O que é Management 3.0 e como ele otimiza a gestão do meu negócio?

20/03/2019 às 10:18 Ajuda

O que é Management 3.0 e como ele otimiza a gestão do meu negócio?

O management visa a gestão colaborativa de negócios, dividindo funções, responsabilidades e exercendo lideranças compartilhadas.

E depois das versões 1.0 e 2.0, surgiu nos últimos tempos a versão 3.0 do management que aprimora ainda mais os modelos de gestão colaborativa.

Baixe já o ebook Fidelizando clientes no E-mail Marketing.

O que é o Management 3.0?

O management 3.0 é um método ágil de gestão empresarial.  O criador do termo, o holandês Jurgen Appelo, é um grande gerente de negócios e formatou a tese de gestão, a partir da frase: “A gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes”. Para Appelo, continuar repetindo uma gestão centralizada em poucas pessoas não resolve mais nada.

De acordo com Jurgen Appelo, o management 3.0 visa uma gestão mais humana da empresa, fazendo com que todos os colaboradores, desde os gerentes e CEOs até os estagiários participem das decisões de uma empresa.

A intenção do management 3.0 é uma forma de modificar o modelo de negócio no mercado atual. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, o modelo de trabalho está passando por grandes mudanças.

Com o crescimento do trabalho remoto, por exemplo, hoje em dia é possível trabalhar de qualquer lugar, compartilhar informações em tempo real e potencializar a produtividade do trabalho.

E se a gestão for lenta em meio a tudo isso, toda a empresa fica prejudicada. Por isso, compartilhar a gestão entre todos os colaboradores é uma maneira viável de agilizar o trabalho.

O management 3.0 tem uma resposta para as mudanças nas relações de trabalho atuais: engajar e compartilhar a gestão com todos os colaboradores.

Essa é uma tarefa difícil, a empresa deve passar por uma mudança profunda de cultura para conseguir realmente colocar todos os seus funcionários em sintonia.

E engajar o colaborador, além de otimizar a gestão da empresa, também traz outros benefícios, como por exemplo, a redução de custos por que a tendência é que a rotatividade de pessoal diminua, o que diminui custos trabalhistas com a contratação e dispensa de colaboradores.

E as decisões são mais assertivas por que contam com a colaboração de todos, um gestor não tem como controlar toda a empresa. Tomar decisões internas, por exemplo, pode ser mais difícil pela falta de vivência direta nos setores.

Colaboradores do setor de vendas tem uma noção muito mais precisa do que pode lhes ajudar do que o gestor da empresa, então o gestor deve ouvi-lo.

Isso inclui o uso de ferramentas, uma possível flexibilização do horário de trabalho, montagem de novas campanhas, etc.

Confira também: O que é E-mail Marketing.

Quais são os princípios do Management 3.0?

O management 3.0 possui seis princípios que permeiam toda o modelo de gestão empresarial moldado por Jurgen Appelo.

Todos eles visam formular maneiras de realizar a mudança de cultura dentro das empresas e conseguir fazer uma gestão ágil e otimizada com a inclusão de todos os colaboradores da sua empresa. Confira os princípios abaixo:

Energize seus colaboradores

O Management 3.0 se baseia numa gestão humanizada. Isso claramente inclui a valorização dos colaboradores de uma empresa.

Não existe management 3.0 sem a energização do capital humano de uma empresa.

E para isso, é preciso criar ações que motivem e engajem o colaborador em sua empresa. Ajudar no desenvolvimento profissional das empresas é essencial para engajá-los em sua empresa.

Por isso, a nossa dica é que você acompanhe atentamente o trabalho de cada profissional e lhes dê as ferramentas para seu crescimento.

Faça cursos e treinamentos, ouça quais são as necessidades dele e faça o necessário para otimizar o seu trabalho. E o mais importante: cada colaborador é diferente um do outro.

O que queremos dizer é que as ações devem ser personalizadas para cada colaborador, de acordo com as suas necessidades.

Empodere suas equipes

É importantíssimo no management 3.0 que cada setor do seu negócio tenha autonomia para agir.

Todos os membros do setor de marketing da sua empresa, por exemplo, devem se reunir e tomar decisões internas sem interferência de gestores, isso é imprescindível para energizar os profissionais e dar-lhes o poder necessário para fazerem algo por si próprios e pela sua empresa.

É claro que é preciso definir padrões de processos de trabalho e que você possa acompanhar todas as decisões, mas busque respeitar o formato de organização e as decisões de cada setor.

Como dissemos acima, o colaborador sabe muito mais do seu setor do que um gestor, e por isso pode criar métodos mais eficientes que aumentem a sua produtividade sem interferência externa.

Alinhe restrições

Para conseguir empoderar equipes é preciso alinhar expectativas.

Isso requer a definição de processos, delegação de tarefas por função, de metas e objetivos bem claros.

Definir as regras, deve diminuir com os conflitos entre setores e unificar objetivos, fazendo com que cada um colabore para o alcance das metas.

Desenvolva competências

Uma equipe empoderada deve ser autossuficiente. Por isso, é preciso desenvolver as competências desejadas em cada colaborador do seu negócio e criar times que possam se autogerir sem dificuldades.

Dessa forma, o desenvolvimento de novos projetos e a resposta a clientes será muito mais rápida e eficiente.

Cresça a sua estrutura de trabalho

A gestão colaborativa também deve ser focada no lucro, e principalmente, na qualidade de seus produtos e serviços.

Por isso, investir no crescimento sustentável do seu negócio é essencial no management 3.0.

Busque metas e objetivos cada vez mais ousados e estimule sua equipe a alcançar o crescimento desejado com qualidade.

Aprimoramento contínuo

Uma forma de crescer é buscar o aprimoramento contínuo do seu negócio. E isso depende principalmente da otimização de processos internos.

Por isso, sempre esteja de olho nas tendências de mercado para ter insights valiosos que podem melhorar a produtividade dos seus colaboradores e potencializar os resultados do seu negócio.

Gostou? Confira mais em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: