesmo com 86 anos, Kotler continua regendo as tendências do marketing.

Desde o marketing tradicional até o marketing digital, o autor vem repensando novos padrões e adaptações do marketing, de acordo com as tendências tecnológicas da época.

Segundo o autor, o marketing 3.0 centralizava as relações no consumidor, possibilitando ações comerciais mais humanizadas.

Em torno disso, sete anos depois de formular o conceito do marketing 3.0, Kotler lançou uma nova definição: o marketing 4.0.

E esta definição está presente no livro: Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital. A publicação é feita em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan e busca chegar ao marketing 4.0 apenas após abordar toda história do marketing.

Os autores mostram como o marketing se adaptou a novos mercados e mudanças sociais nos últimos 50 anos.

O que é o Marketing 4.0?

Como diz o papa do marketing, o marketing 4.0 é a revolução digital. Segundo Kotler, o marketing tradicional não vai acabar, sempre existirão empresas que foquem nos meios de comunicação tradicionais como rádio e TV, mas a tendência do mercado é potencializar cada vez mais as ações no marketing digital.

Então, a melhor maneira de obter melhores resultados é mesclar o marketing tradicional com o marketing digital. E nessa etapa, Kotler aponta que as empresas e os profissionais de marketing do mundo atual devem agilizar e qualificar os processos.

Isso por que hoje as pessoas estão cada vez mais exigentes e não possuem tanto tempo, elas precisam ser atraídas instantaneamente.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018 foram registrados mais de 116 milhões de usuários com acesso à internet no Brasil.

Um levantamento do SPC Brasil aponta que 47% dos consumidores brasileiros que possuem acesso à internet, fazem pesquisas online antes de comprar um produto numa loja virtual ou numa loja física.

Kotler aponta que o marketing precisa urgentemente se adequar aos novos tempos e aprimorar as suas ações a cada dia.

O consumidor não tem muito tempo, então ele precisa facilmente achar informações sobre produtos e serviços, compará-los e definir qual comprar em questão de minutos.

Quando dissemos que os consumidores atuais estão mais exigentes, queremos dizer que eles não buscam apenas produtos e serviços, eles buscam entender sobre eles.

O cliente quer fazer uma venda, mas também quer consumir conteúdo e se inteirar sobre o assunto.

Com isso, a integração entre canais de comunicação, estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo são fundamentais para entrar com tudo no marketing 4.0. Essa nova era do marketing busca um contato ainda mais humanizado, que leve em conta as necessidades e entender a fundo o comportamento do cliente.

Confira também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa no Google.

Como implementar o marketing 4.0 no meu negócio?

É necessário pensar que a internet está presente na nossa vida quase todo o tempo.

A onda dos smartphones é tão grande, que segundo uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indica que já existe no Brasil mais de um smartphone ativo por pessoa. São mais de 300 milhões de aparelhos móveis ativos no país.

Em meio a isso, as formas de fazer marketing na internet são muito mais expansivas e baratas.

É possível fazer ações de marketing orgânico e pago, criando desde anúncios no Google até conteúdos em um blog.

E as ferramentas de análise também são muito mais precisas do que no marketing tradicional, hoje é possível destrinchar tudo sobre o cliente antes mesmo dele realizar uma compra.

Veja abaixo dicas para implementar o marketing 4.0 no seu negócio:

Marketing Mobile

É extremamente necessário ter uma estratégia de marketing mobile. Como vimos acima, o número de dispositivos móveis no Brasil é estrondoso.

E para se adaptar ao mobile, você deve investir em alguns pontos, como:

  • Aplicativos para o seu negócio;
  • Site Mobile First Friendly;
  •  Ações voltadas a dispositivos móveis.

Humanização de Marca

A marca não representa mais a marca, o fictício e a centralização na marca já era.

O marketing atual não é mais horizontal, ele é vertical, isso quer dizer que empresas e consumidores devem caminhar lado a lado.

Para conseguir humanizar sua marca é preciso personalizar o atendimento e realizar uma mudança de cultura dentro da sua empresa.

É preciso investir em pontos como:

  • Personalize o atendimento com CRM;
  • Crie personagens da marca;
  • Atenda em vários canais de atendimento;
  • Passe uma mensagem que se relacione com os consumidores.

Conteúdo e mais conteúdo

Como já dissemos lá em cima, atualmente o consumidor não quer mais somente comprar coisas, ele quer aprender sobre elas.

E passar conhecimento sobre o segmento de mercado da sua marca é essencial para se tornar uma referência e ter uma marca reconhecida pelo seu público-alvo.

A criação de conteúdo relevante é essencial para criar um relacionamento mais pessoal com o cliente.

É aí que entram a estratégia de marketing de conteúdo, inbound marketing, etc. Aqui, você pode investir em pontos como:

  • Criação de blog para sua empresa;
  • Use ferramentas de análise para direcionar o seu conteúdo;
  • Apostar no vídeo marketing;
  • Apostar em podcasts;
  • Ter mais presença online.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.

Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: