Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é linguagem python e como aprender

29/04/2021 às 08:23 Hospedagem de Sites

O que é linguagem python e como aprender

A linguagem python possui um propósito geral, ou seja, pode ser usada para construir quase todas as coisas com as ferramentas e bibliotecas certas. Todos os desenvolvedores estudam essa linguagem, e recomendam que todos os iniciantes comecem a aprender ela primeiro.

Essa linguagem se encontra na 4º mais usada pelos desenvolvedores, isso por que ela é ótima para desenvolvimento web backend, inteligência artificial, computação científica e análise de dados ou hospedagem de sites. O python também é usado para criar jogos e aplicativos, ferramentas de produtividade, e outros itens.

Além disso, o python também possui vários recursos que ajudam a aprender a fazer todos esses programas e ferramentas.

Se você tem interesse em ter uma carreira de sucesso, deve aprender a usar a linguagem python e toda sua tecnologia. Continue lendo o artigo que criamos para te ajudar com esse assunto, aprenda a usar o python e entender tudo o que pode fazer com ele.

O que é linguagem Python?

O python é uma linguagem considerada de alto nível, ou seja, ela tem um nível elevado e uma sintaxe próxima da linguagem humana com alto nível de abstração. Isso significa que essa linguagem é orientada a objetos e usa recursos em Script.

A linguagem python foi criada em 1992, pelo holandês programador e matemático Guido Van Rossum. Essa linguagem é muito flexível, portanto podemos usá-la em diversos trabalhos, por exemplo:

  • Construir projetos que usam recursos de Machine Learn e Inteligência Artificial, utilizando bibliotecas como Scikit-Learn e Keras, que são as mais famosas.
  • Criar aplicações web por meio do Framework Django;
  • Utilizamos também em análises de dados por meio das bibliotecas Pandas, Numpy e visualizar dados com Matplotlib.

Bibliotecas prontas para uso:

Por ser uma das linguagens de programação mais utilizadas, recebemos novas bibliotecas a cada dia. Elas são construídas e melhoradas, possuem várias funções e módulos para execução de várias tarefas, desde algoritmos de inteligência artificial até a manipulação em imagens.

É muito útil para os programadores que estão iniciando, eles conseguem obter recursos e resultados mais avançados. Bastando fazer a importação e utilizar os módulos pronto, sem ter a necessidade de criar do zero.

As bibliotecas criadas também permitem que o programador consiga se especializar em uma única tarefa, por exemplo, manipular tabelas para ciência de dados.

Como conseguir aprender a programar nessa linguagem:

Para que você consiga aprender essa linguagem, vai precisar de dedicação e tempo para entender a teoria e colocar em prática executando todos os comandos. Ela é considerada fácil de entender e ótima para iniciantes, mas também precisa de muita atenção.

Veja abaixo algumas das melhores maneiras para ajudar a aprender essa linguagem de programação, confira:

A busca pelo conhecimento em Tecnologia:

Antes de tudo, é muito importante conhecer a teoria e ser bem informado. Esse é o primeiro passo para conhecimento de todos os assuntos, tudo se inicia pela base teórica. Podemos utilizar a internet para encontrar todas as informações que precisamos, e todas elas são completas e interessantes.

Quando estamos iniciando é mais dizem realmente a verdade ou são falsos, e nesse caso é importante consumir conteúdos que tenham uma fonte segura. Também é importante conhecer e encontrar documentos completos, conhecer a história da linguagem python e entender as novidades na atualidade.

Uma boa prática é participar ou criar um grupo de desenvolvedores nas redes sociais, que seja bem ativa e engajada para compartilhamento de informações e opiniões sobre o Python.

Programando na prática:

A prática é uma excelente forma de aprender tudo, afinal é como dizem “A prática leva a perfeição”. Quanto mais você executar os códigos, mais você vai conseguir ver onde está acertando ou errando, e como poderá corrigir para melhorar.

Para começar a colocar em prática, você precisa:

  • Ter o Python no seu computador, comece a instalar ele;
  • Usar a Nuvem para programar, utilizando ferramentas da google como o Notebook Collaboratory ou Jupyter.

Notebook Jupyter é um aplicativo web e de código aberto, permitindo a criação e compartilhamento de códigos interativos. No Google Collaboratory, uma alternativa ao Notebook Jupyter, também é um ambiente armazenado em nuvem, mas você não precisa baixar nenhum programa. Apenas abrir e começar a executar os códigos em linguagem python.

Neles teremos mais segurança para salvar projetos em desenvolvimento, ficará dentro de um ambiente online e ajudará a economizar tempo, ao contrário do que levaria no processo de instalação.

Bootcamp para programação:

O bootcamp está sendo uma boa entrada para quem deseja seguir e ter acesso a informações novas, recebendo orientações de profissionais e podendo compartilhar conhecimentos com outras pessoas.

Em resumo, um bootcamp é como um treinamento que tem a finalidade de fazer com que os estudantes consigam absorver os conhecimentos teóricos de maneira prática. O bootcamp teve seu nome de origem no exército, quando soldados passavam por treinamentos para combate na Guerra Fria.

Eles aprendiam sobre defesas e as melhores técnicas, colocando tudo na prática e observando armadilhas em campo. Aqui vemos o nome “campo básico” em inglês é bootcamp ou basecamp.

Em programação, o aluno vivencia o treinamento imersivo junto dos profissionais experientes nesse mercado. Que podem ajudar a começar os primeiros projetos em curto espaço de tempo disponível. Vale ressaltar que o tempo é considerado fator determinante nesse estilo de curso. A maioria dura algumas semanas, e a ideia de tempo comprimido é para fazer as pessoas terem mais foco durante a execução das tarefas.

O aprendizado nesse evento possui novas metodologias e mesclam a teoria com a prática, observando e executando em problemas reais. E no fim do curso, os alunos possuem capacidade suficiente para usar suas próprias ideias em prática.

Para que serve o bootcamp:

Programar vai muito além de construir blocos de códigos que vão se conectando para dar origem a uma ferramenta, podemos considerar como uma grande ferramenta para resolver problemas no dia a dia.

E o bootcamp nos ajuda a entender toda a capacidade em executar o que estamos aprendendo, e o quão importante é o papel do desenvolvedor na prática.

Quais profissões trabalham usando o python?

Vários profissionais desenvolvedores e analistas precisam ter conhecimento sobre a linguagem python, muitas delas precisam utilizá-la. Vamos conhecer algumas delas:

  • Profissional Cientista de dados;
  • Analista de dados;
  • Pesquisador de inteligência artificial;
  • Engenheiro de software;
  • Engenheiro de Machine learning;
  • Desenvolvedores Mobile;
  • Desenvolvedores web.

O que podemos fazer com a linguagem python?

Após compreender toda a teoria do python, o programador ou desenvolvedor terá a capacidade de ter mais liberdade para usar seus códigos e conexões. Existem diversas formas de aplicar, e devemos utilizar com a finalidade de conseguir resolver problemas. Quando aprendemos a usar a linguagem python, podemos:

  • Criar e construir websites;
  • Realizar análise de dados;
  • Desenvolver projetos que tenham inteligência artificial;
  • Podemos programar jogos para computador ou smartphone;
  • Monitorar redes sociais;
  • Manipular conjuntos grandes de textos;
  • Trabalhar usando big data;
  • Utilizar módulos e funções prontos para algumas áreas, como engenharia;
  • Programar robôs e microcontroladores;
  • Criar gráficos Business Intelligence;
  • Conseguimos rodar algoritmos Machine learning;
  • Tornar tarefas repetitivas para automáticas;
  • Conseguimos varrer a internet;
  • Podemos criar ferramentas de Analytics;
  • Aplicações em blockchain;
  • E muitas outras coisas.

O python possui grande flexibilidade como já dissemos anteriormente, portanto esse é um dos fatores que tornam material ensinado em vários cursos de programação dentro da grade curricular.

Linguagem python e os iniciantes:

No começo nós falamos que o python era altamente recomendado para quem estivesse iniciante em programação, durante sua leitura você percebeu a facilidade e flexibilidade dessa linguagem. Basta ter um pouco de conhecimento em inglês, e estará tudo certo para entender toda a lógica usada na linguagem de programação python.

Existem centenas de motivos que tornam o python uma excelente opção para início de estudos. Esses mesmos motivos também fazem com que ele seja altamente procurado, e aplicado na produção de projetos. Veja alguns desses motivos:

Estabilidade e rapidez em aplicações web:

A linguagem python utiliza bibliotecas próprias de frameworks populares, permitindo o desenvolvimento de sites personalizados.

Facilidade para realizar testes:

Toda a estrutura do python possui elementos para testes, eles são integrados. O profissional poderá acoplar módulos que ajudam e facilitar a fazer essa tarefa de testes.

Integrado com o aprendizado de máquina:

Através de bibliotecas, o programador terá a possibilidade de atribuir funcionamentos da inteligência artificial, como o Natural Processing Language, ou NPL.

Desenvolver a computação gráfica:

Pessoas que desejam aprender a programar e futuramente criar jogos, o python é excelente para isso. Nele podemos utilizar módulos que tornam esse processo mais fácil, e depois executar tudo para praticar.

Palavras reservadas que são usadas no python:

Quando estamos escrevendo o código Python, podemos dar nomes para a s variáveis que estamos criando. Algumas vezes as palavras são reservadas, o que significa que elas possuem funções mais específicas dentro da linguagem de programação. E por esse motivo elas não podem ser usadas em outras finalidades. Veja algumas delas:

None, True, And, as, False, Assert, Break, class, continue, def, del, elif, except, else, finally, for, global, from, if, import, in, is, lambda, not, nonlocal, or, pass, return, raise, try, While, with, yield.

 Interpretador para linguagem python:

A linguagem de programação Python, após ser instalada no computador, poderá ser executada pelo terminal, sem precisar de nenhum software específico. Para tornar o ambiente mais atrativo, e ter mais facilidade para visualizar o código, e ter a disposição de recursos extras, é muito útil escrever e compilar os códigos em linguagem python, dentro um IDE.

IDE é a sigla em inglês para Ambiente de Desenvolvimento Integrado, as mais populares e melhores IDE para programar em python:

  • Spyder;
  • Vim;
  • Atom;
  • Pycharm;
  • Jupyter Notebook;
  • VS Code;
  • Sublime Text.

Modularização para recursos complexos e frameworks:

A linguagem python é tão flexível que permite que utilizemos vários recursos diferentes, dentro de um único bloco de códigos. Por exemplo, utilizamos o framework TensorFlow para computação numérica, e podemos rodar códigos utilizando CPU e GPU, e até mesmo poderíamos utilizar as duas ao mesmo tempo.

Tudo dentro de um único ambiente de código da linguagem de programação Python, que pode importar de forma acumulativa várias outras bibliotecas e pacotes sem ocorrer nenhum conflito.

Frameworks e bibliotecas da linguagem Python:

Existem diversos frameworks e bibliotecas que podemos usar dentro da linguagem python, e vale a pena conferir e executar cada uma delas para aprender a manipular todas as funções e recursos disponíveis. Vamos conhecer algumas delas:

  • Biblioteca Web Scraping: Beautifulsoup, Request, Urllib, Scrapy;
  • Biblioteca para manipular imagens: Scikit-image, Pillow, OpenCV;
  • Biblioteca para usar em games: Panda3D, Blender, Pygame, Kivy;
  • Blibioteca para usar Chatbots e processar textos: NLTK, SpaCy, ChatterBot;
  • Biblioteca de ciência e computação numérica: Numpy, Matplotlib, Scipy;
  • Biblioteca de desenvolvimento mobile: BeeWare, Kivy;
  • Biblioteca e framework para usar em desenvolvimento web: Flask, Pyramid, Django;
  • Biblioteca e Framework para Machine learning, ciência de dados inteliencia artificial: Pandas, Seaborn, Pytorch, Keras, TensorFlow, Scikit- Learn;

Top empresas que utilizam a linguagem Python:

O python possui vários usuários por sua versatilidade, e grandes empresas e corporações utilizam essa linguagem para diversas aplicações diferentes. Veja algumas delas:

  • Reddit – Utiliza as bibliotecas da linguagem Python;
  • Dropbox – Contratou Guido Van Rossum, o criado dessa linguagem;
  • Uber – O aplicativo possui grandes partes com aplicação dessa linguagem;
  • Google – Muitas partes do algoritmo de busca dele é escrito com a linguagem python;
  • Instagram – Usa o Django como backend, que é um framework do python para aplicação web;
  • Pinterest – usa o Django e o Python;
  • Netflix – usa as bibliotecas da linguagem python;
  • Spotify – Seu aplicativo foi construído através do Python.

Conclusão:

Você conheceu e aprendeu sobre a linguagem python e quem criou essa linguagem, como ela funciona, profissões e empresas que usam essa linguagem, e o que é possível fazer com ela. Também te explicamos em detalhes as melhores formas de aprender a usar os códigos da linguagem python. Agora é hora de buscar sua certificação python!

Agora coloque tudo em prática, estude tudo que recomendamos e aplique as dicas que passamos. Lembre-se que quanto mais praticar, melhor será a aplicação dessa linguagem e de todas as outras que existem. Aproveite a oportunidade e tenha essa profissão incrível e que está em alta no mercado atual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: