O que é Lifetime Value e como usá-lo no crescimento da minha empresa?

04/11/2018 às 10:34 Loja Virtual

O que é Lifetime Value e como usá-lo no crescimento da minha empresa?

Para verificar se o seu negócio tem uma boa rentabilidade você deve utilizar algumas métricas. Uma das mais importantes métrica é o Lifetime Value.

Basicamente, essa métrica possibilita medir qual é o valor do seu cliente, ou seja, o quanto ele gasta no tempo que ele fica em sua empresa.

E saber como medir essa métrica e entender como ela pode influenciar no desenvolvimento do seu negócio é essencial simplesmente por que nenhum negócio consegue sobreviver sem clientes.

Quem tem uma loja virtual, por exemplo, sabe o quanto atrair e fidelizar os consumidores é essencial para manter um negócio saudável no mercado atual.

Com o uso de ferramentas digitais a forma de atrair clientes e fechar compras mudaram, o nível de exigências dos clientes aumentou tanto que hoje um dos principais fatores para bom desempenho de um site na internet é a preocupação com a experiência do usuário.

O lifetime value é uma métrica que pode lhe ajudar a entender alguns aspectos de sua empresa e lhe gerar insights valiosos para que você consiga otimizar ou reestruturar o seu modelo de negócio.

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O que é Lifetime Value?

Em tradução literal, Lifetime Value significa valor vitalício. Em outras palavras, essa métrica define qual é o lucro que sua empresa obteve de cada cliente e obter uma média que possa lhe dar uma ideia de como sua empresa atua no mercado.

O Lifetime Value basicamente soma o valor de todas as compras que um cliente fez em sua empresa durante o tempo que ele compra seus produtos ou contrata seus serviços.

Se um cliente seu fez três compras em três meses, e gastou R$ 100 na primeira, R$ 50 na segunda e R$ 150 na terceira, o Lifetime Value dele foi de R$ 300.

E claro que pegar a média de um cliente não é confiável, mas se você analisar dados de todos os seus clientes e fazer um média, você chegará a resultados que indicam a média de valor gasto e de tempo de permanência do cliente estando fiel ao seu negócio.

Com isso, é possível saber qual é o Lifetime Value, e principalmente, como você desenvolver uma estratégia para aumentar o valor dessa métrica e aumentar a rentabilidade da sua empresa.

A ideia é entender como os clientes podem ficar mais tempos e gastar mais dinheiro em sua empresa.

Bom, já deu para perceber que o Lifetime Value é muito importante para saber se o seu negócio está indo bem no mercado.

Ter uma média de quanto os clientes gastam e por quanto tempo eles compram da sua empresa é essencial para realocar investimentos, fazer previsões de receita, etc.

Isso pode ajudar você a definir investimentos mais enxutos, porém que gerem mais resultados para sua empresa.

Assim, é possível definir o orçamento do seu time de marketing e vendas, evitando a perda de dinheiro num médio e longo prazo.

E além de poder ter uma previsão de receitas, você pode identificar os principais motivos que fazem seus clientes rejeitarem vendas e o que os leva a abandonar a sua empresa após certo tempo.

Dessa maneira é possível planejar ações de marketing para aumentar o tempo de vida de seus clientes e para criar oportunidades para aumentar o ticket médio de cada compra, por exemplo.

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Como calcular o Lifetime Value?

Como vimos acima, o Lifetime Value é uma métrica importantíssima para o seu negócio e é relativamente fácil de ser calculada.

O Lifetime Value por ser medido pela fórmula abaixo:

Lifetime Value = (Ticket médio de compra x média de compras por cliente no ano) x média de tempo de relacionamento

Passando para um exemplo prático, vamos imaginar que o valor médio gasto por seus clientes em cada compra mensal de sua empresa é de R$ 150 e que o tempo médio de relacionamento deles é de dois anos. Agora, vamos aplicar a fórmula:

LTV = (150 (ticket médio) x 12 (número de compras)) x 2 (tempo de relacionamento)

LTV = (150 x 12) x 2

LTV = 1.800 x 2

LTV = R$ 3.600

O resultado então é de R$ 3.600. Este é o valor médio que seus clientes gastam em sua empresa durante todo o tempo em que eles compram seus produtos.

Caso, a média de tempo de relacionamento seja inferior a um ano, basta multiplicar ticket médio por número de compras totais.

Como é possível aumentar o Lifetime Value do seu negócio?

Com o Lifetime Value é hora de melhorar essa métrica, fazendo com que seus clientes comprem mais e passem mais tempo comprando do seu negócio.

E para isso é preciso pensar em ações de marketing e vendas para alavancar o seu negócio.

Uma das suas principais preocupações deve ser utilizada de estratégias de marketing de conteúdo e atendimento para conseguir atrair e fidelizar clientes.

A fidelização deve ser um dos objetivos principais da sua empresa.

É importante focar na experiência e prover o sucesso do cliente. Além disso, estar atento a todas as tendências tecnológicas e todas as ferramentas que possam te ajudar a melhorar seus produtos e serviços é essencial para aumentar o Lifetime Value.

Se preocupar em acumular e analisar dados é importante e isso vale não apenas para o Lifetime Value, mas também para a análise de outras métricas relacionadas como o CAC (Custo de Aquisição do Cliente), por exemplo.

Tudo isso lhe ajudará a tornar o seu negócio mais rentável.

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